Assa Peixe – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Assa Peixe – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.73%) 67 vote[s]

Assa Peixe – O que é, Benefícios e Como Usar esta erva medicinal. Além disso, aAssa Peixe possui ricas propriedades que auxiliam na boa saúde do organismo. O Assa Peixe é uma planta medicinal também conhecida como assa-peixe-branco, assapeixe, chamarrita, cambará-branco e cambará-guaçú. Inclui as espécies Vernonia ruficoma e Vernonia polyanthes.

assa peixe

Essa planta originária das regiões temperadas do Brasil, é usada na medicina tradicional com anti-inflamatório e muito útil em casos de asma. É uma planta silvestre, comum nos cerrados de São Paulo, Mato Grosso, Minas gerais e Goiás; sendo o seu uso medicinal nessas regiões comprovado por vários estudos.

Multiplica-se com facilidade em terrenos de pastagem e solos pouco férteis, nas beiras de estradas, nos lugares abertos, sendo, por isso, considerada como planta daninha nas culturas perenes.

Propriedades da Assa Peixe:

Entre seus princípios ativos estão alcaloides, glicosídeos, flavonoides, óleo essencial e sais minerais. Seus benefícios envolvem ação antiasmática, antigripal, anti-hemorroidária, antilítica, balsâmica, béquica, diurética, expectorante, hemostática e tônico pulmonar. Confira agora os Benefícios da Assa Peixe Para Saúde:

Benefícios da Assa Peixe Para Saúde:

  • A planta Assa Peixe é eficiente para o tratamento de gripe e resfriado graças a sua ação expectorante, que ajuda aliviar os sintomas da tosse descongestionando as vias respiratórias.
  • A planta por ser expectorante é eficaz para eliminar o catarro que fica acumulado nas vias respiratórias, impedindo a respiração causando mal estar.
  • Segundo depoimento de pacientes que utilizaram o chá feito com es planta obtiveram melhoras significativas no tratamento de pneumonia.
  • O poder curativo desta erva também é um poderoso combatente das infecções uterina auxiliando nas cicatrizações de feridas causadas por bactérias.
  • O poder hemostático da planta Assa-Peixe é uma aliada para tratamento de bronquite seu consumo pelo menos três vezes ao dia ajuda combater esse problema.
  • Esta planta além de ter efeito anti-inflamatório, ainda é diurética ajudando a eliminar as pedras nos rins e as infecções causadas por bactérias.
  • Por ser diurética a planta é imbatível no tratamento contra as hemorroidas. Suas propriedades anti-inflamatórias auxiliam no tratamento das infecções.

Como Usar a Assa Peixe:

A planta Assa-Peixe pode ser aproveitada das folhas até suas raízes para preparação de chás e xaropes contra gripe e resfriado, pois tem ação expectorante. A cada 6 folhas de Assa Peixe 1 L de água já em estado de fervura.

Modo de Preparo: Em uma panela adicione água e deixe ferver, em seguida adicione as folhas picadas da Assa Peixe, deixe ferver por 10 minutos. Tome três vezes ao dia.

O xarope deve ser feito utilizando três folhas picadas da Assa Peixe e uma xícara de água. Deixe água ferver, adicione as folhas picadas e deixe ferver por 5 minutos com a panela tampada. Coe, em seguida adicione duas xícaras de café de mel, beba três vezes ao dia uma colher de sopa.

beneficios da assa peixe

Contraindicações da Assa Peixe:

Não foram encontrados na literatura atual efeitos colaterais para o consumo da planta. O chá de Assa Peixe não deve ser ingerido por gestantes e mulheres em fase de lactação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *