Benefícios das Plantas

30 benefícios da sálvia para saúde!

beneficios da salvia

A sálvia foi premiada com o título de “Erva do Ano” pela Associação Internacional de Erva em 2001. Isso explica a popularidade desta humilde erva. Proveniente da família da hortelã, é uma potência de ácidos fenólicos.

Além disso, as flores são geralmente de cor azul, roxo, rosa ou branco com um aroma agradável. Eles florescem principalmente em agosto. Na verdade, todas as partes da sálvia têm um forte odor e um sabor quente e um pouco amargo devido à presença de óleos voláteis em seus tecidos.

beneficios da salvia
benefícios da sálvia

Benefícios da sálvia para saúde:

1. Retardar o envelhecimento:

O óleo de folha de sálvia é conhecido por melhorar a circulação sanguínea e estimular a renovação celular. Esta erva é rica em vitamina A e Cálcio, que desempenham um papel importante na regeneração celular. Os antioxidantes da sálvia combatem os radicais livres, aliviando assim as rugas, linhas finas e outros sinais de envelhecimento. Em suma, esta erva fabulosa ajuda a manter sua pele mais jovem, radiante e impecável.

2. Acabar com a celulite:

Como mencionado acima, o óleo de folha de sálvia aumenta a circulação sanguínea. Quanto melhor a circulação sanguínea, maior será a desintoxicação. Como as toxinas são eliminadas, a celulite torna-se menos visível. O uso regular deste óleo também pode ajudar na prevenção de recorrências de celulite.

Veja Também: Dicas Para Eliminar a Celulite Naturalmente

3. Para o cabelo:

O óleo extraído das folhas de sálvia é bom para a saúde do seu couro cabeludo. Massageie o óleo em seu couro cabeludo para um melhor fluxo sanguíneo. Uma circulação melhorada irá desencadear um alivio da perda de cabelo, melhorar a formação do folículo piloso e, assim, abrir caminho para um cabelo saudável e longo.

4. Retardar cabelos brancos:

O cabelo cinzento que antes era visto como um sinal de envelhecimento é agora visto até mesmo em crianças. Você pode contar com a ajuda deste óleo para resolver este problema de envelhecimento prematuro. Se o óleo de sálvia puro não está disponível, você pode optar por um óleo de cabelo enriquecido com extrato de sálvia para colher esses benefícios.

5. Rico em antioxidantes:

Os antioxidantes presentes no chá de sálvia invertem os sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas e manchas da idade. Esses antioxidantes fornecem proteção contra radicais livres que danificam as células da pele, causando o envelhecimento precoce da pele. Esta erva é carregada com Cálcio e vitamina A, que protegem sua pele contra o assalto de radicais livres e ajudam na regeneração celular diária, minimizando e atrasando o aparecimento de rugas faciais.

6. Tratar Pele Oleosa:

O chá de sálvia beneficia como um excelente tônico regulando a produção de sebo na pele oleosa. Você pode preparar um tônico feito em casa, fazendo ferver uma colher de sálvia em cerca de 250 ml de água. Portanto, deixe ferver e aplique no rosto, deixe no rosto por 30 minutos. Enxague em seguida.

7. Saúde da pele:

As propriedades antibacterianas desta erva surpreendente evitam a ocorrência de infecções cutâneas. Ele também possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, que ajudam a curar a acne, além de aliviar os sintomas de eczema e psoríase.

8. Tratar asma:

O efeito anti-espasmódico do chá de sálvia reduz a tensão nos músculos lisos e pode ser usado para inalação de vapor para evitar ataques de asma. É eficaz na remoção de congestionamento mucoso nas vias aéreas, bem como na prevenção de infecções secundárias.

9. Combater enxaquecas:

A sálvia é uma grande aliada para o combate de dores de cabeça, e enxaquecas, graças à sua vitamina B2. A sálvia é rica em vitamina B2 (riboflavina), um nutriente que vários estudos têm mostrado para reduzir a frequência e duração das enxaquecas. No entanto, embora os resultados sejam preliminares, os dados de investigação indicam que a suplementação de riboflavina pode ser benéfica no tratamento de enxaqueca.

10. Relaxamento muscular:

Além disso, a sálvia é bastante conhecida por ajudar a relaxa os nervos e músculos por seu conteúdo de magnésio. A sálvia é uma boa fonte de magnésio, um mineral que tem a capacidade de relaxar os nervos e músculos.

11. Redução da pressão arterial:

A sálvia ajuda a reduzir os níveis de pressão arterial, pois é rica em Potássio. Sendo uma boa fonte de Potássio, a sálvia ajuda a regular os níveis de pressão arterial, então você pode considerar a sálvia como um bom alimento para as pessoas que sofrem de hipertensão.

12. Tratar a transpiração excessiva:

Um estudo indicou que tomar o chá de sálvia pode reduzir a transpiração em até 50%. É um ótimo desodorante que seca a transpiração e ajuda a eliminar o odor do corpo.

13. Tratar a indigestão:

Além disso,  chá de sálvia pode ser usado internamente para o tratamento de problemas gastrointestinais leves e dispepsia. É um ótimo tônico estimulante que pode tratar a debilidade do estômago e a fraqueza do sistema digestivo. O chá de sálvia ou infusão é particularmente eficaz a este respeito.

No entanto, o seu efeito carminativo pode remover os sintomas de indigestão estimulando secreções digestivas superiores, fluxo biliar, mobilidade intestinal e função pancreática.

salvia
sálvia

14. Tratar dor de garganta:

O chá  foi considerado eficaz no tratamento da garganta inflamada e das amígdalas, bem como da garganta ulcerada.

Etapas:

  1. você pode ferver uma pitada de folhas de sálvia em cerca de 100 ml de água e infundir por 15 minutos.
  2. Em seguida, coloque a mistura e adoça com um pouco de mel. Usar isso como gargarejo duas vezes por dia proporcionará alívio.

Veja Também: As 7 Formas de Usar Vinagre de Maçã Para Dor de Garganta

15. Rico em flavonoides:

A Sálvia exerce efeitos anti-hiperglicêmicos e ajuda no combate contra diabetes. Estudos têm mostrado que o consumo dos extratos da auxilia na redução dos níveis de glucose e de triglicéridos no sangue. No entanto, os flavonoides presentes na sálvia exercem efeitos protetores contra a resistência à insulinas.

16. Aliviar asma:

Além disso, os benefícios da sálvia para saúde incluem a capacidade de curar os sintomas de tuberculose, asma e bronquite.

17. Sistema neurológico:

A ingestão regular de chá de sálvia pode melhorar o processamento da memória e da informação entre pessoas que sofrem de doença de Alzheimer. Isso pode ser porque chá  foi encontrado para melhorar os níveis de acetilcolinesterase (Ach) no cérebro. Esta enzima Ach melhora a concentração e ajuda no tratamento da perda de memória associada à doença de Alzheimer.

18. Para as mulheres:

Esse benefício pode ser atribuído à presença de taninos adstringentes no chá de sálvia. Portanto, o seu efeito estrogênico tem sido considerado benéfico para as mulheres que desejam secar o suprimento de leite materno ou aliviar o rubor durante a menopausa. No entanto, há falta de dados clínicos para fundamentar essa afirmação.

19. Para diabéticos:

Estudos indicam que esta erva tem o potencial de diminuir os níveis de colesterol, bem como triglicérides, em pessoas que são diabéticos tipo 2. Os extratos foliares desta erva é conhecido por possuir propriedades anti-hiperglicêmicas. Também foi comprovado que a sálvia melhora o perfil lipídico em diabéticos tipo 2.

20. Anti-inflamatório:

Os antioxidantes presentes nesta erva são conhecidos por aliviar os problemas inflamatórios. É por isso que é um dos mais procurados remédios herbal para problemas inflamatórios, incluindo a aterosclerose, artrite reumatoide e asma brônquica.

21. Combater a anemia:

O ferro encontrado em quantidades significativas na sálvia, possui um alto teor de ferro, que é essencial para saúde do corpo geral, inclusive para combater doenças relacionadas a falta desse importante nutriente, como a anemia ferropriva.

Além disso, a sálvia também pode proporcionar cerca de 90% de cobre ao corpo, um elemento que desempenha um papel importante na absorção, o armazenamento e o metabolismo do ferro e a formação de células vermelhas do sangue.

22. Combater a depressão:

A sálvia é usada frequentemente como um remédio natural para a depressão. A presença afluente de antioxidantes, como a diosmetina, apigenina e luteolina, permite combater a depressão e o estresse. Portanto, beber um copo de chá de sálvia é conhecido por impulsionar seus espíritos, garantindo que você supere os pensamentos negativos desencadeado devido à depressão.

23. Tratar o alzheimer:

Além disso, a sálvia, quando usada regularmente, ajuda a melhorar o poder da memória. Desta forma, é aconselhável para o tratamento de problemas de perda de memória, incluindo a doença de Alzheimer leve. Também melhora o processamento da informação entre as pessoas com tal doença.

Veja Também: Como Prevenir a Doença de Alzheimer Usando os Mirtilos

24. Pressão arterial alta:

No entanto, a sálvia contêm três vezes mais Potássio do que as bananas e contêm apenas um vestígio de sal que ajuda a manter a pressão arterial baixa. O Potássio tem mais propriedades de retenção de água do que o sódio, o que reduz a pressão do volume sanguíneo. O Potássio  também protege contra doenças cardíacas.

25. Reduzir inflamações:

Foi altamente comprovado que o selênio é um grande aliado para combater Inflamações. Além disso, a sálvia possui um teor elevado de selênio. Estudos têm demonstrado que os indivíduos com artrite reumatoide têm baixos níveis de selênio no sangue. Além disso, o selênio é um antioxidante que pode ajudar a aliviar os sintomas de artrite por controlar os radicais livres ela contém cerca de 63% de selênio.

Veja agora através do vídeo abaixo, alguns Benefícios da Sálvia Para Saúde:

Outros benefícios da sálvia para saúde:

  • Remédio poderoso para diarreia e asma;
  • Oferecer soluções para aqueles com problemas de transpiração excessiva;
  • Possui presença de fibras nesta erva é conhecida para acalmar distúrbios digestivos;
  • Também conhecida por conter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias suaves, esta erva é conhecida por curar inflamações e dores experimentadas no trato gastrointestinal;
  • Com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, trata os abcessos da pele como a acne cravos e espinhas;
  • O chá é conhecido como um poderoso remédio natural para asma;
  • Combate da dor de cabeça e enxaqueca.

Sou graduada em Ciências Farmaceuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dicas de Saúde".

5 comentários

  • […] sálvia melhora a memória, a capacidade cognitiva e ajuda a interromper o dano causado pelos radicais […]

  • […] as folhas de sálvia e malva e deixe-as por dez minutos em água fervente e, em seguida, filtre […]

  • […] colher (de chá) de sálvia […]

  • […] juntar 1 colher (chá) de alecrim seco com 1 colher (chá) de sálvia seca e colocá-las numa bacia grande para mergulhar os […]

  • […] colher (sopa) de sálvia […]

Deixe um comentário