Dormideira – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Dormideira – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.75%) 16 vote[s]

Dormideira – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Dormideira é uma planta bem conhecida no Nordeste, ela, cuja origem é brasileira, é uma das plantas que todos deveriam ter em casa.

O nome científico da Dormideira é Mimosa pudica l, e dependendo da região onde ela é encontrada pode ter os nome de: dorme-dorme, malícia-de-mulher, maria-fecha-porta juquiri-rasteiro e sensitiva.

Ela também pertence à família Fabaceae, a mesma família da ervilha. A Dormideira trata-se de um pequeno arbusto, cujas as folhas ao serem tocadas ou expostas ao calor, se juntam como se estivessem dormindo, o que originou seu nome mais de “Dormideira“.

Propriedades da Dormideira:

  • Colagogo;
  • Laxante;
  • Purgativo;
  • Resolutivo.

Benefícios da Dormideira:

Normalmente, a planta Dormideira é indicada para intestino preguiçoso, prisões de ventre, dores de dente, dores de garganta, dores de cabeça e icterícia. Embora não seja comprovado cientificamente, acredita-se que a Dormideira possua propriedades analgésicas, já que seu consumo aparenta aliviar diversos tipos de dores comuns.

Se você deseja fazer o chá da Dormideira, você encontrará a planta em lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias (apesar de ser mais difícil ser encontrada lá). Então, confira como fazer o chá:

INGREDIENTES:

2 Colheres de sopa contendo a raiz da Dormideira;
1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Leve ao fogo um litro de água, junto com duas colheres de sopa da raiz da planta;
  • Deixe ferver por 3 minutos, então desligue o fogo e tampe o recipiente, deixando o conteúdo descansar entre 8 a 10 minutos;
  • Quando a temperatura estiver adequada para consumo (morna) coe e beba o chá;
  • Você pode consumir o chá da Dormideira até 3 vezes por dia, preferencialmente de manhã, tarde e noite.

Efeitos Colaterais da Dormideira:

Embora seja benéfica para o corpo, a Dormideira pode ser tóxica se consumida em excesso ou de forma indiscriminada. É importante ressaltar que o consumo de plantas serve para melhorar a saúde do corpo, sendo elas auxiliares de tratamentos.

Entretanto, o consumo de qualquer medicamento – seja ele fármaco ou natural – requer orientação de um responsável especialista de confiança, para não acarretar possíveis danos para sua saúde.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *