Konjac – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Konjac – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.67%) 12 vote[s]

Conheça a Konjac, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. Konjac é uma planta medicinal inibidora do apetite. A raiz da planta contém glucomanano, uma fibra não digerível que absorve até cem vezes o seu volume em água, formando uma massa gelatinosa que preenche o estômago e dá sensação de saciedade, além de aumentar o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre. Este medicamento natural pode ser encontrado em farmácias naturais na forma de cápsulas, suplemento dietético ou em flocos secos, projetado pra misturar com outros alimentos. Uma grande parcela da população brasileira luta contra a obesidade para chegar ao peso ideal.

Por fatores genéticos, problemas no organismo ou costume de comer exageradamente, diversas pessoas buscam medidas para contornar este problema por meio de inibidores do apetite, mas remédios sintéticos podem trazer problemas sérios para a saúde. O Konjac é um remédio natural que pode entrar em substituição a esses quimicamente desenvolvidos. Veja tudo sobre esta planta:konjac

O que é Konjac:

O Konjac é uma planta medicinal originária do Japão e da Indonésia, cujas raízes são bastante utilizadas como remédio caseiro para emagrecer, no entanto, ela também pode ser usada para tratar problemas como colesterol elevado ou prisão de ventre.

Estas utilizações acontecem devido à fibra presente nas suas raízes, o glucomanano, que é um tipo de fibra não digerível que tem a capacidade de absorver até 100 vezes o seu volume em água, formando uma massa gelatinosa que preenche estômago. Desta forma, é possível diminuir a sensação de estômago vazio e aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o apetite.

Além disso, como é uma fibra, o glucomanano do Konjac consegue eliminar naturalmente níveis elevados de colesterol, além de facilita o funcionamento intestinal, evitando a prisão de ventre.

Como Usar o Konjac:

A forma mais utilizada para consumir o Konjac é na forma de cápsulas e, nesses casos é recomendado:

  • Tomar 2 cápsulas com 1 copo de água, 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar, durante pelo menos um mês.

Deve-se respeitar um intervalo de 2 horas entre a toma das cápsulas de Konjac e de outro medicamento, pois pode dificultar a absorção.

Já para usar o Konjac em forma de miojo, deve-se adicioná-lo nas receitas normais, substituindo o macarrão pelo Konjac para diminuir o número de carboidratos.

Em qualquer um dos casos, para garantir o emagrecimento é aconselhado fazer uma dieta equilibrada e pobre em gorduras e carboidratos, assim como fazer exercício físico regular.

Preço e Onde Comprar:

O Konjac normalmente pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação na forma de cápsulas, com um preço médio de 30 reais para uma caixa com 60 cápsulas.

No entanto, também é possível encontrar a raíz desta planta em forma de miojo, conhecido como miojo milagroso, e que pode substituir o uso de macarrão na cozinha. Nesta forma, o seu preço pode variar entre os 40 e os 300 reais.

Efeitos Colaterais do Konjac:

Os efeitos colaterais desta planta são raros, mas podem surgir casos de gases, diarreia e dor abdominal e bloqueios do sistema digestivo, especialmente se grandes quantidades de água forem consumidas após ingerir esta planta.

Quem não Deve Usar o Konjac:

Esta planta não apresenta contraindicações, porém os diabéticos só devem usar este suplemento com autorização do médico, pois pode haver casos graves de hipoglicemia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *