Os 15 Benefícios da Pata de Vaca Para Saúde

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Os 15 Benefícios da Pata de Vaca Para Saúde
4.7 (94.81%) 54 votes

Os 15 Benefícios da Pata de Vaca Para Saúde que muitas pessoas desconhecem. Além disso, a Pata de Vaca é riquíssimas em nutrientes que beneficiam a saúde humana de forma geral. A Pata de Vaca é uma planta muito popular no Brasil, é encontrada em abundância na região Sul e em Países como Paraguai, Uruguai e Argentina.

pata de vaca

O nome científico da Pata de Vaca é Baleia Foticata, no entanto, é conhecida por muitos como mororó, pata de boi, unha de vaca e pata de burro. Talvez você ainda não saiba o que é Pata de Vaca. Seria natural. Não é um elemento da nossa flora tão conhecido, mas é de grande valia para quem tem diabetes.

Mas abaixo você irá conferir detalhadamente diversos Benefícios da Pata de Vaca, mas antes conheça o seu valor nutricional.

Valor Nutricional da Pata de Vaca

A casca e o caule da Pata de Vaca possuem propriedades expectorantes; as raízes da Pata de Vaca combatem vermes; já suas as flores da Pata de Vaca possuem ação purgativa, ou seja, laxante, que provoca diarreia e faz o intestino eliminar seu conteúdo. As folhas da Pata de Vaca são diuréticas e indicadas contra a diabetes. Os princípios ativos da Pata de Vaca são os taninos, glicosídeos e flavonoides. Então, confira agora Os 15 Benefícios da Pata de Vaca Para Saúde:

Benefícios da Pata de Vaca Para o Emagrecimento

Devido aos efeitos hipoglicemiante e diurético da Pata de Vaca é possível usar a planta como auxílio para perder peso. Mas para esse efeito, a ingestão do chá deve ser acompanhada por um nutricionista, combinada com uma dieta leve e a prática diária de exercícios físicos.

Benefício da Pata de Vaca na Cicatrização de Feridas

O banho feito com a erva Pata de Vaca ferve como um excelente cicatrizante, especialmente em pacientes que possuem diabetes e têm maior dificuldade na cicatrização.

Para isso, prepare uma quantidade maior do chá de Pata de Vaca (a cada 200 ml de água será usada duas folhas da planta) e use a solução na hora do banho. O tratamento pode ser feito diariamente até que a ferida se feche.

Benefícios da Pata de Vaca Contra Cálculos Renais

Os benefícios diuréticos e depurativos do chá Pata de Vaca auxiliam os rins e a bexiga a excretarem todas as toxinas no organismo evitando a formação de cálculos renais e tratando da poliúria e cistite através do aumento de micções.

Benefício da Pata de Vaca na Regeneração Muscular

Usando a Pata de Vaca é possível minimizar o desgaste causado ao nosso corpo pelas atividades do dia a dia, já que as substâncias com propriedades especiais no processo de regeneração celular ajudam a ativar o sistema imunológico.

Benefícios da Pata de Vaca Contra o Câncer

Trabalhos publicados em revistas especializadas comprovam a eficácia da Pata de Vaca também nos processos de prevenção e redução de tumores no processo cancerígeno.

Benefício da Pata de Vaca Para Aumentar a Imunidade

Estudos recentes chegaram a conclusão que a Pata de Vaca ajuda a Aumentar a Imunidade, o que ajuda nos processos patológicos, já que a maioria das doenças começa a nível celular, com alterações metabólicas.

Benefícios da Pata de Vaca Contra Afecções Urinárias

O uso medicinal da Pata de Vaca é potencializado caso as folhas sejam colhidas antes da floração, e secas ao sol. Na medicina popular usam-se as folhas, a casca, os ramos e as raízes da Pata de Vaca no tratamento das afecções urinárias.

Benefício da Pata de Vaca Para Baixar os Níveis de Glicose

Podemos destacar que o flavonóide kaempferintrina, uma substância presente nas folhas da Pata de Vaca pode ter esse efeito hipoglicemiante para ajudar baixar os níveis de glicose no organismo.

Benefícios da Pata de Vaca na Desintoxicação do Organismo

O efeito calmante e diurético da Pata de Vaca promove uma desintoxicação no organismo favorecendo esses órgãos, especialmente o fígado que também armazena a glicose, produz as proteínas, secreta a bile e sintetiza o colesterol. Quando esse órgão não tem um bom funcionamento, todo o organismo sente.

Benefício da Pata de Vaca Contra a Diabetes

Conhecida na medicina alternativa como “insulina vegetal“, uma das principais funções da Pata de Vaca é ajudar no tratamento de pessoas com diabetes.

A planta tem capacidade de reduzir níveis de açúcar do sangue e aumentar a interação da insulina com as células, o que estimula a degradação da glicose, evitando que ela fique circulando no sangue por muito tempo.

pata de vaca beneficios

Outros Benefícios da Pata de Vaca Para Saúde

Além de auxiliar eficientemente nos problemas relatados, a sabedoria popular ainda afirma que a Pata de Vaca também mostra grande poder como complemento nos tratamentos das seguintes doenças:

  • A Pata de Vaca combate e previne a anemia;
  • A Pata de Vaca mostrou ser totalmente eficiente contra a gota;
  • Estudos revelaram que a Pata de Vaca ajudar a regular significativamente a Pressão arterial;
  • Pata de Vaca Previne doenças e facilita a saúde do coração;
  • A Pata de Vaca é rica em nutrientes que combatem a Hemofilia.

Efeitos Colaterais da Pata de Vaca

O chá de Pata de Vaca não deve ser consumido por mulheres que estão em processo de amamentação ou gestantes. Pacientes que estão enfrentando crises de excesso de glicose no sangue também devem evitar o consumo da Pata de Vaca.

É preciso ter moderação na hora de utilizar a planta medicinal. O uso em excesso do chá de folhas de Pata de Vaca pode ocasionar efeitos adversos.

O consumo sem moderação da planta também pode provocar crises de diarreia pastosa e aumentar o número de evacuações em indivíduos que possuem intestinos com tendências à diarreia. Pacientes com distúrbios da coagulação sanguínea só devem consumir o chá de planta acompanhados por especialista.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *