Cipó Mil Homens – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Cipó Mil Homens – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.09%) 212 votes

Cipó Mil Homens – O que é, Benefícios e Como Usar esta planta medicinal. Além disso, O Cipó Mil Homens é uma planta medicinal que é utilizada a muito tempo para tratar vários tipos de doenças inclusive a Diabetes. Nativa da América do sul, a planta é usada em diversos lugares do mundo para fins medicinais. Essa planta que cresce para cima e acaba por estar trepada em árvores.

cipo mil homens

Cipó Mil Homens é também muito comum na América Latina, países como Colômbia e Paraguai, possuem bastantes. A planta ganhou esse nome por que a algum tempo atrás o renomado sanitarista Carlos Chagas a utilizou para tratar milhares de operários ferroviários que estavam contaminados com a malária e desde então a planta ganhou esse apelido.

Mas dependendo da região a planta também pode ser reconhecida por outros nomes como Cassaú, Buta, Jarrinha, Papo de peru, Patinho, Arostolóquia, entre outros nomes que varia de acordo com a região. A maneira mais comum de ingestão do Cipó Mil Homens é por um chá, porém é importante que o seu médico te autorize a tomar.

Obviamente, que as vezes dependendo do conhecimento e acesso a saúde, algumas pessoas podem utilizar de maneira errada. Isso é um risco e não é recomendado, porém o chá não tem nenhum grande malefício, se consumido corretamente.

Propriedades do Cipó Mil Homens:

As principais propriedades advindas do consumo do chá de cipó de mil homens são: antissépticas, diuréticas, sedativas, digestivas, estomacais, antifebrífugas e analgésicas. Agora que já conhece as principais propriedades desta planta, confira também os Benefícios do Cipó Mil Homens Para Saúde:

Benefícios do Cipó Mil Homens Para Saúde:

O chá da planta Cipó Mil Homens é indicado para tratar vários problemas. Confira algumas doenças que ela pode tratar:

Além disso, o consumo do Cipó Mil Homens auxilia no emagrecimento, já que as suas propriedades diuréticas aumentam a quantidade de líquidos eliminados, evitando a retenção e reduzindo o inchaço, além de promover o efeito detox no organismo, devido a eliminação de bactérias e toxinas.

beneficios do cipo mil homens

Como Usar o Cipó Mil Homens:

Você poderá utilizar o Cipó Mil Homens através da preparação de seu chá. Para o preparo do chá, leve ao fogo um litro de água com duas colheres de sopa da erva e deixe ferver por dez minutos. Após esse período, coe e beba o chá de cipó de mil homens, no máximo três vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes das refeições.

Outra maneira de usar o Cipó Mil Homens é o chá com argila. De acordo com a medicina popular, a mistura também é capaz de complementar o tratamento de tumores, cistos, miomas e até câncer.

Assim, o seu uso no período de 15 a 25 dias pode eliminar o problema. Para preparar, basta misturar a infusão com algumas colheres de argila até que se forme uma pasta, que deve ser aplicada, externamente, no lugar da enfermidade, com uma espessura média de 0,5 a 1 centímetro.

Para o trato de diabetes, o chá com argila elimina tudo que possa estar obstruindo os dutos pancreáticos e impedindo o pâncreas de produzir insulina corretamente.

beneficio do cipo mil homens

Contraindicações do Cipó Mil Homens:

Cipó Mil Homens jamais pode ser usado durante a gravidez, pois tem efeito abortivo; É altamente tóxica, tanto que os índios costumavam usar o Cipó Mil Homens para envenenar a ponta das flechas. Portanto, só use se for por indicação médica e não por mais de 30 dias

  • Nas mulheres, o Cipó Mil Homens aumenta o fluxo de sangue durante a menstruação;
  • Os obesos não devem consumir a planta, já que ela abre bastante o apetite;
  • Pessoas com problemas no fígado ou pressão alta devem evitar o consumo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *