Os 10 Benefícios da Stevia Para Saúde

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Os 10 Benefícios da Stevia Para Saúde
4.5 (90%) 6 vote[s]

Os Benefícios da Stevia Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, a Stevia é uma planta de folhas verdes que é nativa da América do Sul e tem sido usada para tratamentos médicos desde a antiguidade. Ainda assim, a stevia é popularmente cultivada no Brasil e no Paraguai, e também na China.

Benefícios da SteviaAlém disso, a palavra “stevia” refere-se a toda a planta. Esta planta é conhecida por ter o sabor forte e doce, cujo pode ser usado como adoçante natural. Então, confira Os 10 Benefícios da Stevia Para Saúde.

Stevia é um Excelente Adoçante Natural:

Usar a stevia como um adoçante natural é uma ótima ideia. Além disso, outro motivo para escolher stevia em vez de adoçantes artificiais é atribuído ao fato que é derivado de uma planta. E a maioria dos alimentos vegetais são ricos em nutrientes. Você pode adicionar stevia em seus alimentos favoritos, como bolos, Iogurte, sorvetes, pudim e outro tipo de sobremesas.

Benefícios da Stevia Para Reduzir a Pressão Sanguínea:

O primeiro benefício que você pode ter com o consumo de stevia é a redução da pressão sanguínea. Este benefício está ligado à presença de esteviosídeo, que relaxa os vasos sanguíneos e promove o sistema cardiovascular.

Além disso, o esteviosídeo desempenha um papel na redução do risco do aumento do coração causado pela pressão arterial elevada. Na verdade, o esteviosídeo funciona como redutor do nível de pressão arterial e previne certas doenças, incluindo acidente vascular cerebral.

Benefícios da Stevia Para Prevenir Doenças Cardíacas:

O coração é a principal parte do nosso corpo. Para manter o coração saudável, devemos evitar consumir alimentos que contenham alto nível de colesterol ruim. Então, como descrito anteriormente, a stevia possui esteviosídeo, o que ajuda a diminuir o nível de colesterol no organismo.

Além disso, o colesterol que é reduzido é o colesterol LDL. Desta forma, se você consumir alimentos com esteviosídeo regularmente, isso irá prevenir doenças cardíacas, como ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

Benefícios da Stevia Para Prevenir Riscos de Diabetes:

A folha de stevia também pode ser usada como edulcorante natural para pacientes com diabetes. Ao consumir stevia regularmente, ajuda a reduzir o açúcar no sangue em cerca de 18%, devido o stevioside contido na planta. Com isto, a stevia ajuda na prevenção dos riscos de diabetes tipo II, que é um dos maiores problemas de saúde.

A própria diabetes é conhecida como um problema causada pelo aumento do nível de açúcar no sangue no contexto da resistência à insulina ou incapacidade de produzir insulina. Desta forma, o consumo de alimentos com esteviosídeo também aumenta a produção de insulina, que tem um papel na redução dos níveis de açúcar no sangue ao mesmo tempo.

Stevia Atua Como Anti-inflamatório:

Consumir alimentos anti-inflamatórios ajuda na prevenção de doenças. Além disso, nutrientes anti-inflamatórios ajuda no aumento do sistema imunológico, que protege contra vírus e bactérias. Para satisfazer as necessidades de nutrientes anti-inflamatórios, você pode optar por vários métodos, inclusive o consumo de frutas e vegetais.

Além disso, você deve minimizar a ingestão de alimentos processados e fast foods. Por exemplo, você pode comer Beterrabas, Brócolis e Mirtilos juntamente com a stevia para apoiar o funcionamento anti-inflamatório no corpo.

Benefícios da Stevia Para Prevenir o Câncer:

Há muitas pesquisas e estudos realizados sobre como prevenir e curar o câncer. Como resultado, a ingestão de frutas e vegetais, que são ricas em nutrientes antioxidantes, ajuda na inibição do crescimento de células cancerosas.

Por outro lado, estudos mostraram que a stevia possui compostos antioxidantes, como o kaempferol, a quercetina, o ácido clorogênico, o ácido cafeico, a isoquercitrina e o isosteviol. Um deles, que é o kaempferol, ajuda na redução do risco de câncer de pâncreas em 23%.

Benefícios da Stevia Para Ajudar a Perder Peso:

A stevia não contém calorias e isso significa que é muito boa para aquelas pessoas que querem perder peso. Caso tenha se preocupado sobre o consumo de açúcar em seu chá, café ou qualquer bebida que precise do adoçante, você pode substitui-lo pela stevia.

Stevia Não Possui Reações Alérgicas:

Benefícios da Stevia

Algumas pessoas podem sofrer alergias caso estejam consumindo alimentos específicos, como nozes, grãos e outros tipos de alimentos. Além disso, as pessoas que sofrem de alergias podem ter vários sintomas, incluindo coceira, vermelhidão na pele, inchaço, vômitos, diarreia e até mesmo levar à morte. Não há reações alérgicas à stevia.

Stevia é Fonte de Compostos Antioxidantes:

Como a stevia é um tipo de plantas verdes, possui excelentes compostos antioxidantes, como flavonoides, triterpenos, taninos, ácido cafeico, kaempferol e quercetina. Esses nutrientes são muito benéficos para o mantimento da saúde.

Os flavonoides, que são compostos polifenólicos encontrados nas plantas, pode reduzir os riscos de certos problemas de saúde. A quercetina, o poderoso nutriente antioxidante, é benéfico como um composto anti-inflamatório e pode evitar danos dos radicais livres.

Stevia Não Contém Glúten:

O glúten é conhecido como uma proteína encontrada no trigo e muitas vezes encontrada em vários tipos de alimentos processados e junk foods, como pão e pizza. Os sintomas da doença celíaca podem vir de várias maneiras, tais como inchaço, náuseas e diarreias.

Neste ponto, as pessoas que sofrem com esta doença devem evitar alimentos com glúten. Então, caso sofra de doença celíaca, é permitida o consumo de stevia. Como a stevia não contém glúten, é seguro para todos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *