Camélia – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dr. Valeria Carneiro Graduada em Ginecologia e Obstetrícia!

Especialista do Cura Natural

Camélia – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 3 vote[s]

Camélia – O que é, Benefícios e Como Usar de forma correta sem prejudicar a saúde. Além disso, a Camélia é uma Planta nativa da Índia e China, a Camellia sinensis dá origem a famosos chás, como o branco, o verde e o preto. A principal diferença entre os sabores das bebidas está no processo de oxidação das folhas – que pode ser natural, pouca e moderada, respectivamente.

A Camélia é rica em catequinas, flavonoides e taninos, as folhas da Camélia têm poder antioxidante, ou seja, conta com propriedades que combatem radicais livres e previnem doenças.

Suas flores aparecem sozinhas ou aos pares e são pequenas, normalmente de coloração esbranquiçada e com cheiro característico. A árvore da Camélia produz frutos pequenos e globosos que possuem entre 1 e 3 sementes, com as quais é possível produzir óleo ideal para o consumo humano.

Benefícios da Camélia:

A Camélia ainda conta com as vitaminas C, K, B1 e B2 e atua no aumento da produção de óxido nítrico responsável por incrementar o fluxo de oxigênio na corrente sanguínea. Tudo isso junto traz benefícios como:

  • Previne o Envelhecimento Precoce;
  • Combate a Obesidade;
  • Combate Doenças Cardíacas;
  • Fortalece a Imunidade;
  • Auxilia na Saúde da Pele
  • Previne Acne;
  • Ajuda no Crescimento do Cabelo
  • Trata de Feridas e Infecções
  • É rica em Vitamina C,K, B1 e B2;
  • Tem Ação Adstringente;
  • Tem Ação Analgésico.

Como Usar a Camélia:

A maneira mais popular de usar camélia é como o chá. Existe uma grande variedade de variações, incluindo verde, preto, oolong e branco. Tudo depende do momento em que as folhas são coletadas e preparadas. Você também pode comprar diferentes apresentações que combinam camélia com outros tipos de chá.

Para preparar o Camélia, basta colocar uma pitada de folhas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por pelo menos 5 minutos, depois remover as sobras das folhas. Pode ser adoçado com açúcar ou mel e, no caso do chá preto, podemos adicionar um pouco de leite.
Óleo.

As sementes podem ser pressionadas para obter óleo. Deve-se notar que isso geralmente é feito a partir da Camélia oleifera. Este óleo de Camélia tem um sabor doce com o qual você pode temperar a comida.

Contra-Indicações da Camélia:

Aqueles que sofrem de úlcera gástrica ou outros problemas estomacais crônicos. Além disso, você deve consultar um médico em caso de problemas renais. Lembre-se de que o uso de qualquer planta medicinal deve sempre estar sob a supervisão de um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Valeria Carneiro

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *