Trevo dos Prados – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Trevo dos Prados – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95%) 4 vote[s]

Conheça o Trevo dos Prados, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Tradicionalmente visto como uma erva “quente” e “seca”, o Trevo-dos-Prados tem flores densas vermelhas; na Idade Média, pensava-se que estas representavam o seu valor enquanto depurativo do sangue. Tomado para a toxicidade crônica, é um remédio importante para problemas de pele como acne, furúnculos, eczema e psoríase. Veja tudo sobre esta planta:Trevo dos Prados

O que é Trevo dos Prados:

O Trevo-dos-Prados é uma planta medicinal que tem sido muito utilizada para ajudar a aliviar alguns dos sintomas mais comuns da menopausa, como ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal e, até, a perda de massa óssea que leva ao desenvolvimento de osteoporose.

Esta planta contém na sua composição uma elevada quantidade de isoflavinas, que é um tipo de substância capaz de imitar a ação do hormônio estrogênio, que vai diminuindo na mulher a partir dos 40 ou 50 anos. Assim, o organismo continua a funcionar normalmente, sem produzir os sintomas provocados pela diminuição dos estrogênios após essa idade.

Benefícios do Trevo dos Prados:

Além da sua capacidade para aliviar os sintomas da menopausa, e devido às suas propriedades laxantes, depurativas e cicatrizantes, o Trevo dos Prados é também utilizado no tratamento e alívio sintomático de problemas como:

  • Tosse,
  • Catarro;
  • Bronquite;
  • Psoríase;
  • Acne;
  • Eczema;
  • Furúnculos.

Quando tomado por mais de 14 dias, o Trevo dos Prados também pode ter uma leve ação laxante, ajudando a regular o trânsito intestinal de pessoas que sofrem frequentemente com prisão de ventre.

Como usar o Trevo dos Prados:

A dose ideal para tratar a menopausa é de 40 ou 80 mg de isoflavina e, por isso, a melhor opção é optar por tomar as cápsulas do trevo, pois é mais fácil controlar a quantidade.

Já para os outros problemas, é recomendado consultar um fitoterapeuta para saber a dose recomendada, dependendo da intensidade dos sintomas.

Se preferir, pode fazer um chá da planta, adicionando uma colher de chá de flores secas a 175 mL de água fervente, deixando repousar por 10 minutos. Depois de amornar e beba o chá 3 vezes ao dia.

Onde Comprar o Trevo dos Prados:

O Trevo dos Prados pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, feiras livres e, até, em alguns supermercados, sob a forma de embalagens com flores secas, cápsulas ou de extrato concentrado.

Efeitos Colaterais do Trevo dos Prados:

Trevo dos Prados é bem tolerado e, por isso, não estão descritos efeitos colaterais do seu uso, no entanto, ele deve ser utilizado apenas com o conhecimento de um fitoterapeuta, especialmente quando se faz terapia de reposição hormonal ou se utiliza anticoagulantes, como Ácido acetilsalicílico ou Varfarina.

Quem não Deve Utilizar:

O Trevo dos Prados não deve ser utilizado durante a gravidez ou por mulheres que estão amamentando.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *