Acanto – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Acanto – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 5 vote[s]

Acanto – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, a Acanto, de nome científico acanthus mollis, é uma planta pertencente à família acanthaceae, sendo também conhecida como acanthus e pé-de-urso. De origem mediterrânea, trata-se de uma das mais antigas plantas cultivadas em jardins. Os historiadores geralmente consideram que as flores desta planta foram a inspiração para a arte corintiana nas colunas da arquitetura greco-romana. Este vegetal pode alcançar até dois metros de altura, com folhas de até um metro de comprimento e flores tubulares, de cor branca, lilás ou rosa com espinhos verdes ou arroxeadas brácteas. A acanthus floresce no final da primavera ou início do verão, cresce em áreas secas e é tolerante à seca e à sombra. Veja tudo sobre essa planta:Acanto

O que é Acanto:

Essa é uma planta da família acanthaceae, e tem como nome científico acanthus mollis. Pé-de-urso, como também é conhecida, popularmente, cresce até dois metros de altura, possui folhas de até um metro de comprimento de cor verde escuro.

Além disso, suas flores são tubulares, possuem espinhos e são das cores branca, lilás e rosa. E floresce no final da primavera ou no início do verão.

Propriedades da Acanto :

As principais propriedades desta planta incluem:

  • Emoliente;
  • Colerético;
  • Demulcente;
  • Adstringente;
  • Cicatrizante;
  • Analgésico
  • Detersiva;
  • Vulnerário.

Benefícios da Acanto:

Através das suas propriedades, a Acanto pode ser usada no tratamento de diversas doenças que afetam o sistema respiratório, a saúde íntima das mulheres e ainda trata problemas de cunho externo. Sendo assim é eficaz remédio natural para bronquite, resfriados, gripes, faringites.

Elimina distrofias da mucosa vulvovaginal, regulariza o fluxo menstrual e ainda trata a vulvovaginite. É também um forte medicamento de cura em casos de feridas, queimaduras, contusões e eczemas na região cutânea.

Além de todas essas ações benéficas ao corpo humano, a acanto também trata outras doenças que afetam os sistemas do corpo humano, como a colecistite, disfunção hepatobiliar, colelitíase, herpes e retocolite.

Seus princípios ativos são uma vantagem à parte, pois carregam em si elementos como sais minerais, ácidos orgânicos, mucilagens, resinas, taninos, glucídios e princípio amargo.

Modo de Usar o Acanto:

As partes utilizadas da planta são as suas folhas, flores e raízes. A planta Acanto é utilizada internamente, por meio de infusão ou decoção, e externamente, na forma de cataplasmas, gargarejo, colutório, compressas, lavagem e irrigações vaginais.

Para tratar diarreia, a indicação é preparar uma infusão de um grama de folhas secas e raízes de Acanto em uma xícara de água fervente, filtrar e beber em duas vezes durante o dia.

Devido às suas propriedades adstringente e cicatrizante, a Acanto pode ser usada em feridas, após lavá-las com água e sabão. A infusão preparada com folhas e flores ajuda a abrir o apetite, descarrega o fígado e regula a digestão.

Para preparar a decocção, recomenda-se utilizar 10 gramas de folhas e raízes da Acanto em 100ml de água, durante o período de 15 minutos.

O gargarejo é indicado para as inflamações na boca e garganta, além de estomatite; já a maceração de folhas bem picadas pode ser usada para lavagem de feridas. Colocar as folhas sobre as feridas inflamadas tem ação cicatrizante.

O suco da Acanto pode ser utilizado como um tratamento sintomático de herpes, queimaduras e contusões, enquanto que as sementes regularizam o ciclo menstrual.

Cuidados:

Embora não tenham sido encontradas contraindicações para o uso da Acanto, lembre-se que todo tratamento, seja ele natural ou não, deve ser feito apenas sob orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *