Jasmim – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Jasmim – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.65%) 63 vote[s]

Conheça a Jasmim, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A jasmim, florzinha branca que, ao cair da noite, expande aroma anunciando sua presença é considerada no Oriente, um dos símbolos femininos da beleza e tentação. Mas, fora a presença física da flor, sua presença etérea é curativa. Veja tudo sobre esta planta:Jasmim

O que é Jasmim :

O jasmim é uma planta medicinal, também conhecida como jasmim-amarelo, jasmim-branco ou Jasmineiro, muito utilizada para reduzir o estresse, devido ao seu efeito relaxante.

O seu nome científico é Jasminum officinale e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem sua ação afrodisíaca, anti-séptica, calmante, emoliente, rejuvenescedora, relaxante e revigorante.

Para que Serve:

Esta planta serve para tratar coceira na pele, dor de cabeça, depressão, contração muscular e irritação.

Modo de uso:

As partes utilizadas desta planta são sua flor e óleo essencial, que servem para fazer cremes, óleos e chá.

  • Chá de jasmim: colocar um sachê em um litro de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois retirar o sachê e beber 3 xícaras por dia.
  • No difusor elétrico ou aromatizador: pingar 2 gotinhas e deixar o aroma se espalhar no ambiente.
  • Na roupa de cama: pingar 3 ou 4 gotinhas na sua roupa de cama antes de ir dormir para acalmar e ter sono tranqüilo, ou para apimentar a vida a dois.
  • Em cremes: acrescente 5 gotinhas do óleo essencial de jasmim em 60 gramas de creme de base neutra use como creme de massagem.
  • Em colar aromático: pingar 2 gotinhas de óleo essencial de jasmim em seu colar aromático (ou um chumaço de algodão, em um saquinho, dentro da sua bolsa), usar para acalmar a mente e atrair pensamentos positivos.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o uso medicinal desta planta, leia aqui e mais este artigo, sobre seu uso no tratamento de problema hepáticos.

Efeitos Colaterais:

Não foram encontrado efeitos colaterais desta planta.

Contraindicações:

Não estão descritas contraindicações para a utilização desta planta, porém se tiver alguma doença de pele deve consultar o seu médico antes de usar o óleo essencial da planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *