Erva Andorinha – O que é, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Erva Andorinha – O que é, Benefícios e Como Usar!
4.8 (96.92%) 13 vote[s]

Erva Andorinha – O que é, Benefícios e Como Usar de forma certa. Além disso, chamada cientificamente de Papaveraceaee, a erva andorinha tem origem na Europa e oeste da Ásia. Com o tempo, os colonizadores trouxeram a planta também para as América do Sul e Norte. A erva andorinha é chamada também de diferentes nomes a depender da localização.

beneficios da erva andorinha

Alguns a chamam de erva-do-mercúrio, celidônia, planta-betadine, chelidonio, erva-dos-calo, erva-das-verrugas, quelidônia maior ou quelidônia.

Ela é muito utilizada para ornamentação, pois suas flores e folhas são bonitas. Ela pode atingir até 1 metros e 20 centímetros de altura. Suas flores têm quatro pétalas amarelas. Elas nascem na primavera até o verão.

Propriedades da Erva Andorinha:

Celandônia contêm alcalóides e pequenas quantidades de baberine e esparteína, vitamina C (especialmente as folhas), resinas, óleos essenciais e sais minerais.

Quelidonina e homo-quelidonina agem de uma maneira semelhante, a morfina, sedativos e narcóticos sobre os centros nervosos superiores. Ao mesmo tempo, eles também têm uma ação estimulante sobre a respiração leve.

Benefícios da Erva Andorinha:

Erva Andorinha serve para ajudar no tratamento de verrugas, inflamações na garganta e problemas gastrointestinais como dor de estomago, disfunções intestinais e da vesícula biliar. Além de outros como:

Modo de uso da Erva Andorinha:

A partes usadas da Erva Andorinha são a raíz, talos, folhas e flores na floração.

Chá de Erva Andorinha:

Juntar 1 colher (de chá) de celidônia seca a uma xícara de água fervente, em seguida deixar repousar durante 10 minutos, coar e tomar de 3 a 4 xícaras do chá por dia, durante 3 ou 4 semanas para tratamento gastrointestinais.

Compressa com chá de celidônia para verrugas:

Cozinhar 2 colheres (de chá) de celidônia em 250 ml de água por 5 minutos coar e aplicar ainda morno sobre as verrugas com auxilio de uma gaze 2 a 3 vezes ao dia. Após a aplicação lavar o local com água morna.

andorinha beneficios

Contraindicações da Erva Andorinha:

Esta planta deve ser usada internamente apenas em caso de orientação médica. Por ser tóxica, seu uso desta forma é desaconselhado, uma vez que pode provocar estomatite e gastroenterite.

O uso excessivo ou além das recomendações pode levar a náuseas, vômitos, coma e até mesmo a morte.

Em caso de ingestão acidental, será necessário realizar uma lavagem estomacal. Pode causar ainda obscuridade visual, cefalalgia, ardor nos olhos, dor no peito, aflição, dificuldade para respirar, depressão, diarreia e formigamentos no corpo. Não deve ser usada sem orientação médica.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *