Fel da Terra – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Fel da Terra – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92.5%) 8 vote[s]

Fel da Terra – O que é, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, o Fel da Terra é propriedade pertencente à família das Gencianáceas. Ele pode ser chamado também, variando de região à região, de erva da febre, centáurea menor, planta de febre, erva do centauro, erva febrífuga, quebra febre e erva de quiron.

De pequeno porte, a Fel da Terra é anual e contém um caule duro e quadrangular que pode ter entre 6 e 28 centímetros de altura. Sua raiz é fibrosa, suas folhas opostas, sesseis, ovais, acuminadas, inteiras e de coloração verde clara.

Além disso, enquanto as flores da planta são de coloração rosa claro variando em tons até o avermelhado. O fruto da Fel da Terra é uma capsula alongada.

Nativa da Europa, a Fel da Terra cresce, geralmente, em regiões pantanosas e abertas, mas também em áreas secas. Existem aproximadamente 40 espécies da planta Fel da Terra, que podem variar de acordo com a área e região onde cresce.

Benefícios da Fel da Terra:

A Fel da Terra, quando utilizada para fins medicinais, contém benefícios derivados de suas propriedades, tais como:

  • tônico estomacais;
  • colerético;
  • hipoglicemiante;
  • laxante;
  • febrífuga;
  • cicatrizante;
  • sedativo.

A Fel da Terra é eficaz no combate às úlceras, no tratamento de feridas, chagas e eczemas, além de ser útil na redução do nível de glicose no sangue.

A planta também pode ser utilizada para combater problemas digestivos, inflamações, falta de apetite, anorexia, diabetes e dispepsia crônica. Pode auxiliar no combate da anorexia, falta de apetite, febre, diabetes e dispepsia crônica.

Se você deseja fazer o chá do Fel da Terra, confira os ingredientes e modo de preparo à baixo:

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de sopa de Fel da Terra;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Em um bacia, coloque a água e leve ao fogo para ferver.
  • Depois, adicione a erva e aguarde alcançar fervura.
  • Quando isso acontecer, desligue o fogo e feche, deixando a mistura abafada por um período de aproximadamente 8 a 10 minutos.

Passado este período, coe e beba. A indicação é de que o paciente consuma uma dose entre duas e três xícaras espaçadas ao decorrer do dia.

Efeitos Colaterais do Fel da Terra:

Não foram encontradas efeitos colaterais, mas recomenda-se que, pela falta de relatos sobre o uso durante a gestação e amamentação, não seja consumida por gestantes e lactantes.

Pacientes que possuem distúrbios de coagulação sanguínea, portadores de doenças no fígado, hipotensos e úlceras pépticas não devem consumir o Fel da Terra.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *