Início » Benefícios das Plantas » Rábano silvestre – o que é, benefícios e como usar!

Rábano silvestre – o que é, benefícios e como usar!

para que serve rabano silvestre

O rábano silvestre é uma planta com propriedades medicinais, e saiba como aproveitar seus benefícios no tratamento de doenças e de que forma seus nutrientes pode auxiliar na saúde. Conhecido também como armorácia e raiz-forte. Seu nome científico é Brassicaceae e é uma planta medicinal nativa da Europa, cresce especificamente em lugares úmidos.

Suas folhas e raízes podem ser usadas para fazer chá ou xarope. Essa planta pode ser encontrada em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, suas folhas também podem ser encontradas em feiras livres. Tanto as folhas como as raízes devem ser consumidas frescas. Veja tudo sobre esta planta:

rabano silvestre o que e
rabano silvestre o que e

O que é:

O rábano silvestre também conhecido como armorácia, raiz-forte, rábano-rústico e rábano-picante é uma planta medicinal com propriedades antimicrobiana e anti-inflamatória que pode ser usado como remédio caseiro para tratamento das vias respiratórias e infecção urinária.

Esta planta pode ser comprada em algumas farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Propriedades:

O rábano silvestre possui propriedades anti-séptica, antimicrobiana, digestiva, anti-inflamatória, estimulante, laxativa, vermífuga e diurética.

Para que serve:

A planta serve para auxiliar no tratamento de gripe, febre, infecção urinária, reumatismo, artrite, dor muscular, gota, asma brônquica, retenção de líquidos, rouquidão, resfriados, vermes e infecções respiratórias.

Modo de uso:

A raíz do rábano silvestre pode ser usada como tempero para fazer molhos e suas folhas novas e macias pode ser usadas para saladas que ajudam no tratamento da anemia.

Para uso medicinal as raízes e folhas são usadas para fazer remédios caseiros como chá e xarope da raiz para tratar doenças respiratórias ou chá das folhas para aliviar reumatismo e dor muscular.

  • Para o chá com folhas: Ferver 1 xícara de água e acrescentar 1 colher (de chá) de folhas secas rábano silvestre, deixar repousar por 5 minutos, coar e tomar de 2 a 3 xícaras por dia.
  • Xarope com raiz: Usar 1 colher (de chá) de raiz de rábano silvestre ralada e 1 colher (de chá) de mel. Misturar os ingredientes e deixar em repouso por 12 horas, em seguida coar esta mistura numa peneira fina e tomar esta dose 2 ou 3 vezes por dia para tratamento de rouquidão e resfriados.
  • Para o chá com a raíz: Usar 1 colher(de chá) de raiz ralada de rábano silvestre para uma 1 xícara de água. Ferver os ingredientes durante 10 minutos, em seguida deixar repousar, coar e tomar 3 xícaras deste chá por dia para tratamento de bronquite, amigdalite ou laringite.

Efeitos colaterais:

A ingestão de grandes quantidades de rábano silvestre pode causar vômito, diarreias sanguinolentas, diminuir a produção de hormônio pela tireoide e o uso de rábano silvestre na pele pode causar vermelhidão na pele, ardência nos olhos e na mucosa nasal, se inalada. Recomenda-se consultar um especialista em fitoterapia para orientação da dose recomendada

Contraindicações:

O uso é contraindicado para grávidas, crianças menores de 5 anos, mulheres que estejam amamentando e pessoas com hipotiroidismo ou hipertiroidismo, problemas de estômago ou intestino.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] Combate a Retenção de Líquido; […]

Deixe um comentário