Início » Benefícios das Plantas » Ginseng indiano – o que é, benefícios e como usar!

Ginseng indiano – o que é, benefícios e como usar!

ginseng indiano

O ginseng indiano é popular na medicina ayurvedica (Ciência da Vida) que mostrou resultados incríveis para a saúde. De acordo com pesquisas o ginsseng indiano pode auxiliar na diminuição do cortisol e equilibrar os hormônios tireoidianos. Na Índia, ela possui o nome de ashwagandha e é conhecida como ‘a força do garanhão’, uma vez que tradicionalmente tem sido usado para fortalecer o sistema imunológico após várias doenças.

ginseng indiano
ginseng indiano

O Ginseng Indiano possui a capacidade de aumentar a resistência e contém propriedades extraordinárias para o alívio do estresse. Veja tudo sobre esta planta:

O que é ginseng indiano:

O Ginseng Indiano é uma planta medicinal, conhecida também como Ashwagandha ou Withaia somnifera, que pode ser usada como remédio fitoterápico para a impotência sexual, estresse e cansaço, provocado por esforço físico e mental.

Esta planta pertence à família das plantas solenáceas, tal como o tomate, e tem também frutos vermelhos e flores amarelas, embora apenas as suas raízes sejam usadas para fins medicinais.

Benefícios da ginseng indiano:

O uso desta planta medicinal pode ter vários benefícios para a saúde como:

  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Reduzir o colesterol alto;
  • Combater a insônia;
  • Aumentar o desejo sexual;
  • Reduzir o cansaço físico;
  • Aumentar a força muscular;
  • Melhorar os níveis de energia;
  • Estimular o sistema imune.

Além disso, esta planta também pode ser usada em alguns casos para completar o tratamento do câncer, uma vez que torna as células cancerígenas mais sensíveis à radioterapia ou quimioterapia.

Preço e onde comprar o ginseng indiano:

Esta planta pode ser encontrado na forma de pó ou comprimidos, embora se possa fazer chá das suas raízes.

Como usar o ginseng indiano:

As partes que podem ser utilizadas do Ginseng Indiano são as raízes e as folhas que podem ser usadas em:

  • Decoção: Tomar 1 xícara de chá feita com 1 colher de raiz seca em 120 ml de leite ou água fervida. Repousar por 15 minutos e tomar morno para combater o estresse e o cansaço.
  • Cápsulas: Tomar 1 comprimido, 2 vezes ao dia, à refeições;
  • Extrato fluido: Tomar de 2 a 4 ml (40 a 80 gotas) com um pouco de água, 3 vezes ao dia para combater insônia, repor o ferro e combater o estresse;

Em qualquer caso é sempre importante consultar um médico ou um especialista em plantas medicinais para adequar o uso do Ginseng indiano ao problema a tratar.

Efeitos colaterais:

Os efeitos colaterais são raros, no entanto podem incluir diarreia, azia ou vômitos.

Quem não deve tomar :

Esta planta está contraindicado em mulheres grávidas ou em amamentação, pacientes com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou em indivíduos com úlceras no estômago.

Uma vez que a planta tem efeito sedativo, pessoas que que estejam tomando remédios para dormir, como os barbitúricos, devem evitar o uso deste medicamento, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] também estar entre os principais Remédios Caseiros Para Câncer do Cólon. Tomar chá de ginseng é uma opção muito popular quando se quer tratar uma variedade de doenças, especialmente […]

Deixe um comentário