Benefícios das Plantas

Plantago ovata – o que é, benefícios e como usar!

plantago ovata

A plantago ovata é uma planta medicinal, que integra a família platagiaceae e que também é conhecida por outros nomes, como Psilium ou Psyllium. A planta que é nativa da Ásia Ocidental e da Sul da Ásia possui como as suas mais conhecidas propriedades a laxativa, estimulante, antidiabética e sudorífica (que faz suar). Atualmente, a plantago ovata é mais facilmente encontrada no sudoeste dos Estados Unidos, onde foi introduzida.

plantago ovata o que e
plantago ovata o que e

Outra de suas características é o seu tamanho de 50 cm e as flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes, que produz. O nome Plantago Ovata tem origem do grego, sendo que psylla se traduz como pulga, uma vez que a semente da planta se assemelha ao inseto.

É bastante usada pelos europeus, desde o século XIX, porém, apenas a casca da semente, que é tida como a única parte medicinal da planta, graças à grande quantidade de fibras que possui.

Na sua composição estão substâncias como L-arabinose, D-xilose e ácido galacturônico, além de mucilagens, óleos e das fibras.

Enquanto as mucilagens da plantago ovata absorvem altas quantidades de água, ajudando no processo de eliminação dos alimentos, a planta também é responsável por retardar o esvaziamento gástrico e absorver a glicose a partir do intestino delgado. Os seus óleos também favorecem a propriedade laxativa.

Além de ajudar na digestão, já que suas fibras são dificilmente eliminadas, a planta ajuda a amolecer as fezes, evitando casos de hemorroidas.

Outros de seus benefícios são diminuir o colesterol ruim, aumentar o colesterol bom e aumentar a saciedade, fazendo com que a pessoa que a ingerir demore mais para sentir fome.

Por outro lado, é preciso moderar o seu consumo, uma vez que pode aumentar os níveis de sódio no sangue.

O que é:

A plantago ovata é uma planta medicinal, também conhecida por Psylium, que pode ser utilizada para diversos problemas de saúde, como colesterol alto e prisão de ventre.

A plantago ovata cujo nome científico é Psyllium, pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Para que Serve:

Ela serve para ajuda a emagrecer, assim como para complementar o tratamento de prisão ventre, colesterol alto, excesso de gases, diabetes tipo 2, acúmulo de ácido úrico e problemas do coração.

Propriedades da plantago ovata:

As propriedades dela incluem sua ação laxante, estimulante, antidiabética e sudorífica.

Modo de uso da plantago ovata:

A parte usada dela é suas sementes para fazer chá. Veja como fazer o Chá:

  • Ferver 3 gramas das sementes com 100 ml de água por 5 minutos.
  • Deixar repousar até esfriar, coar e tomar até 3 vezes por dia.

Efeitos colaterais:

O efeito colateral dela é o aumento dos níveis de sódio no sangue.

Contraindicações:

Ela está contraindicada durante a gravidez, lactação e para crianças com menos de 12 anos de idade.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

5 comentários

  • […] possui ricas propriedades que beneficiam nosso corpo, prevenindo contra varias doenças. É uma planta bem parecida com o Ginseng indiano ou Ginseng japonês, sendo que brasileiro. É de outra espécie, […]

  • […] – O que é, Benefícios e Como Usar desta Planta. Além disso, a Parietaria possui ricas propriedades que ajudam a combater e prevenir diversas […]

  • […] – O que é, Benefícios e Como Usar esta planta. Além disso, a Guaçatonga não é uma planta muito comum, mas os […]

  • […] – O que é, Benefícios e Como Usar esta planta. Além disso, a Guaçatonga não é uma planta muito comum, mas os […]

  • […] a contraindicação do chá também chama atenção. Caso seja tomado em excesso, o chá desta planta pode provocar danos ao sistema reprodutor, principalmente o masculino, chegando até a causar […]

Deixe um comentário