Os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde

Tudo Sobre os Benefícios do Urucum Para Saúde e Beleza!

Revisado por

Graduado em Nutrição!

Especialista do Cura Natural

Benefícios do Urucum para saúde são incríveis, pois o Urucum contém nutrientes que auxiliam na saúde geral do corpo. Além disso, um dos melhores Benefício do Urucum é combater o diabetes, pois é rica em vitamina B1. Além disso, o Urucum ou Colorau é famoso por ser corante natural para cosméticos, tecidos, alimentos e, principalmente, bronzeadores.UrucumGraças a uma substância chamada de bixina. Para descobrir o que mais a planta pode oferecer, é só conferir o post de hoje até o final!

A sementes e as folhas dele trazem elementos adstringentes, diuréticos e antibacterianos. A planta também é consumida como afrodisíaco e coadjuvante no emagrecimento, além de aliviar as consequências de picadas de cobra venenosa.

O nome científico do Urucum é Bixa orellana L. O arbusto oriundo das américas Central, do Sul e do Caribe atinge no máximo seis metros de altura.

Apresenta ramos em forma de vagens na tonalidade laranja-avermelhada. Já as folhas são grandes, e na cor verde-claro.

Valor Nutricional do Urucum:

Quantidade por 100 gramas: A planta urucum é rica em fósforo, cálcio, ferro, vitamina B1vitamina B3vitamina Avitamina C, aminoácidos, saponinas, taninos, cianidina, ácidos salicílicos e elágicos, além de fitoquímicos que auxiliam na prevenção e tratamento de doenças. Então, confira agora os 30 Benefícios do Urucum Para Saúde: 

Benefício do Urucum

Benefício do Urucum Para Melhorar a Visão:

Os carotenoides contidos nesta fruta também são responsáveis por proteger os olhos contra a ação dos raios solares.

Além disso, o Colorau contribui também para evitar a degeneração das células oculares, prevenindo doenças como a catarata.

Benefícios do Urucum Para Controlar o Colesterol:

Além dos benefícios já apresentados, outra das propriedades dessa fruta diz respeito à redução do colesterol ruim, o chamado LDL, um dos maiores vilões das doenças cardiovasculares.

Veja Também: Receita Caseira Para Baixar o Colesterol Naturalmente!

Benefício do Urucum Para Favorecer a Digestão:

Por se tratar de uma fruta rica em fibras, o Colorau contribui imensamente para o funcionamento do intestino, evitando constipação, prisão de ventre e outros desconfortos gastrointestinais.

Benefício do Urucum Para Prevenir má Formação do Feto:

Graças ao fato de esta fruta ser rica em ácido fólico, ela é altamente indicada para gestantes, já que essa substância previne a má formação do tubo neural dos bebês.

Benefício do Urucum Para Acelerar a Cicatrização:

Pelo fato de o Colorau ser rico em propriedades antibacterianas e adstringentes, ele consiste em um excelente remédio natural para tratamento de feridas e queimaduras, acelerando o processo de cicatrização.

Benefício do Urucum Para Controlar o Diabetes:

Embora poucas pessoas saibam disso, essa fruta é tida como uma poderosa aliada no combate ao diabetes, já que ela equilibra os níveis de insulina e glicose presentes na corrente sanguínea.

Benefício do Urucum Para Acelerar o Emagrecimento:

Em virtude de inibir a absorção de açúcar pelo sangue e também por possuir efeito diurético, esta fruta é muito utilizada para auxiliar no processo de emagrecimento, potencializando a eliminação da gordura.

Veja Também: Bebida Para Eliminar Toda Gordura da Barriga!

Benefício do Urucum Para Prevenir Câncer:

Em virtude das propriedades antioxidantes desta fruta, o Colorau atua no combate ao surgimento de diversos tipos de tumores cancerígenos.

Benefício do Urucum Para Fortalecer os Ossos:

Por ser uma fruta rica em cálcio, o Colorau naturalmente fortalece os ossos, desempenhando um papel crucial na prevenção de uma doença que afeta sobretudo as mulheres: a osteoporose.

Benefício do Urucum Para Pele:

Graças ao alto índice de carotenoides presentes neste fruto, o Colorau é tido como um antioxidante natural por excelência, sendo muito eficaz no combate aos radicais livres responsáveis pela deterioração das células, melhorando assim a pele.

Benefícios do Urucum

Outros Benefícios do Urucum Para Saúde:

  • O colorau tem o poder de manter os ossos fortes devido à quantidade significativa de cálcio;
  • O colorau ajuda a expectorar e limpar as secreções acumuladas durante gripes;
  • O colorau combate asma, tosse e bronquite;
  • O colorau ajuda a minimizar disenteria e edemas;
  • O colorau ajuda Baixar a febre;
  • O colorau contribui na luta contra a malária;
  • O colorau auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol;
  • O colorau ajuda tratar hepatite;
  • O colorau reduz a pressão do sangue;
  • O colorau evita a formação de bolhas em queimaduras (uso externo).

Você acha que acabou? está muito enganado! Agora e que estar por vim os principais Benefícios da Urucum para Saúde. Veja o vídeo a baixo:

Como Usufruir dos Benefícios do Urucum:

Uma das formas de usufruir de todos os benefícios desta fruta é por meio do chá. Para prepará-lo, basta utilizar:

Ingredientes:

  • 10 folhas de Urucum;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo:

  • Em um recipiente, colocar as folhas para ferver durante 10 minutos;
  • Desligar o fogo, abafar o chá e deixá-lo esfriando por 5 minutos;
  • Coar e ingerir logo em seguida, sendo que a quantidade recomendada é de 3 copos por dia.

Além do chá, é possível ingerir esta planta por meio de cápsulas ou sementes integrais (itens facilmente encontrados em lojas de produtos naturais) ou em feiras livres.

Todos os benefícios do colorau demonstram como esta fruta pode proporcionar muito mais saúde e qualidade de vida, fazendo jus à sabedoria milenar dos povos indígenas.

Contraindicações:

  • Quando consumido com frequência ele pode ser tóxico para o fígado e pâncreas
  • Pode causar variações na taxa de glicose.
  • A casca da semente tem efeito tóxico ao pâncreas e fígado, acompanhado de hiperglicemia e aparente aumento de insulina.
  • A casca da semente causá hiperglicemia e elevação da taxa de insulina.

A casca da semente é pancreotóxica e hepatotóxica. Também causa alterações no nível de Glicose. A dosagem deve ser estritamente observada.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Leandro Almeida

Olá, meu nome é Leandro Cardoso de Almeida sou graduado no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) desde 2011 e Mestre em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal. Atualmente atendo em consultório particular no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *