Plantas medicinais

Abricó de macaco Alivia Dores de Dentes: veja os benefícios da fruta

Por Alan Costa, em 22/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
quais os benefícios do abricó de macaco?

O abricó de macaco é fruto de uma árvore rara com muitos benefício que tem sido usado como antimicrobiano e a casca é transformada em utensílio. Além disso, o nome que o abricó de macaco recebeu em inglês “Cannonball tree” foi por causa de suas frutas parecerem com uma bola de canhão de cor marrom. E como é uma fruta pesada dependendo da queda e onde acertar pode ser fatal. Por esse motivo abricó não é indicada para calçadas ou local de trânsito tanto de pessoas, como de automóveis. Em alguns lugares colocam-se uma placa avisando do perigo.

quais os benefícios do abricó de macaco?

O abricó de macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica.O abricó de macaco Apresenta muitas folhas simples, alternadas, e de formato elíptico a lanceolado. As flores curiosamente surgem do tronco, em longas inflorescências do tipo racemo, que podem chegar a 3 metros de comprimento

Quais os benefícios do abricó de macaco?

As folhas e flores do abricó de macaco são usadas medicinalmente, diz-se que elas possuem propriedades analgésicas e antibacterianas. A casca do seu tronco, supostamente, cura resfriados. O suco das folhas do abricó é usado para tratar malária e doenças de Pele e mastigar folhas novas alivia dores de dente. O interior das frutas podem limpar machucados, impedindo infecções (o problema é aguentar o cheiro).

  • Tem Ação Analgésicas e Antibacterianas;
  • Trata Malária;
  • Combate Resfriados;
  • Auxilia na Limpeza de machucados e ferimentos;
  • É uma Planta Ornamental;
  • Alivia Dores de Dentes;
  • Trata Problemas de Pele.

Usos:

O abricó é indicada como planta ornamental pelas suas exuberantes características e belas flores.

A casca é fibrosa e utilizada localmente para a confecção de cordoalha. O óleo essencial das flores é utilizado em perfumaria. Os frutos desprovidos da polpa são utilizados como utensílios domésticos, principalmente como cuia ou recipiente.

A polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao aroma desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos  levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem.

Sair da versão mobile