Mulungu – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Mulungu – O que é, Benefícios e Como Usar
4.5 (90.77%) 13 vote[s]

Mulungu – O que é, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Mulungu possui importantes propriedades para saúde do organismo humano de forma geral. O Mulungu é uma planta medicinal também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando o indivíduo mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias.

mulungu Os frutos, as flores, as sementes e as cascas da planta podem ser utilizadas. As cascas, inclusive, são utilizadas na receita de chá de Mulungu. Esta planta pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura

Propriedades do Mulungu:

As propriedades da planta incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória. Confira Agora os Benefícios do Mulungu Para Saúde:

Benefícios do Mulungu Para Saúde:

  • Por possuir propriedades calmantes, o chá da planta serve como remédio caseiro para pessoas que sofrem com esses tipos de problemas. Pesquisas realizadas com ratos já mostraram que extratos da planta podem colaborar com a diminuição dos níveis de ansiedade.
  • Auxilia no combate ao tabagismo graças a erisodina, uma substância alcaloide encontrada na casca da planta, que possui uma ação de bloqueio aos receptores da nicotina.
  • Pode contribuir para regular o ritmo cardíaco e trazer efeito de diminuição da pressão arterial.
  • A planta possui ação hepatoprotetora, ou seja, é capaz de fornecer proteção ao fígado.
  • Possui propriedades antidepressivas e tranquilizantes, sendo utilizada como ajudante no tratamento de problemas como histeria, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão e distúrbio de sono.
  • Por possuir propriedades diuréticas, o chá da planta combate ao inchaço causado pela retenção de líquido, pois estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina.
  • Os seus antioxidantes auxiliam a tonificar e fortalecer os órgãos do corpo, o que inclui o próprio fígado. Isso significa que o chá da planta pode ser útil para pessoas que sofrem com problemas hepáticos.

Receita do Chá de Mulungu:

INGREDIENTES:

  • 4 g de cascas de Mulungu;
  • 1 xícara de água fervente.

MODO DE PREPARO:

  • Adicione as cascas da planta em um recipiente com uma xícara de água fervente;
  • Deixe ferver durante três minutos. Após, tomar o chá ainda morno, três vezes ao dia.

Atenção à Contraindicação: Este não deve ser consumido mais de três dias seguidos, tendo em vista que o seu uso excessivo pode causar paralisias musculares.

mulungu beneficios

Cuidados com o Consumo do Mulungu:

O mais recomendado é que você procure um fitoterapeuta ou curandeiro que tenha profundo conhecimento do uso desta planta pois, uma das principais, e mais perigosas ações do Mulungu (rico em erythrinina) é paralisar a musculatura.

É com esse efeito, bem dosado, que essa planta trata pressão alta, taquicardia, agitação, nervosismo – e será bom você se lembrar de que o coração também é músculo, certo?

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Mulungu:

Os efeitos colaterais da planta incluem sedação, sonolência e paralisias musculares. Ele está contraindicado para indivíduos que usam medicamentos anti-hipertensivos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *