Benefícios das Plantas

20 benefícios da cauda de cavalo para saúde!

cauda de cavalo

A cauda de cavalo possui diversos nutrientes e propriedades que são fundamentais para boa saúde e funcionamento geral do corpo. Além disso, ela pertence à família das cavalinha (outras classes), sendo, possivelmente, a última espécime que desce destas plantas, cujas origens datam de milhões de anos.

O nome adotado como “rabo de cavalo”, foi estabelecido devido às semelhanças que se encontram a nível visual, precisamente, com a cauda de um cavalo. No entanto. o cauda de cavalo é uma planta perene, ou seja, encontrada o ano todo e é muito comum nas cidades e não somente nas regiões rurais.

Ela possui 16 espécies que são usadas de várias formas, sendo a mais comum em forma de chá é uma das plantas mais antigas do mundo, tendo sua origem datada de 300 milhões de anos.

cauda de cavalo beneficios
cauda de cavalo

Benefícios da cauda de cavalo para saúde:

1. Trata funções renais:

A cauda de cavalo ajuda a eliminar o ácido úrico ele é responsável pela formação de cálculos renais e afeta as funções dos rins. ela ajuda aumentar a micção e expulsa as toxinas do corpo. Assim, a ela protege o rim e melhora suas funções.

2. Trata feridas na boca e úlceras:

Além disso, a cauda de cavalo pode ser tomado internamente para ajudar a parar a hemorragia da úlcera, para controlar o sangramento menstrual excessivo. Ele é usado como um anti-séptico bucal para gargarejo e bochechos para melhorar o sangramento das gengivas.

3. Crescimento do cabelo:

O extrato da cauda de cavalo efetivamente aumenta o volume do cabelo. É um remédio antigo para a calvície. Além disso, a massagem com extratos desta plana faz o cabelo saudável e denso. A sílica presente na erva ajuda a tratar a caspa e evita as extremidades divididas.

4. Trata unhas quebradiças:

Os minerais encontrados na nesta planta ajudam a fortalecer as unhas e remover manchas brancas. O melhor remédio para se livrar de unhas frágeis é consumir extrato de cauda de cavalo diariamente ou mergulhar as unhas no extrato por 20 minutos. Fazer isso em 3 semanas lhe dará resultados notáveis.

5. Ação anti-séptica:

Além disso, esta planta é benéfico no tratamento de infecções da pele devido às suas propriedades anti-sépticas. Portanto uma infusão de cauda de cavalo aplicados em feridas pode promover a cura principalmente em queimaduras ou irritações da pele.

6. Ajuda a prevenir o câncer:

A cauda de cavalo contém antioxidantes que são muito eficazes na redução do dano celular causado por radicais livres e reduz os efeitos dos subprodutos liberados durante a respiração celular.

7. Possui ação diurética:

No entanto, esta erva adstringente com um diurético potente, considera-se uma das espécies de plantas com maior diurético. Você pode aumentar a micção em 30%.

Assim, podemos dizer que é particularmente adequado para o tratamento de retenção de líquidos, o que pode afetar todos os tipos de pessoas, mas de grande interesse para aqueles que estão de dieta e que por causa de retenção de água não vê resultados desejados.

8. Saúde da pele:

O cauda de cavalo é um dos ingredientes encontrados em produtos de beleza que afirmam possuir efeitos anti-envelhecimento. Também ajuda a manter a pele limpa e, assim, evita a acne. Trata-se de erupções cutâneas e ferrugem efetivamente.

9. Tratar infecção do trato respiratório:

Além disso, a cauda de cavalo é um remédio maravilhoso para o frio e o congestionamento. Ela possui propriedades expectorantes naturais. Suas propriedades anti-inflamatórias também são benéficas para evitar a irritação no trato respiratório. Também é eficaz para tratar tosse seca, bronquite e gripe.

10. Ajuda no emagrecimento:

Esta planta é usada na maioria dos chás e pronto para perder peso. Seu grande poder é diurético acredita pode ser devido à ação dos flavonoides e saponinas.

Beneficiosa em cistite e aumento benigno da próstata. A sua ação é benéfica em casos de incontinência urinária. Para edema hormonal durante a menopausa a sua ação diurética é eficaz.

11. Saúde óssea:

O silício é vital para proteger a saúde óssea. Mas o silício não é encontrado na maioria dos alimentos que consumimos. Assim, na maioria das vezes, é tomado sob a forma de suplemento.

Além disso, a cauda de cavalo contém enormes quantidades de silício. Portanto, reduz o desenvolvimento de doenças ósseas relacionadas com a idade e degradação óssea.

Outros benefícios:

  • Fortalece os capilares sanguíneos;
  • Retarda o sangramento;
  • Protege tendões;
  • É eficaz para a diarreia;
  • Fortalece os capilares sanguíneos;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Em caso de avaria é muito eficaz;
  • Melhora a infecções do trato urinário (uretrite, cistite);
  • Trata e previne próstata prostatite.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário