Início » Benefícios das Plantas » Unha de gato – o que é, benefícios e como usar!

Unha de gato – o que é, benefícios e como usar!

quais os benefícios da unha de gato?

A unha de gato é usada tradicionalmente para o tratamento de uma ampla variedade de problemas de saúde, principalmente queixas digestivas e artrite. Além disso, a unha de gato possui ricas propriedades que auxiliam no combate e prevenção de muitas doenças. Ela é uma das poucas ervas que foi reconhecida pelos seus poderes medicinais num congresso realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

quais os benefícios da unha de gato?
quais os benefícios da unha de gato?

Essa erva é bastante popular, fácil de ser encontrada e você pode consumi-la em diversos formatos: natural num chá, em cápsulas, extratos concentrados e líquidos, tabletes ou mesmo cremes. É uma das poucas ervas que foi reconhecida pelos seus poderes medicinais num congresso realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Essa erva é bastante popular, fácil de ser encontrada e você pode consumi-la em diversos formatos: natural num chá, em cápsulas, extratos concentrados e líquidos, tabletes ou mesmo cremes.

Propriedades da Unha de Gato:

Entre as propriedades que contem a raiz e a casca desta planta medicinal se encontram os alcaloides oxindoles, glicósidos, polifenóis, terpenos e esteroides. Graças a estes componentes a esta planta tem ação analgésica, antioxidante, anticancerígena, anti-inflamatória, antiviral, imunoestimulante, anticoagulante, antifúngica, cardioprotetora, antidiabética, cicatrizante, antialérgica e inclusive anticonceptiva.

Quais os benefícios da unha de gato?

  1. Esta planta serve para aliviar as úlceras do estômago, inflamação do trato digestivo, colite e diverticulite, hemorroidas, síndrome do intestino permeável, embora haja evidências insuficientes.
  2. As propriedades antioxidantes da unha de gato combatem os radicais livres que danificam nosso organismo, prevenindo assim o aparecimento de muitas doenças.
  3. Também melhora a atividade cerebral, e contribui para melhorar a memória.
  4. É usada por muitas pessoas para prevenir e curar doenças infecciosas, como a varicela, herpes e gonorreia, uma vez que fortalece o sistema imunológico.
  5. Também é muito usada por aqueles que sofrem de SIDA (Síndrome de Imuno Deficiência Adquirida), por ser capaz de melhorar suas defesas.
  6. Esta planta também atua como vasodilatador e diurético, também é recomendada para pessoas que sofrem de hipertensão.

Como fazer o chá de unha de gato?

INGREDIENTES:

– 20 g de cascas e raízes de unha de gato;
– 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  1. Ferva os ingredientes por 15 minutos e deixe descansar por 10 minutos, depois coe e tome. Tome o chá de oito em oito horas.
benefícios da unha de gato
benefícios da unha de gato

Contraindicações:

Não é recomendado a utilização desta planta durante a gravidez ou período de lactação. Pacientes transplantados, portadores de doenças autoimunes, esclerose multiplica ou tuberculose também devem evitar a ingestão.

Aqueles que tem histórico de úlcera péptica ou cálculos biliares devem ter extremo cuidado com esta planta, devido a mesma estimular secreções ácidas do estômago.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

2 comentários

  • […] chá feito por meio de infusão com as folhas de unha de gato podem ajudar, não só no tratamento, mas também na prevenção dos miomas, sendo indicado para […]

  • […] disso, muito comum associar o consumo deste chá  com o chá de unha de gato, tomados em horários diferentes ao longo do dia, para potencializar as propriedades […]

Deixe um comentário