Plantas medicinais

Dente de leão é bom para o fígado: veja 30 benefícios da planta

dente de leao

A planta chamada de dente-de-leão (taraxacum officinale) é considerada daninha por muitos, tamanha é a facilidade com que se dissemina, inclusive através de brincadeiras de crianças, que sopram suas sementes ao vento, espalhando-as e ajudando a planta a germinar.

Além disso, os beneficios do dente de leão pode contribuir para a redução de diversos sintomas negativos em nosso corpo, mas como o uso medicinal de diversas plantas, é fundamental analisarmos melhor sobre os efeitos e consequências que também pode ser oferecidos.

No nordeste do Brasil é conhecida como “esperança” e recebe, em nosso país diversos outros nomes, como: taraxaco, alface-de-cão, amargosa, amor-de-homem, etc. Nos Estados Unidos, segundo consta, costumavam usar suas flores para a fabricação de um licor.

As folhas de dente de leão possuem vários antioxidantes que têm um efeito positivo na saúde. A planta inteira contém alta quantidade de ácido cinurênico, que é essencial para manter a saúde digestiva. Tem a capacidade para reduzir a irritação e vermelhidão.

Dente de leão é bom para o fígado: veja 30 benefícios da planta
dente de leão

Benefícios do dente de leão para saúde:

1. Saúde do fígado:

A tradição nativa americana e a medicina tradicional chinesa consumiram dente de leão para melhorar a saúde do fígado, azia e a flexibilização dos problemas de barriga. Além disso, ele também é um diurético e tem sido tipicamente usado para eliminar o excesso de fluido do corpo.

2. Melhora a saúde da mulher:

Além disso, a capacidade de auxiliar a desintoxicação natural do corpo, bem como o alto conteúdo de magnésio e zinco também faz um auxilio popular para a saúde das mulheres. Os benefícios do dente-de-leão servem para uma série de problemas de saúde, incluindo infecções do trato urinário, mastite, desequilíbrio hormonal e mantém pele saudável.

3. Cura os furúnculos e abscessos:

Você pode criar uma cataplasma ou uma pasta de dente de leão. No caso, você deverá aplicar a pasta em feridas, furúnculos e abscessos para acelerar o processo de cicatrização e aliviar naturalmente os sintomas da dor.

  • Portanto, encha um frasco dentes de leão e despeje um óleo base (como azeite) até o frasco ficar cheio.
  • Depois armazene o óleo em um local quente por duas semanas.
  • Em seguida, coloque e armazene o óleo infundido na geladeira entre os usos para conservar.

4. Ajuda na remoção de verrugas:

É sugerível aplicar a seiva da raiz do dente de leão às verrugas várias vezes por dia. Além disso, a aplicação deve auxiliar na eliminação completa das verrugas.

5. Fertilizante:

Além disso, o dente de leão pode ser usado para fazer um fertilizante eficaz. Coloque os eles (incluindo raízes e folhas) em um balde. Adicione 8 xícaras de água por cada 500 gramas de dentes de leão. Em seguida, cubra o balde com uma tampa e deixe-o descansando por 2 a 4 semanas.

Depois de algumas semanas, aplique o líquido para remover as ervas daninhas fermentadas. Para cada 1 parte de suco adicione 10 partes de água. Pulverize isso em suas plantas para ajudá-los a crescer como ervas daninhas.

6. Tratar asma:

A Vitamina C  também ajuda a reduzir os sintomas de asma. pois, ajuda a proteger contra os efeitos prejudiciais de contaminação do corpo humano, o que muitas vezes resulta em sintomas semelhantes à asma.

7. Problemas cardiovasculares:

O dente de leão possui ação antioxidante e por isso age combatendo os radicais livres. Portanto, ele proporciona uma série de benefícios, como reduzir o risco de câncer , problemas cardiovasculares e também evita o envelhecimento.

8. Ossos fortes:

O dente de leão possui alta quantidade de cálcio que é vital para o crescimento do osso e da força. Ele contém antioxidantes , tais como Vitamina C e luteolina, que impede os ossos de danos devido aos radicais livres. Ela impede fraqueza óssea, fragilidade e diminuição da densidade.

9. Ajuda no tratamento de doenças renais:

Além disso, estudos sugerem que várias espécies de dente de leão têm sido amplamente usadas em doenças renais e urinarias para aumentar a eliminação de líquidos. No entanto, alguns especialistas afirmam que ao contrário dos diuréticos encontrados na forma de medicamento, ele não faz com que a pessoa perca muito potássio pela urina.

10. Ação diurética:

As propriedades diuréticas em dente de leão removem os elementos tóxicos dos rins e do trato urinário. Além disso, essas propriedades de desinfecção evitam o crescimento microbiano no trato urinário.

Dente de leão é bom para o fígado: veja 30 benefícios da planta
benefícios de dente de leão

11. Saúde da pele:

Além disso, a seiva de dente de leão ajuda a tratar as doenças de pele que são o resultado de infecções fúngicas e infecções microbianas. A seiva é rica em alcalino e possuem propriedades inseticidas, germicidas e fungicidas. A seiva pode ser aplicada em eczema, comichões e outras condições da pele, sem quaisquer efeitos secundários.

Veja Também: Acabe com a Pele Oleosa Usando Apenas Isto!

12. Reduzir a acne:

O suco de dente de leão é um grande diurético, desintoxicante, antioxidante e estimulante que são eficazes para tratar a acne. O suco de dente de leão ajuda a regular a secreção hormonal, aumentando o suor e abrindo os poros. Isto ajuda a remover as toxinas na forma de urina e suor. A aplicação externa de dente de leão impede a infecção microbiana e reduz a acne. Uma vez que possui Vitamina C, também acelera o processo de cicatrização, eliminando a inflamação vermelha e cicatrizes.

13. Ajuda no emagrecimento:

A urina contém cerca de 4% de gordura de modo que mais micção leva à perda de mais água, bem como gorduras do corpo. Como o dente de leão é diurético, aumenta a micção e ajuda a perder peso sem quaisquer efeitos secundários. Além disso, o dente de leão contém baixas calorias. É também usado como edulcorantes uma vez que não contêm açúcar insalubre.

14. Combater icterícia:

Além disso, o dente de leão é eficaz para neutralizar a icterícia e ajuda curá-lo. Ele melhora a saúde do fígado e regula a produção de bílis. Tem propriedades diuréticas que melhoram a micção que ajuda a remover o excesso de bílis. A luteolina e Vitamina C age como um antioxidante e desinfetante que neutraliza as infecções virais.

15. Prevenir a constipação:

O dente de leão é rico em fibras, que auxilia a digestão e boa saúde intestinal. Ela aumenta os movimentos intestinais, acrescenta volume às fezes e reduz a constipação e diarreia. Isso impede os problemas gastrointestinais, regulando os movimentos intestinais. Ele também alivia o estômago. Ela aumenta o apetite.

16. Diminui a diabetes:

Além disso, o suco desta auxilia os pacientes diabéticos para estimular a produção de insulina do pâncreas, mantendo baixo nível de açúcar no sangue. Ela aumenta a micção em pacientes diabéticos, que elimina o excesso de açúcar do corpo. Portanto, ela impede a deposição de açúcar nos rins, promovendo a micção. Isso impede os picos prejudiciais e mergulha em pacientes diabéticos.

17. Inibe o crescimento de bactérias nocivas:

Carregado com propriedades úteis, esta planta inibe o crescimento de bactérias nocivas nos rins e sistema urinário. É também um bom diurético que ajuda a limpar o desperdício nos rins e remove o excesso de sais do corpo.

20. Restaura o equilíbrio do açúcar:

O dente-de-leão é conhecido por sua capacidade de manter os níveis saudáveis de açúcar e insulina no corpo.

21. Ação antioxidantes:

O dente-de-leão é uma boa fonte de antioxidantes , o que significa que reduz os danos causados pelos radicais livres no corpo humano. Ele ajuda o corpo e a pele a permanecer mais jovem por um longo período de tempo.

22. Reduzir os níveis de colesterol:

Além disso, ele também trabalha para manter os níveis de colesterol no sangue sob controle.

23. Vesícula biliar:

O chá de dente-de-leão é uma boa maneira de garantir que a sua vesícula biliar permaneça saudável, uma vez que ajuda a reduzir a inflamação, melhorando a produção de bile. Portanto, ele também ajuda a limpar os bloqueios da bexiga.

24. Ajuda na inflamação: 

O chá de dente-de-leão é uma boa maneira de reduzir a inflamação em qualquer lugar do corpo. Além disso, ele é rico em fitonutrientes e ácidos graxos essenciais que ajudam a derrubar os níveis de inflamação. A redução da inflamação significa menos inchaço e dor!

25. Ajuda na digestão:

O dente de leão pode ter muitos efeitos positivos no seu sistema digestivo. Portanto, ele melhora o apetite e alivia as doenças digestivas.

26. Melhorar a produção de leite materno:

Ele é eficaz para acelerar o fluxo sanguíneo. Além disso, como resultado, o volume do leite materno está melhorando. Se o fluxo sanguíneo está melhorando, a qualidade do leite materno também está aumentando.

Dente de leão é bom para o fígado: veja 30 benefícios da planta
dente de leão e seus benefícios

27. Combate a depressão:

A depressão é uma doença complexa que pode ser parcialmente resultado de deficiências nutricionais e inflamação, Além disso, o chá de dente de leão é uma rica fonte de vitaminas B que melhora o humor, e seu efeito anti-inflamatório também pode proporcionar alívio da depressão.

28. Reduz o peso:

Ele pode proporcionar alívio porque atua como um diurético e aumenta a produção de urina. Um estudo mostrou um aumento da produção de urina após duas porções de 1 xícara de chá de dente-de-leão feitas a partir das folhas da planta.

29. Ajuda combater a leucemia

Além disso, o chá Ajuda combater a leucemia que é um tipo perigoso de câncer de sangue que muitas vezes é difícil de tratar.

30. Melhora transtorno urinário: 

O Chá de dente de leão é um diurético que limpa o sal, o excesso de água e o desperdício dos rins aumentando a produção de urina. As boas propriedades também impedem o crescimento do microbiano no sistema urinário.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.