Sucupira – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Sucupira – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96.67%) 12 vote[s]

Sucupira – O que é, Benefícios e Como Usar esta planta medicinal. Além disso, a Sucupira é rica em propriedades medicinais que favorecem e beneficiam a saúde do organismo de forma eficaz. A Sucupira é uma popular planta medicinal também conhecida como Sucupira-branca, faveiro, fava-de-Santo-Inácio, sapupira, supupira-do-campo, sebepira, sebipira, cutiúba, macanaíba, paracarana, dentre outros nomes populares.

sucupira

Povos indígenas costumavam utilizar a planta através de chás ou beberagens, e, atualmente, o consumo do chá desta planta vem se popularizando a cada dia e estudos científicos já comprovaram os benefícios que o extrato desta planta proporciona à saúde.

A planta possui propriedades medicinais que auxiliam no tratamento da artrose e do reumatismo aliviando as dores provocadas por estas doenças. As sementes de Sucupira podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

Propriedades da Sucupira:

Estudos apontam que a Sucupira possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, tônica, estimulante, antirreumáticas e anticarcinogênicas. Segundo estudos publicados, a presença de flavonoides e de determinadas proteínas na na planta apresenta efeitos positivos na redução de dor, principalmente em casos de artrite e reumatismo. Confira agora os Benefícios da Sucupira Para Saúde:

Benefícios da Sucupira Para Saúde:

  • A planta ajuda a diminuir a inflamação nas articulações e, por isso, é utilizada para tratar artrite, artrose, reumatismo e artrite reumatoide.
  • As sementes possuem propriedades que são capazes de agirem como antioxidantes, limpando toxinas do corpo, eliminando o que ele não precisa e promovendo assim a saúde do organismo.
  • Por aliviar a dor, esta planta pode ainda ser utilizado para diminuir o desconforto causado
  • por problemas como excesso de ácido úrico, amigdalite, dor de garganta, feridas, cisto no útero, inflamações e sífilis.
  • Em alguns casos, este chá pode ainda ajudar a aliviar a dor e desconforto constante provocado pelo tratamento de câncer com quimioterapia.
  • O chá de sementes desta planta age como um antibiótico, matando bactérias e infecções em qualquer parte do corpo, dando força ao nosso organismo para reagir.
  • O extrato das sementes desta planta são ótimos após períodos longos de atividade física muita intensa.

Como Fazer o Chá de Sucupira:

  • Lave bem as sementes, quebre-as em um pilão para liberar o óleo interno.
  • Use a medida de 4 a 5 sementes quebradas para cada litro de água a ferver.
  • Deixe ferver por 1 minuto e meio, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe amornar. Indica-se tomar durante o dia, quantas vezes quiser.

beneficios da sucupira

Contraindicações da Sucupira:

A planta é considerada muito segura para o consumo e não possui contraindicações. No entanto, algumas pessoas recomendam que o chá seja consumido por até quinze dias consecutivos, retomando seu uso após descansar por outros quinze dias, para que ocorra um equilíbrio no sistema endócrino.

No entanto, não há suficientes estudos publicados correlacionados à possíveis efeitos colaterais. Também não foi encontrada nenhuma contraindicação quanto ao uso contínuo do extrato ou da tintura.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *