Taioba – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Taioba – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92.5%) 8 vote[s]

Taioba – O que é, Benefícios e Como Usar que muitos ignoram. Além disso, a Taioba é um vegetal comum em muitas hortas caseiras, principalmente em Minas Gerais, mas curiosamente é pouco consumido pelos brasileiros, afinal não é tão vendido em feiras e supermercados.

As folhas são parecidas com as de inhame – algo de certa forma perigoso, pois as de inhame não são comestíveis – com o diferencial que no caso da Taioba o caule está próximo à folha. a Taioba, uma hortaliça com folhas parecidas com a couve, porém bem mais altas e largas e que no passado fez parte da dieta do brasileiro.

Propriedades da Taioba

A hortaliça é rica em energia, carboidrato, proteína, lipídios, fibras, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, potássio, zinco, Vitamina B2, Vitamina B6 e Vitamina C.

O que é a Taioba

A planta é um vegetal comum em muitas hortas caseiras, principalmente em Minas Gerais, mas curiosamente é pouco consumido pelos brasileiros, afinal não é tão vendido em feiras e supermercados.

As folhas são parecidas com as de inhame – algo de certa forma perigoso, pois as de inhame não são comestíveis – com o diferencial que no caso da Taioba o caule está próximo à folha.

A planta desconhecida merece entrar no cardápio diário de todos, afinal ela é riquíssima em nutrientes que são indispensáveis a boa saúde.

Benefícios da Taioba

1. Taioba Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

A Taioba concentra boa quantidade de Vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Então, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversas doenças.

2. Taioba Para Combater a Anemia:

A Taioba contém ferro e por essa razão está no grupo de Alimentos que combatem a anemia com eficácia. Se você sente-se fraco, indisposto e eventualmente tem enjoos e tontura, procure o médico.

3. Taioba Para Combater o Envelhecimento Precoce:

O envelhecimento e seus sinais negativos também são evitados pela vitamina A no que diz respeito à pele. Uma vez que a vitamina A atua na produção de colágeno, o seu consumo em níveis adequados zela por uma pele tonificada, na qual rugas e outros sinais aparecem mais lentamente.

4. Taioba Para Controle da Pressão Arterial:

O potássio encontrado em grandes quantidades na Taioba, é útil em reverter o papel de sódio em desequilíbrio om pressão arterial normal. Assim, ela funciona como um componente essencial que mantém a normalidade da pressão sanguínea no corpo humano. Isto reduz ainda mais o risco de doenças do coração e hipertensão.

5. Taioba Como Antioxidante Natural:

Princípios ativos encontrados na Taioba produzem efeitos antioxidantes, que, por sua vez, é extremamente significativo entre os benefícios da vitamina A.

Ao proteger o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres, a vitamina A em bons níveis reduz as chances de desenvolvimento de doenças crônicas e degenerativas, de modo que é um excelente meio de manter a saúde ao longo do envelhecimento.

6. Combate a Prisão de Ventre:

Esse é um problema que afeta muitas mulheres, especialmente as que sofrem com a má digestão. otanto, por ser rica em fibras, ao consumir a planta, você pode melhorar o funcionamento do sistema ingestivo, já que esses nutrientes ajudam a regular o transporte dos Alimentos por todo o intestino e, ainda, proporcionar a regularidade na evacuação.

7. Melhora a Visão:

Desta vez, por conta da vitamina A presente na Taioba, você pode também melhorar a visão e a saúde ocular de uma forma geral. Ainda, ao incluí-la no seu cardápio diário, é possível também prevenir doenças que possam acometer os nossos olhos, como é o caso da degeneração macular, cegueira noturna e catarata, problemas que costumam atingir pessoas idosas e que podem levar à perda total da visão.

8. Fortalece os Ossos:

Excelente fonte de fósforo e cálcio, minerais importantíssimos para a formação e manutenção da nossa saúde óssea, a folha da planta também pode auxiliar no fortalecimento dos ossos, melhorando a sua resistência contra fraturas e lesões, além de prevenir doenças como a osteoporose, que atinge principalmente pessoas idosas.

9. Melhora as Defesas do Corpo:

O nosso sistema imunológico deve estar sempre pronto para nos defender de agentes invasores como vírus, bactérias, fungos e outros. Uma forma de fortalecê-lo é adicionando a planta à dieta.

Isso ocorre por conta da presença de Vitamina C, que é um agente antioxidante e também aumenta as defesas do corpo. É por isso que é muito comum que seja indicado frutas ricas em Vitamina C quando estamos resfriados como a laranja e o limão.

10. Alivia a Constipação:

Constipação nada mais é que a popular prisão de ventre. A pessoa passa dias sem defecar e isso pode causar muita dor, além de ser um sinal de que algo não vai bem no organismo. Alimentos ricos em fibras como a planta pode ajudar e muito esse tipo de situação. É que, ao chegarem ao intestino, elas aumentam os movimentos peristálticos – responsáveis pela passagem bolo fecal no intestino até o destino final.

Como Usar a Taioba

A Taioba é constantemente utilizada em receitas para acompanhamento de diversos pratos, e abaixo você encontra algumas sugestões de receitas deliciosas e simples. Confira como fazer receitas com essa folha super nutritiva e medicinal. Bom apetite!

Receita com Taioba Refogada:

INGREDIENTES:

  • 2 Pés de Taioba;
  • Agua para ferver a Taioba;
  • 3 dentes de alho espremidos;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • sal a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Lave as folha da planta e corte-as em fatias bem finas.
  • Leve as tiras em uma panela com água e deixe ferver.
  • Escorra toda água.
  • Leve as folhas escorridas para refogar numa frigideira com azeite e alho.
  • Acerte sal e sirva como acompanhamento.

Receita de Taioba ao Molho:

INGREDIENTES:

  • 6 folhas de Taioba;
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva;
  • sal a gosto;
  • 1 dente de alho picado;
  • cebolinha verde picada a gosto;
  • pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 cebola média cortada em rodelas;
  • suco de 1/2 limão.

MODO DE PREPARO:

  • Lave as folhas de Taioba com cuidado para tirar todas as sujidades.
  • Rasgue em pedacinhos e leve para refogar numa panela com azeite, alho e tempere com sal.
    Adicione a cebolinha e adicione pimenta.
  • Em outra panela adicione a cebola com um pouco de azeite e deixe dourar, esprema o suco de limão e sirva por cima das folhas de desta planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *