Acácia – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Dermatologia Graduada pela Unicamp

Especialista do Cura Natural

Acácia – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (94%) 20 votes

Acácia O que é, Benefícios e Como Usar que todos devem saber. Além disso, a planta acácia, também chamada de angico, é nativa da África do Sul e muito utilizada para problemas dermatológicos, principalmente para combater bactérias. Sua família de planta é a Acacia horrida. Acácia recebeu enorme atenção recentemente. Na última década, ela passou a ser considerada um “superalimento” em função de seu perfil nutritivo e propriedades anti-inflamatória, antioxidante e protetiva.

Acácia O que é, Benefícios e Como Usar O que é Acácia?

A acácia, ou angico, é uma planta medicinal de uma árvore relativamente pequena nativa da África do Sul que tem a madeira muito usada para extração de celulose, móveis e construções. Além do uso da madeira, também tem benefícios para diversos aspectos da saúde. Ela pode ser usada em forma de infusão ou compressas. Entretanto, deve ser ministrada com parcimônia para que não desencadeie efeitos colaterais desagradáveis como náuseas e alucinações.

A acácia tornou-se popular no resto do mundo como um suplemento de sua folha oferecida em pó. Pode-se, no entanto, recorrer à raiz, às flores, sementes e frutos secos, caso você prefira variações. Estes formatos podem ser mais difíceis de serem encontrados, mas oferecem variabilidade em relação ao consumo deste superalimento.

Na prática, os benefícios da acácia para a saúde – em qualquer que seja a forma de consumo – são muito semelhantes. Por isso, mais importante do que encontrar o formato desejado, é incluir a acácia em sua dieta.

Valores Nutricionais da Acácia:

A acácia é rica em vitaminas, minerais e amino-ácidos. Em especial, destaca-se a concentração de Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E, Cálcio, Potássio e Proteínas de alta complexidade. Por isso, começar o dia com uma boa xícara de chá pode ser uma ótima ideia, no aspecto nutritivo. Então, confira Os Benefícios da Acácia Para Saúde.

1. Reduz o Colesterol Alto:

Estudos preliminares sugerem que a acácia pode ajudar a manter o colesterol sob controle. Em um relatório publicado em 2009 Food and Chemical Toxicology, por exemplo, os investigadores analisaram as pesquisas disponíveis sobre a acácia e descobriram que as acácias parecem reduzir os níveis de colesterol em ratos.

2. Controla a Diabetes:

Acácia pode ajudar a proteger contra algumas complicações relacionadas com diabetes, segundo um estudo realizado em animais publicado no Kidney & Blood Pressure Research em 2012. Em testes em ratos diabéticos, os cientistas determinaram que o tratamento com a acácia ajudou a reduzir a pressão arterial. Diante dessa constatação, os autores do estudo sugerem que a acácia pode ajudar pessoas com diabetes.

3. Benéfica Para Saúde do Fígado:

Pesquisas em animais indicam que a acácia pode ajudar a proteger contra os danos do fígado causados pela ingestão de acetaminofeno (um medicamento usado para aliviar a dor ). Por exemplo, um estudo de 2003, publicado em Investigação Farmacologia constatou que o tratamento de camundongos com acácia antes de se administrar o acetaminofeno contribuiu para proteger o fígado contra os efeitos tóxicos do fármaco.

De acordo com os autores do estudo, a acácia pode ajudar a combater os danos do fígado, reduzindo o estresse oxidativo.

4. Combate Radicais Livres:

Uma característica comum dos alimentos que a mídia entende como “superalimentos”, é a presença alta de antioxidantes. Antioxidantes são capazes de combater os radicais livres: moléculas instáveis, que geram oxidação, mutações celulares e inflamações.

A acácia possui alta concentração da flavonoides e polifenóis em suas folhas, flores e sementes. Tratam-se dos tipos mais versáteis de antioxidantes que podem ser encontrados. Sabe-se que as folhas possuem a maior concentração de antioxidantes na planta – o que torna uma xícara de chá especialmente benéfica para a saúde.

5. Combate a Inflamação:

Acácia O que é, Benefícios e Como Usar

A inflamação pode resultar em diversas doenças crônicas, como diabetes, problemas respiratórios, cardiovasculares, artrite e obesidade. A utilização de acácia, por sua vez, pode reduzir os níveis de inflamação ao suprimir as enzimas que geram a condição no corpo. Desta forma, ela combate todas estas condição atacando diretamente a sua causa.

6. Reduz os Sintomas da Diabetes:

Embora não seja capaz de curar a diabetes propriamente dita, a folha desta planta possui uma ação eficiente para reduzir os níveis de lipídio e glicose no sangue. Em outras palavras, isso significa menores níveis de açúcar e colesterol no sangue, o que diminui os efeitos prejudiciais da diabetes no organismo.

7. Protege o Sistema Cardiovascular:

A folha da acácia possui efeitos benéficos, também, para o coração. Como já mencionado, sua capacidade de controlar o lipídio no sangue previne a formação de placas nas artérias, reduzindo os níveis de colesterol.

8. Protege o Fígado:

A acácia possui uma alta concentração de polifenóis em suas folhas e flores. Este componente atua diretamente na proteção contra oxidação, toxicidade e danos no órgão.

Mais do que proteger, a substância é capaz de reverter efeitos da oxidação a longo prazo, além de reduzir os danos e o risco de fibrose. Além disso, seu óleo é capaz de restaurar níveis normais de enzimas no órgão.

9. Propriedades Antimicrobianas e Antibacterianas:

Outro grande benefício da acácia, que muitas vezes é negligenciado, é sua capacidade de combater bactérias e fungos. Trata-se de uma capacidade muito poderosa de evitar infecções – especialmente na pele, no trato digestivo e no trato urinário.

10. Acelera o Processo de Cicatrização:

Outro benefício pouco comentado é o estímulo à coagulação do sangue causado pela planta. Isso significa que um preparo com acácia para aplicação tópica diretamente sobre um machucado acelera o processo de cicatrização. Em adição à diminuição dos riscos de infecção, isso gera ganhos especialmente relevantes.

11. Inflamação nos Olhos:

Antigamente a acácia era utilizada para o tratamento da inflamação dos olhos decorrente do pó, que era bastante comum entre os camponeses e viajantes que trabalhavam nas mais diversas condições climáticas. Para isso, eram usadas as sementes, que eram então colocadas diretamente sobre a área inflamada em cada um dos olhos.

12. Infecções das Vias Respiratórias:

A acácia é capaz de formar uma capa protetora, que pode ser bastante calmante para as infecções das vias respiratórias, mas também para as digestivas e urinárias. É um remédio natural para tratar tosse, dor de garganta, catarro, diarreia e disenteria. E isso tudo ocorre em razão de suas propriedades adstringentes.

13. Febre Tifoide:

A combinação da acácia com o açúcar moreno é bastante eficaz para o tratamento da tão conhecida febre tifoide. Para isso, normalmente é dissolvida em água para obter uma substância um pouco viscosa, que é o medicamento natural e através do qual são preparados alguns xaropes.

Para preparar um desses xaropes, você pode misturar uma parte da substância viscosa obtida da combinação da acácia com o açúcar com três partes de mel. Então, basta consumir mais ou menos 3 ou 4 vezes por dia, dependendo da condição inflamatória.

14. Conjuntivite:

Como já foi dito acima, a acácia possui propriedades adstringentes, e em razão delas é que se trata de uma árvore que pode ser utilizada no tratamento da conjuntivite – ou outras inflamações relacionadas com as conjuntivas oculares.

 

Como Fazer Chá de Acácia:

Acácia O que é, Benefícios e Como Usar

Em um bule com água já fervente, colocar 1 colher de chá de cascas de acácia e deixe por mais 5 minutos no fogo. Coe e adoce com mel ou açúcar.

Como Tomar

É indicado tomar apenas uma xícara de chá de acácia. Quando está passando por uma época de virose, ela ajuda a espantar e combater as bactérias, combate a falta de apetite e a indisposição causada pela virose e ainda hidrata o corpo.

Um dos benefícios da acácia e que ela ajuda principalmente em casos de machucados. Outro modo de usar essa planta medicinal é lavando o local ferido com o chá da planta. Isso ajuda a matar as bactérias, desinfeta e auxilia na cicatrização.

Contraindicações do Chá de Acácia:

O chá é indicado para melhoras imediatas e deve ser tomada em pequenas quantidades, isso porque, em alguns casos, ele provoca alucinações e náuseas. O chá também é abortivo e deve ser evitado por mulheres gestantes. Não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos e idosos. É importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento com essa planta. Quanto a usos externos, não há contra indicação.

Como Fazer Compressas de Acácia:

Em um copo de 500 ml com água, coloque 20 ml de tintura da casca. Pressione o pano e aplique no local desejado.

Onde Encontrar a Acácia:

Essa planta pode ser encontrada em lojas naturais ou em farmácias de manipulação. Também em cascas, tintura e também em pó. Solicite que estejam preparadas já para uso.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Mattos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *