Início » Benefícios das Plantas » 22 benefícios da menta para saúde!

22 benefícios da menta para saúde!

beneficios da menta

A menta é Mentha piperita, e na verdade é um cruzamento entre a hortelã de água e a hortelã. É nativo da Europa, mas sua popularidade e ampla gama de usos tornou uma mercadoria global. Além disso, o chá de menta é igualmente apreciado em todo o mundo.

Vemos efeitos semelhantes da ingestão deste chá. No entanto, o sabor mentolado é muito atraente para muitas pessoas, tornando esta uma das variedades de chá mais populares do mundo. O chá é conhecido por ser calmante, claro, mas o que mais esse chá amplamente disponível tem para nossos corpos em termos de benefícios?

beneficios da menta
benefícios da menta

Valor nutricional:

Além disso, a menta fresca, contém várias vitaminas e minerais essenciais que você precisa para uma boa saúde, embora não estejam presentes em grandes quantidades. Por exemplo, a menta fresca contém vestígios de Ferro, um mineral que você precisa para fazer glóbulos vermelhos. ela também possui pequenas quantidades de fibra, vitamina A e Potássio.

Benefícios da menta para saúde:

1. Aliviar o estresse:

A menta tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. ela é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.

Muitos perfumes e sabonetes aromáticos também estão disponíveis, que ajuda a elevar o humor. Eles podem ser mantidos abaixo do travesseiro, a fim de obter um efeito relaxante e de uma boa noite de sono.

Veja Também: Os 10 Alimentos que Ajudam a Reduzir o Estresse

2. Aliviar dores de cabeça:

Além disso, a menta pode acalmar as dores de cabeça de duas maneiras. Se esfregarmos sobre a pele em pontos estratégicos, como nas têmporas, e o seu óleo pode relaxar os músculos que causam dores de cabeça por tensão.

3. Mau hálito:

Como a menta é também antibacteriana e antimicrobiana, mastigar folhas ou enxaguar-se com um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.

4. Alivia ansiedade:

As propriedades calmantes da menta aliviam os sintomas de hiperatividade nervosa e dores de cabeça relacionadas ao estresse e enxaquecas. Além disso, ele possui efeito sedativo leve, sendo ideal para tratar depressão, desânimo ou falta de vitalidade, é indicada também para alívio de exaustão após um período de atividade física intensa ou de tensão preocupação.

5. Alivia a insônia:

Como um calmante natural, a menta melhora consideravelmente a qualidade do sono. Ela pode ser utilizada com o óleo essencial através de massagens ou com gotas num queimador, em flores secas numa almofada de ervas, ou como chá. Além disso, ela pode ser aliada a outros remédios naturais para dormir como a cidreira e a passiflora.

6. Alivia as dores localizadas:

É analgésica e relaxante podendo ser utilizada como remédio em praticamente todo tipo de dor. Em dores musculares (espalhando e massageando o óleo essencial no local), para dores de cabeça (ao aspirar o óleo ou espalhá-lo levemente na testa).

Nas dores menstruais (espalhando suavemente o óleo pelo ventre), para dor de ouvido (colocando algumas gotinhas em um algodão e colocando dentro do ouvido), para dor de dente (colocando uma compressa com algumas gotas do óleo essencial).

7. Alivia má digestão:

Seu poder calmante também ajuda a aliviar dores digestivas, basta tomar uma xícara de chá de menta depois da refeição, o efeito é sentido minutos depois. Evita também a formação de gases intestinais

8. Alivia picadas de insetos:

É poderoso para limpar, amaciar e acalmar a pele inflamada, reduz a vermelhidão e alivia a coceira causada pela picada de inseto, acelerando a sua cicatrização.

9. Sistema nervoso:

Além disso, o sistema nervoso também se beneficia com o uso da menta, pois suas propriedades diminuem tensões nervosas e musculares e ainda agem como calmante natural, tratando a insônia e controlando a depressão.

menta
menta

10. Tratar doenças respiratórias:

Pelo fato da menta contribuir para a eliminação do muco que acompanha episódios de resfriados, gripes, bronquite etc., o é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

Por ser rica em vitamina C, a menta ajuda fortalecer as defesas imunológicas, evitando que essas doenças apareçam. Além de todos esses benefícios, ela server como um agradável aromatizante natural para os ambientes, proporcionando a sensação de tranquilidade e relaxamento.

11. Saúde óssea:

Os ossos e dentes são formadas pela hidroxiapatita com a combinação de cálcio e Fósforo. Ambos os minerais devem ser incluídos na dieta para prevenir a osteoporose. Além disso, o Magnésio ativa enzimas e regula a formação de hidroxiapatita, que é necessária para manter uma saúde dos osso e como a menta é rico nesses nutrientes ele ajuda na Saúde óssea.

12. Perda de peso:

A Menta tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

Veja Também: As 9 Receitas de Sopas que Ajudam a Perder Peso em 1 dia

13. Combater náuseas:

Se você sofre com esses desconfortos, então ficará feliz em saber que as folhinhas de menta podem ser convenientes para a redução dessas condições. As náuseas durante viagens e gravidez podem ser reduzidas com a ajudinha da menta, reduzindo impactos sobre o estômago. Esse benefício é demonstrado não só no consumo das folhinhas, mas também com pastilhas e outros produtos de sabor menta que são degustados nessas ocasiões.

14. Diabetes:

A menta exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos das ameixas auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. Os flavonoides presentes na menta exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

15. Aliviar asma:

Além disso, os benefícios da menta para saúde incluem a capacidade de curar os sintomas de tuberculose, asma e bronquite.

16. Saúde da pele:

O óleo de menta é muito útil para o cuidado da pele. Isso pode tornar a pele brilhante e suave. Ele também é um bom remédio para curar orelhas doloridas.

17. Regular a pressão arterial alta:

A menta contêm três vezes mais potássio do que as bananas e contêm apenas um vestígio de sal que ajuda a manter a pressão arterial baixa. Além disso, o potássio tem mais propriedades de retenção de água do que o sódio, o que reduz a pressão do volume sanguíneo.

18. Fortalecer o sistema imunológico:

Assim como diversos alimentos naturais, a menta pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade. Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas. Podemos reconhecê-la como fonte de vitaminas de complexo B, C, D, e E, além de minerais como Fósforo, e Cálcio, que são convenientes para uma nutrição completa.

19. Redução de cólicas:

Muitas mães dão o chá de menta para reduzir as dores causadas por cólicas. Mas esse benefício também pode ser desfrutado por gente grande. Mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem tomar uma xícara de chá de menta. Pois a planta pode aliviar e ainda reduzir as náuseas causadas durante esses dias.

20. Prevenir Alzheimer:

Além disso, algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da menta podem contribuir com o melhor. Funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental. De olho na qualidade dos exercícios mentais.

As folhas ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, a menta pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.

Veja Também: Os 5 Alimentos Que Previnem a Doença de Alzheimer

21. Contra a acne:

Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes. Mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas. A Menta se mostra eficiente para efeito antisséptico, anti inflamatório e antipruriginoso. O suco das folhas pode ser um excelente aliado para a limpeza de pele, e ainda contribui com a redução de cravos e espinhas, melhorando a aparência da pele e saúde dos tecidos.

22. Combater a fadiga:

Além disso, o excesso de exercícios físicos, overtraining e sobrecarga de atividades na rotina podem gerar fadigas, oscilações de humor, e consequentemente até depressão, e esses fatores podem ser prevenidos com a ajuda da Menta.

Veja agora através do vídeo abaixo, alguns Benefícios da Menta Para Saúde:

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

1 comentário

  • […] os pés devem ser imersos por meia hora com as folhas do vegetal no líquido; você pode adicionar, menta, óleo de eucalipto e outras ervas, se for considerado […]

Deixe um comentário