Cardo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Cardo – O que é, Benefícios e Como Usar
5 (100%) 1 vote[s]

Cardo – O que é, Benefícios e Como Usar esta planta. Além disso, o Cardo se tornou um dos principais aliados naturais na hora de combater os problemas do fígado. Ela é uma planta medicinal, também conhecida como Serralha-de-folhas, muito utilizada para fazer remédios caseiros para problemas no fígado e na vesícula biliar, por exemplo.

cardo

O Cardo é utilizado como planta medicinal desde o século 4 a.C., porém, seu uso no tratamento de doenças hepatobiliares data do século XVIII. Desde essa época, já se tinha conhecimento da forma que esta planta age no fígado e na bílis. Porém, os usos do Cardo vão além dessa questão; pode ser utilizado até para a bronquite (veremos melhor a seguir) e como substituto para o café.

Propriedades do Cardo:

O Cardo é composto por açúcares, silimarina, flavonoides, histamina, óleo essencial, óleo fixo, mucilagem, proteínas e saponinas. Além de possuir essas outras propriedades:

  • Antissépticas;
  • Aperientes;
  • Antioxidantes;
  • Anti-inflamatórias;
  • Diuréticas;
  • Tônicas;
  • Regeneradoras;
  • Colagogos;
  • Depurativas;
  • Digestivas.

Agora que você já conhece as suas principais propriedades, confira também os Benefícios do Cardo Para Saúde:

Benefícios do Cardo Para Saúde:

  • Um dos principais benefícios desta planta para a nossa saúde é a proteção do nosso fígado. Ela ajuda a eliminar as toxinas, ajudando o fígado a renovar os seus tecidos.
  • Esta planta é um ótimo antioxidante natural capaz de combater o stress oxidativo causado pelos radicais livres, que como sabe, causam o envelhecimento precoce.
  • Vários especialistas defendem que o Cardo pode melhorar o funcionamento do nosso cérebro, graças aos seus componentes.
  • Saiba que graças às suas funções protetoras do nosso fígado, a planta pode ajudar a combater a diabetes.
  • Esta planta estimula a produção de glutationa, uma substância cuja função passa por desintoxicar as células, fortalecendo as membranas externas das nossas células, protegendo-as das toxinas.
  • Segundo um estudo feito por cientistas alemães, esta planta tem propriedades que inibem a produção de colesterol total.

Como Consumir o Cardo:

O Cardo vem em muitos formatos. Pode ser consumido diretamente da planta, embora não seja a melhor maneira, já que a silimarina se encontra principalmente nas suas sementes.

Sem sombra de dúvida, a tintura, as cápsulas, os suplementos e os extratos são a melhor opção, pela simples razão de que vêm na concentração necessária para combater os problemas do fígado.

Como Fazer o Chá de Cardo:

Para preparar o chá, use a proporção de duas colheres de sopa das folhas para cada meio litro de água. Em um recipiente, coloque a água e as folhas e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, cronometre aproximadamente cinco minutos e desligue em seguida.

Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. A dose indicada é de duas ou três xícaras ao dia, consumidos em goles pequenos e pausados.

beneficios do cardo

Contraindicações do Cardo:

Esta planta é contraindicada para crianças, indivíduos hipertensos ou que tenham problemas renais, úlcera e gastrite. Quando consumido de forma excessiva, pode causar queimaduras nas mucosas das vias digestivas, diarreias e vômitos.

As sementes da planta não devem ser ingeridas em grandes quantidades e pode elevar a pressão arterial. Outros efeitos colaterais incluem náuseas, diarreias leves e problemas estomacais. Lembre-se que qualquer tratamento médico deve ser feito com o auxílio de um especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *