Benefícios das Plantas Alan Costa

Verbena – o que é, benefícios e como usar!

A verbena é conhecida especialmente por ter ação calmante. Também chamada de erva de fígado, erva-de-ferro, ulgebrão e urgebão, esse vegetal comum no Ocidente e na China tem tudo para auxiliar em casos de estresse e agitação.

Além disso, ela é conhecida também como planta-da-sorte, urgebão e erva-de-ferro, a verbena  (verbena officinalis L.) é uma planta medicinal que se destaca principalmente pelas suas propriedades medicinais relacionadas ao seu efeito calmante, sendo bastante utilizada para tratar a ansiedade e o estresse.

verbena

verbena

Um tipo silvestre que cresce em terrenos não cultivados e apresenta pequenas folhas. É uma herbácea vivaz e rústica que alcança altura de 60 a 90 centímetros, as suas folhas, raízes e flores  são utilizadas de diversas maneiras. Outras condições em que a verbena é útil: lactação e problemas no fígado.

Além disso, a melhor forma de conservar as propriedades da verbena é colher as flores da planta e fazer sua secagem durante o verão; enquanto as folhas podem ser retiradas em qualquer fase de crescimento.

Benefícios da verbena para saúde:

1. Ajuda a tratar várias condições de saúde:

A lista inclui gota, febre, resfriado, icterícia (amarelamento da pele, das membranas mucosas ou dos olhos causada pelo acúmulo de bilirrubina), cálculo biliar, vermes parasitas, infecções na pele, picadas de insetos, hematomas, distúrbios metabólicos, anemia e disfunções no trato urinário inferior.

2. Saúde digestiva:

Além disso, a planta atua como um tônico para o fígado, um órgão importante para a digestão já que exerce as funções de metabolizar e armazenar nutrientes, que são absorvidos e utilizados pelo organismo somente depois de passarem pelo órgão. Além disso, a verbena também pode ser utilizada no tratamento da diarreia.

3. Promove a saúde bucal:

Por conta do efeito adstringente dos taninos encontrados na verbena, ela pode ser utilizada no preparo de um enxaguante bucal para auxiliar o tratamento de problemas como sangramento na gengiva, halitose (mau hálito), amigdalite e úlceras bucais.

Existe ainda o costume de mastigar as raízes da planta como forma de fortalecer os dentes e as gengivas. No entanto, antes de aderir a tais práticas, consulte o dentista de sua confiança para saber se eles são apropriadas para o bom estado da sua boca.

4. Combate os problemas pré-menstruais:

Entretanto, ao ser utilizada na época pré-menstrual, ela pode colaborar em relação à TPM e ajudar a aliviar as dores de cabeça que surgem em decorrência do período. Especialmente se for usada em conjunto com outra planta, a árvore da castidade.

5. Saúde do coração:

Além disso, a planta medicinal também pode auxiliar o tratamento problemas no coração como a angina, dor no peito e a retenção de líquidos em decorrência da insuficiência cardíaca.

6. Combater a artrite:

A flor verbena e sua folha podem ajudar em relação à artrite, que é a inflamação das articulações. Para isso, a recomendação é preparar um cataplasma com as partes da planta.

Funciona assim: você deve cozinhar as folhas e as flores da planta e esperar que elas esfriem. O próximo passo é colocar a preparação em um tecido e aplicar em cima das articulações doloridas.

Antes de usar o cataplasma, não deixe de consultar o seu médico para certificar que ele realmente é indicado para o seu caso.

7. Evitar problemas respiratórios:

O chá da verbena está associado ao benefício de melhorar moderadamente os sintomas da asma, bronquite, faringite e outras dificuldades em relação à respiração.

8. Evita a conjuntivite:

As folhas da verbena são utilizadas na receita de uma lavagem para conjuntivite. A receita é simples – basta misturar 2 g das folhas em 200 ml de água e lavar os olhos. Entretanto, para ter segurança quanto ao uso da planta, consulte o seu oftalmologista antes de fazer a lavagem.

9. Vida sexual:

Além disso, a verbena ajuda a deixar a vida sexual de um casal mais movimentada, graças ao fato de ser dotada de propriedades afrodisíacas.

10. Relaxante natural:

Por possuir propriedades calmantes, a planta medicinal também pode ajudar a controlar a ansiedade, especialmente em casos de pessoas mais nervosas, e a combater a insonia, auxiliando assim a melhorar a qualidade do sono, tendo em vista que também é sedativa.

Acredita-se ainda que a verbena possa auxiliar em casos de enxaquecas e dores de cabeças oriundas do estresse, além de contribui com o combate e/ou prevenção do esgotamento mental.

11. Aumento de peso:

Sim, engordar é benéfico e necessário para algumas pessoas. Estamos falando daquelas que sofrem com a magreza excessiva e encontram-se com o peso abaixo do ideal. E como a planta verbena ajuda neste sentido? Ela atua como um estimulante do apetite.

beneficios da verbena

benefícios da verbena

Como fazer o chá de verbena para tratar gastrite?

Quem sofre com os efeitos da gastrite nervosa pode investir no chá de verbena, caso o médico indique.

Etapas:

  1. Em primeiro lugar, ferva meio litro de água mineral juntamente a uma colher de sopa de raízes e flores secas.
  2. Em seguida, deixe a bebida em infusão descansando por cinco minutos.
  3. Coe, espere ficar morno e beba em seguida.
  4. A posologia é de duas a três xícaras por dia.

Quais são os efeitos colaterais da verbena?

Indivíduos com problemas na tireoide e mulheres durante o período menstrual não devem consumir a verbena. Além disso, pessoas com distúrbios na tireóide ou mulheres menstruadas devem evitar o consumo da verbena!

Sempre procure por um médico ao decidir fazer o uso de tratamentos com plantas medicinas, pois nem sempre por ser algo natural, quer dizer que não fará mal.

Pode ser que algum dos componentes tenha efeitos contrários no organismo de quem usar a planta, causando sintomas alérgicos e altamente perigosos. Por isso, pergunte ao seu médico o melhor tratamento para o seu caso.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.