Tagetes – O que é, Plantio e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Tagetes – O que é, Plantio e Como Usar
4.7 (93.33%) 3 vote[s]

Tagetes – O que é, Plantio e Como Usar essa planta. Além disso, as Tagetes são nativas do México, onde é muito importante na decoração do “Dia dos Mortos”, uma festa muito popular, motivo pelo qual é chamada de “Flor-dos-mortos”. As folhas desta planta são compostas, de coloração verde escura, produzindo contraste acentuado com as flores. As flores, reunidas em capítulos dobrados, são de coloração amarelo a alaranjado, em diferentes tonalidades e apresentam cheiro forte característico.

De folhagem densa e floração abundante, é uma planta ótima para compor maciços e bordaduras no jardim, isolado ou com outras flores e folhagens. Utilizada também como flor-de-corte. O florescimento ocorre na primavera e verão.

Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio, pode ser cultivada em todo país. Multiplica-se por sementes.

Origem das Tagetes:

 

As Tagetes, pertence à família Asteraceae, nativa México, anual, de caule baixo, de 15-50 cm de altura. Folhas densas, subdivididas, verde-escuro com cheiro característico.

Flores do Cravo são simples ou dobradas e variam do amarelo ao vermelho-escuro, havendo variedades com combinações de ambas. Surgem quase o ano todo, co mais intensidade na primavera-verão.

Devido a grande quantidade de variações, esta espécie esta entre as plantas anuais mais utilizadas nos jardins de todo mundo. Existe grande quantidade de híbridos com porte anão.

Usada na decoração de jardins, formando maciços em amplos espaços gramados, como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros, como forração e também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras.

Benefícios das Tagetes:

De folhagem densa e floração abundante no verão, é uma planta ótima para criar bordaduras na horta. Tem características inseticidas muito interessantes.

Cerca de três meses depois da sua sementeira, as raízes começam a libertar secreções com substâncias nematicidas que vão eliminar muitos dos nematoides do solo responsáveis por causar a redução no desenvolvimento das culturas ou até mesmo a sua morte.

  • Os Tagetes são também uma preciosa ajuda no combate à larva da mosca-da-couve.
  • Devem ser plantadas em consociação com as culturas da horta como por exemplo o tomate.
  • São um bom repelente contra formigas, mosca branca e vários insetos prejudiciais que são afastados pelo forte odor que as Tagetes exalam.

As Tagetes são comestível, mas como corante.

Ambiente e uso Decorativo:

Usada como bordadura de canteiros, deve-se cuidar para que a cor de suas flores, muito brilhante, não vá causar uma dose excessiva de coloração com o restante das plantas do canteiro.

Usada com plantas de flores brancas ou arbustos somente verdes, forma excelente opção para jardins pequenos.

Se colocar em vaso como preenchimento, deixar no vasinho ou saco em que vieram,ao terminar seu ciclo poderá substituir por outra facilmente.

Como Plantar o Tagetes:

Local ensolarado, solo rico em matéria orgânica, pode ser adicionado húmus de minhoca para um boa floração. Tem a tendência à semeadura espontânea.

As formigas não a toleram, então seu plantio junto a roseiras serve também como repelente. Estudos comprovaram que é uma planta que elimina nematóides do solo.

Seu plantio também em hortas caseiras ajuda a controlar os insetos daninhos, além de enfeitar com seu colorido. Propagação por sementes em qualquer época do ano.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *