Início » Benefícios das Plantas » Perpétua – o que é, benefícios e como usar!

Perpétua – o que é, benefícios e como usar!

perpetua beneficios

A perpétua é uma planta endêmica que vive à beira mar e que pode ser utilizada como planta ornamental. E também é utilizada para fins medicinais, pois as suas folhas são usadas para fazer chá para curar constipações. Possui inúmeras pequenas flores, podendo ser roxas, brancas, branco róseas, vermelhas ou Encore-de-laranja, esféricas ou alongadas, são compostas por escamas secas e inodoras, dispondo-se em capítulos globosos. Como as flores não murcham, a planta recebeu esse nome.

Esta planta que tem influências na medicina alternativa indígena, sendo usada para fazer um chá ou com suas folhas ou com suas flores para tratar de doenças digestivas, entre outras.

perpetua
perpetua

Para que serve:

Devido às suas propriedades medicinais os benefícios da perpétua ajudam no tratamento de situações como garganta inflamada, dor de estômago, tosse, laringite, ondas de calor, hipertensão, diabetes, hemorroida e para soltar o catarro. Em decocção pode ser usado como diurético, para diminuir a acidez estomacal, combater as doenças das vias respiratórias, e ajudar na digestão.

Benefícios da perpétua:

Por ser expectorante, ela é indicada no tratamento de quem possui problemas respiratórios como gripes, tosse, bronquite, asmas etc. Mas, além desta propriedade, a planta também carrega consigo a ação anti-inflamatória, sendo capaz de tratar dores na garganta, na cabeça e a rouquidão.

Outros benefícios da perpétua:

  • Antioxidantes presentes na fórmula eliminam os radicais livres;
  • Previne doenças como o câncer;
  • Este chá retarda o envelhecimento precoce das células;
  • Combate doenças respiratórias como sinusite, gripes e resfriados.

Modo de usar a perpétua:

Quem está sofrendo com dores de garganta, tem em seu chá um grande aliado.

INGREDIENTES:

  • 1 litro de água;
  • 4 flores de Perpétua.

MODO DE PREPARO

  • Coloque a água para ferver, depois que começar a abrir fervura, abaixe o fogo e insira as flores.
  • Quando amornar, o chá já estará pronto para beber.

Efeitos colaterais:

A bebida feita com esta flor não é indicada para grávidas, mulheres que estejam no período de amamentação ou crianças menores de 12 anos. Isto porque, em todas estas situações o organismo dos pacientes está passando por transformações e estão sensíveis a diversas substâncias, inclusive as que estão presentes nesta planta.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário