Benefícios das Plantas

Acanto – o que é, benefícios e como usar

acanto

O acanto é uma planta pertencente à família acanthaceae, sendo também conhecida como acanthus e pé-de-urso. De origem mediterrânea, trata-se de uma das mais antigas plantas cultivadas em jardins.

Este vegetal pode alcançar até dois metros de altura, com folhas de até um metro de comprimento e flores tubulares, de cor branca, lilás ou rosa com espinhos verdes ou arroxeadas brácteas.

acanto
acanto

Além disso, a acanthus floresce no final da primavera ou início do verão, cresce em áreas secas e é tolerante à seca e à sombra. Veja tudo sobre essa planta:

Quais são as propriedades?

As principais propriedades desta planta incluem:

  • Emoliente;
  • Colerético;
  • Demulcente;
  • Adstringente;
  • Cicatrizante;
  • Analgésico
  • Detersiva;
  • Vulnerário.

Quais são os benefícios da acanto?

Além disso, a acanto pode ser usada no tratamento de diversas doenças que afetam o sistema respiratório, a saúde íntima das mulheres e ainda trata problemas de cunho externo. Sendo assim é eficaz remédio natural para bronquite, resfriados, gripes, faringites.

Elimina distrofias da mucosa vulvovaginal, regulariza o fluxo menstrual e ainda trata a vulvovaginite. É também um forte medicamento de cura em casos de feridas, queimaduras, contusões e eczemas na região cutânea.

Além de todas essas ações benéficas ao corpo humano, a acanto também trata outras doenças que afetam os sistemas do corpo humano, como a colecistite, disfunção hepatobiliar, colelitíase, herpes e retocolite.

Seus princípios ativos são uma vantagem à parte, pois carregam em si elementos como sais minerais, ácidos orgânicos, mucilagens, resinas, taninos, glucídios e princípio amargo.

Como usar a acanto?

As partes utilizadas da planta são as suas folhas, flores e raízes. Além disso, a planta é utilizada internamente, por meio de infusão ou decoção, e externamente, na forma de cataplasmas, gargarejo, colutório, compressas, lavagem e irrigações vaginais.

Para tratar diarreia, a indicação é preparar uma infusão de um grama de folhas secas e raízes de acanto em uma xícara de água fervente, filtrar e beber em duas vezes durante o dia.

Devido às suas propriedades adstringente e cicatrizante, a acanto pode ser usada em feridas, após lavá-las com água e sabão. Portanto, a infusão preparada com folhas e flores ajuda a abrir o apetite, descarrega o fígado e regula a digestão.

Para preparar a decoção, recomenda-se utilizar 10 gramas de folhas e raízes da Acanto em 100ml de água, durante o período de 15 minutos.

O gargarejo é indicado para as inflamações na boca e garganta, além de estomatite; já a maceração de folhas bem picadas pode ser usada para lavagem de feridas. Colocar as folhas sobre as feridas inflamadas tem ação cicatrizante.

O suco da Acanto pode ser utilizado como um tratamento sintomático de herpes, queimaduras e contusões, enquanto que as sementes regularizam o ciclo menstrual.

Cuidados:

Embora não tenham sido encontradas contraindicações para o uso da Acanto, lembre-se que todo tratamento, seja ele natural ou não, deve ser feito apenas sob orientação médica.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário