Fumária – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Fumária – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (96%) 5 vote[s]

Conheça a Fumária, planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios. A Fumária é uma planta herbácea de origem européia também conhecida pelos nomes de: fumo-da-terra, erva-moleirinha, erva-pombinha e fel da terra. Desde a Idade Média, herbários descreveram a planta como sento muito útil para a medicina natural, como no tratamento de eczemas, problemas de constipação, condições dermatológicas e outros. Na medicina popular turca, a Fumária é utilizada como um purificador de sangue e é componente de extratos que tratam alergias. Seus princípios ativos são: ácido fumárico, protopina e alcaloides. A planta é possível de ser encontrada em todo o mundo e não se conhece a origem de seu nome, mas há quem suponha que é porque suas folhas cinzentas se parecem com o fumo de um incêndio. Veja tudo sobre esta planta:Fumária

O que é Fumária:

A Fumária é uma planta medicinal que cresce em pequenos arbustos, e que possui folhas flores brancas ou rosadas com a ponta vermelha e suas folhas são verde-acinzentadas.

A Fumária também é conhecida como erva-moleirinha, erva-pombinha e fumo-da-terra. Seu nome cientifico é Fumária officinalis. Ela pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação.

Propriedades:

Esta planta possui propriedades depurativa, diurética, laxante, anti-inflamatória além de reguladora da secreção biliar e regeneradora da pele.

Benefícios:

Esta planta serve para ajudar no tratamento de pedras na vesícula, prisão de ventre, cólicas intestinais, urticária, sarna e psoríase.

Modo de uso:

As partes usada desta plantasão: Caule, folhas e flores.

Chá: Juntar uma colher (de chá) de Fumária seca e picada a 1 xícara de água ferventes. Deixar repousar durante 10 minutos. Em seguida coar, adoçar com mel e tomar de 1 a 3 xícaras por dia.

Efeitos Colaterais:

O consumo máximo diário desta planta deve ser de 3 xícaras de chá, pois o uso excessivo pode provocar vômito, diarreia e dor no estomago.

Contraindicações:

Esta planta é contraindicada para grávidas, mulheres que estão amamentando e indivíduos com problemas de estômago.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *