Benefícios das Plantas

Os 6 benefícios do abajerú para saúde!

abajeru

O abajerú é um arbusto da família das Chrysobalanaceae. A planta possui frutos comestíveis, também usados na produção de doces e suas folhas, na forma de chá, são eficazes para tratar algumas doenças, pois possuem propriedades hipoglicemiante, antiblenorrágico, antidiabético e antirreumático.

O uso da abajerú é ornamental e também para estabilizar bordas praia e evitar a erosão. A planta é tolerante ao sal e sobrevive bem ao inverno. Ela pode chegar a medir entre um e três metros. A cor das folhas varia de verde à vermelha, enquanto que a casca assume coloração acinzentada ou marrom avermelhada, com manchas brancas.

benefícios do abajerú
benefícios do abajerú

O que é abajerú?

Abajerú é uma planta medicinal, também conhecida como Bajarú, Guajerú, Abajero, Ajuru ou Ariu e é muito utilizada no tratamento da diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente da diabetes tipo 2.

No entanto, também pode ser usada para controlar a diarreia e a inflamação das articulações e da pele.

O seu nome científico é Chrysobalanus icaco e, pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou em farmácias de manipulação.

Propriedades:

As propriedades desta planta incluem ação antiblenorrágica, antidiabética, anti-reumática e diurética.

Quais os benefícios do abajerú?

Esta planta serve para ajudar no tratamento de:

  1. Blenorragia crônica;
  2. Diabetes tipo 2;
  3. Diarreia;
  4. Reumatismo;
  5. Baixar o colesterol;
  6. Emagrecer.

Modo de uso:

A parte mais utilizada desta planta é a folha para preparar chás e infusões.

Assim, para fazer uma infusão para controlar a diabetes deve-se colocar 20 folhas da planta num litro de água fervente e deixar repousar por 15 minutos e depois coar e beber 3 xícaras por dia.

No entanto, também se pode comer o fruto cru, cozido ou preparado em doces ou conservas. Além disso, as sementes contêm um óleo que pode ser colocado em saladas.

Efeitos colaterais:

Esta planta não causa qualquer efeito colateral conhecido e, por isso, não está contraindicado em nenhuma situação.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário