Alamanda Trepadeira – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Alamanda Trepadeira – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.33%) 15 vote[s]

Conhece os Benefícios da Alamanda Trepadeira? Quer saber como usar a Alamanda Trepadeira de maneira correta e conhecer seus benefícios? Saiba tudo sobre esta poderosa planta que você conhecerá a partir de agora!

Esta trepadeira muito popular é utilizada com frequência em paisagismo no Brasil e encanta a todos. Suas flores vistosas na cor amarelo-ouro e suas folhas verdes e brilhantes são vistas praticamente o ano inteiro.

Planta perene de característica de longos ramos lenhosos a semi-lenhosos, flexíveis, considerada como trepadeira arbustiva. As folhas são verticiladas, ovais e oblongas, sem pelos.
As flores são produzidas quase todo o ano, mais na primavera até o outono e tem formato campanulado, com as pétalas recortadas arredondadas surgindo na axila das folhas. As sementes são numerosas, dentro de frutos do tipo cápsula.

Para que Serve a Alamanda Trepadeira:

Devido os seus princípios tóxicos e venenosos, a Alamanda Trepadeira tornou-se uma das plantas muito utilizadas na fabricação de pesticidas. O pesticida feito a partir da alamanda é muito eficiente para combater pragas que aparecem em plantas como pulgões e cochonilhas. Você pode comprar esse pesticida em lojas de produtos para plantas ou então você mesmo pode fazer.

alamanda trepadeira

Benefícios da Alamanda Trepadeira:

A planta também é largamente usada na medicina popular. Pode ajudar a produzir os famosos purgantes catárticos. Mesmo assim, com todo o seu beneficio medicinal, quando ingerida de forma acidental e sem consulta médica.

  • É usada contra a sarna: seu chá é útil como catártico; quando ministrado em dose mínima é excelente purgativo; porém emético violento quando em dose mais elevada e a sua decocção, juntamente com a casca, torna-se um purgante hidragogo muito enérgico, que também é eficaz contra os tumores do fígado e determinados vermes intestinais.
  • Quando ministrado em dose ainda maior, torna-se um vomitivo perigoso que causa diarreia.
  • As flores e as raízes combatem as moléstias do baço.
  • É febrífuga, sendo que alguns autores negam-lhe essa propriedade.

Seu suco é útil nos casos de intoxicação saturnina (cólicas dos pintores ou cólicas de chumbo). O chumbo empregado no fabrico das tintas invade aos poucos o organismo humano, levando-o à intoxicação, às vezes mortal, o suco da alamanda é útil para esses casos.

Como Usar:

Para preparar o chá da alamanda da flor grande, separe uma xícara de água e uma pequena porção da casca seca da planta. Ferva a água. Quando ela estiver em ebulição, acrescente a parte de planta e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e ingira.

Efeitos Colaterais da Alamanda:

A ingestão em excesso pode causar náuseas, vômitos, cólicas, diarreia e, consequentemente, desidratação. Em alguns casos, os pacientes podem sofrer choques provocados pela perda de líquido no organismo. Isso ocorre porque nas folhas da espécie existem as indesejáveis, saponinas, substancias tóxicas que podem causar muita alergia no corpo humano.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *