Benefícios das Plantas Valeria Carneiro

Abricó de macaco – O que é, benefícios e como usar!

O abricó de macaco é fruto de uma árvore rara com muitos benefício que tem sido usado como antimicrobiano e a casca é transformada em utensílio. Além disso, o nome que o abricó de macaco recebeu em inglês “Cannonball tree” foi por causa de suas frutas parecerem com uma bola de canhão de cor marrom. E como é uma fruta pesada dependendo da queda e onde acertar pode ser fatal. Por esse motivo abricó não é indicada para calçadas ou local de trânsito tanto de pessoas, como de automóveis. Em alguns lugares colocam-se uma placa avisando do perigo.

quais os benefícios do abricó de macaco?

quais os benefícios do abricó de macaco?

O abricó de macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica.O abricó de macaco Apresenta muitas folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo racemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento

Quais os benefícios do abricó de macaco?

As folhas e flores do abricó de macaco são usadas medicinalmente, diz-se que elas possuem propriedades analgésicas e antibacterianas. A casca do seu tronco, supostamente, cura resfriados. O suco das folhas do abricó é usado para tratar malária e doenças de Pele e mastigar folhas novas alivia dores de dente. O interior das frutas podem limpar machucados, impedindo infecções (o problema é aguentar o cheiro).

  • Tem Ação Analgésicas e Antibacterianas;
  • Trata Malária;
  • Combate Resfriados;
  • Auxilia na Limpeza de machucados e ferimentos;
  • É uma Planta Ornamental;
  • Alivia Dores de Dentes;
  • Trata Problemas de Pele.

Usos:

O abricó é indicada como planta ornamental pelas suas exuberantes características e belas flores.

A casca é fibrosa e utilizada localmente para a confecção de cordoalha. O óleo essencial das flores é utilizado em perfumaria. Os frutos desprovidos da polpa são utilizados como utensílios domésticos, principalmente como cuia ou recipiente.

A polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos  levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem.

Sobre o autor | Website

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.