Cimicífuga – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Cimicífuga – O que é, Benefícios e Como Usar
4.8 (95.29%) 17 vote[s]

Cimicífuga – O que é, Benefícios e Como Usar esta planta. Além disso, a Cimicífuga possui propriedades medicinais que são altamente utilizadas para tratar diversas doenças. A Cimicífuga também é conhecida popularmente como erva-de-são-cristóvão. Ela foi originalmente classificada como pertencente ao gênero Actaea (actéia) e depois reclassificada sob o gênero Cimicífuga, sendo assim comumente chamada.

cimicifuga

Porém, mais recentemente, há pouco mais de 10 anos, foi novamente reclassificada no gênero Actaea, e atualmente também é chamada de actéia e o nome “Cimicífuga” tende a cair em desuso. Esta especiaria é considerada um remédio natural para a saúde das mulheres, pois possui eficácia no tratamento de sintomas neurovegetativos associados à menopausa.

Além disso, consegue ser uma espécie de estrógeno – um hormônio que nessa época fica em baixa no corpo feminino. A erva é eficaz para ajudar a tratar os sintomas da menopausa, uma vez que pode apresentar efeitos semelhantes ao estrogênio. Esta erva também pode ajudar a tratar e prevenir a enxaqueca menstrual que ocorrem como resultado de flutuações hormonais.

Propriedades da Cimicifuga:

De acordo com a medicina chinesa tradicional, a Cimicífuga possui propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Já na Europa é conhecida pelo poder antiespasmódico, anódino, sedativo e pela ação tônica uterina e preparadora de parto. Além disso tudo, a planta ainda é hipoglicemiante, hipotensora, diaforética e equilibradora de hormônios femininos, como o estrogênio. Confira agora os Benefícios da Cimicífuga Para Saúde:

Benefícios da Cimicífuga Para Saúde:

  • Usada para tratar problemas dermatológicos em crianças, como eczemas, também era indicado e ainda é para para psoríases.
  • Em adultos, é usado para tratar bronquite e tosse, especialmente coqueluche, por sua ação expectorante e antiespasmódica.
  • Combate calores, depressão, insônia, cólicas, dor de cabeça e nas costas, secura vaginal e da pele, irritação nervosa e vertigens;
  • É um forte agente no tratamento de transtornos ginecológicos, como endometrites, dismenorreias, inflamação do útero ou na região pélvica, espasmos uterinos e artrite reumatoide.

Outros Benefícios da Cimicífuga Para Saúde:

  • Trata sintomas da menopausa e TPM;
  • Promove o equilíbrio hormonal;
  • Possui ação anti-inflamatória e hipotensora;
  • Cuida do reumatismo muscular e da artrite reumatoide.

Como Usar a Cimicífuga:

Antes de fazer uso desta planta, seu médico deverá ser consultado, pois a menopausa é uma alteração relevante no corpo da mulher e merece total atenção. Assim, quando estiver sentindo alguns desses sintomas, procure imediatamente um profissional especializado e tente converter os sintomas antes que surjam as complicações.

A Cimicífuga é encontrada na forma de tintura, extrato líquido, cápsulas e mais raramente a raiz seca, cortada ou em pó, para ser tomada em deccoção, combinada com a sálvia e a mil-folhas, que reforçam a sua ação.

Outro aspecto que deve ser do conhecimento de todos, é que esta planta é contraindicada para pessoas que já apresentaram algum transtorno hepático ou para as mulheres durante a gravidez e no período de amamentação.

beneficios da cimicifuga

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Cimicífuga:

A Cimicífuga é uma ótima alternativa na terapia de reposição hormonal para mulheres e uma das principais vantagens do seu consumo é a menor incidência de efeitos colaterais, quando comparado com outros medicamentos.

É contra indicado para pessoas com transtorno hepático, mulheres durante a gravidez e no período de amamentação. Fora esses casos, qualquer pessoa pode fazer uso desse medicamento natural, sem abusar do tratamento.

Em doses elevadas pode provocar perturbações leves no trato gastrointestinal, como náusea e dores abdominais, assim como bradisfigmia (lentidão da pulsação), tonturas, vômitos, dores de cabeça e transtornos visuais e nervosos

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *