Início » Benefícios das Plantas » Abóbora do mato – o que é, benefícios e como usar!

Abóbora do mato – o que é, benefícios e como usar!

abobora do mato

A abóbora do mato deve ser usada para saúde corretamente, pois, essa planta é muito benéfica para tratar diversas condições de saúde. Além disso, a planta tem esse nome porque seu fruto se parece com uma pequena melancia, é usada como laxante para o tratamento de pessoas com prisão de ventre. É uma planta da família das Cucurbitaceae.

abobora do mato
abobora do mato

Também conhecida como aboboreira do mato, abobrinha do mato, cereja de purga, cerejeira de purga, melão de morcego e pepino do mato. Trata-se de uma trepadeira perene, de caule fino e liso, com folhas alternadas, podendo chegar a 7 centímetros de cumprimento, possui flores amarelas de 5 pétalas.

Seu fruto é pequeno, possui 1 centímetro de diâmetro de coloração verde escuro e pontuações disformes mais claras. Quando amadurecem, ficam escuros, quase pretos, e se desmancham facilmente. Os frutos são comestíveis tanto in natura quando em saladas ou conservas, utilizando-se do mesmo preparo para o pepino cultivado. Veja tudo sobre a abóbora do mato:

O que é abóbora do mato?

Pertencente à família das Cucurbitaceae, a planta abóbora do mato, cujo nome científico é Melothria pendula pode ser encontrada também com os nomes de pepino do mato, melão de morcego, cerejeira de purga, abobrinha do mato, aboboreira do mato, entre outros.

Possui um caule fino e liso, e trata-se de uma trepadeira perene que conta com folhas alternadas que podem ter até 7 cm de comprimento. As flores são compostas por 5 pétalas de coloração amarela, e o fruto, com apenas 1 cm de diâmetro, é verde escuro, ficando quase preto quando maduro.

Sua floração é de julho a setembro e pode ser encontrada principalmente por toda a Amazônia, no Cerrado e na Mata Atlântica. A colheira deve ser feita durante a estação chuvosa, pois nesse período a terra é úmida e macia, e as raízes usadas para fins medicinais devem estar perfeitas.

Benefícios da abóbora do mato:

A abóbora do mato possui propriedade laxante, sendo essa aplicada há muitos séculos para pacientes com prisão de ventre, mas também como um medicamento para controlar a febre e para estimular o apetite.

Pode ser usada ainda para o tratamento de afecções uterinas, úlcera, dismenorreia, opilação, epilepsia, obstrução das vísceras abdominais, hidropsia e morféia, além de outras afecções.

Pode ser usada para aliviar cólicas menstruais, corrimento vaginal, lepra, elefantíase e diversas patologias cutâneas. O chá das raízes da abóbora do mato ajuda a tratar o reumatismo agudo e crônico, assim como doenças do fígado e da vesícula biliar.

Além disso, a Abóbora do Mato conta com propriedades benéficas no tratamento do artritismo. Sífilis, paralisia, manchas no rosto, linfagites crônicas, leucorreia, furúnculos, feridas, febre intermitente, erisipelas, escrofulose, dores nas juntas, dilatações do estômago, entre outros.

Contraindicações:

É preciso fazer uso do medicamento, mesmo sendo natural, sempre com orientação médica. Não deve ser usado por pacientes com história de diarreia constante. Quando usado em grandes quantidades.

Pode apresentar alguns efeitos colaterais, como diarreia pastosa ou aumento do número de evacuações. Não foram encontradas contraindicações para a abóbora do mato nas literaturas consultadas. Consulte sempre um médico para mais orientações.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário