Plantas medicinais

Manjerona melhora a digestão: veja 30 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 21/02/2018 (atualizado em 27/09/2021)
manjerona

A planta de manjerona (Origanum marjorana) é uma erva aromática conhecida por seus usos aromaterapeuticos e culinários.

manjerona benefícios

Seu nome botânico significa “alegria da montanha” em grego, e na verdade foi usado pela primeira vez para criar grinaldas para uso como flores de casamento. Isso ocorreu porque acreditava-se que Afrodite, a deusa grega do amor, usava grinaldas feitas de manjerona.

A manjerona é classificada como perene e pode crescer até uma altura de 10 a 12 polegadas. Eles têm hastes quadradas lenhosas, uma aparência vertical e pares opostos de folhas. 2 É intimamente relacionado com (e muitas vezes confundido com) orégano , porque ambos têm aparências semelhantes.

Para tornar as coisas ainda mais confusas, seus nomes botânicos desafiam a lógica. O Origanum vulgare, comumente conhecido como orégano comum, também é conhecido como manjerona selvagem. Pode ser muito complicado, uma pesquisa tão completa deve ser feita primeiro antes de comprar qualquer dessas plantas.

Benefícios da manjerona para saúde:

1. Para saúde digestiva:

A manjerona é uma dessas ervas maravilhosas que podem ajudar a melhorar sua digestão geral e também muitos problemas específicos com seu sistema digestivo.

Apenas seu perfume pode ajudar a estimular suas glândulas salivares ajudando o processo digestivo que começa na boca. O óleo na erva continua a ter um efeito estimulando o movimento do trato digestivo.

Condições comuns como gás, inchaço, indigestão, cólicas e náuseas podem ser aliviadas com algumas xícaras de chá de manjerona calmante ou ervas frescas em sua refeição. Também pode ajudar a aumentar o seu apetite durante os períodos de doença ou durante o processo de recuperação quando você pode não sentir vontade de comer.

2. Para saúde do coração:

A manjerona pode ser extremamente benéfica para sua saúde cardiovascular. É uma rica fonte de antioxidantes que podem ajudar a proteger o coração, bem como outros órgãos importantes da doença. Também é capaz de relaxar e ampliar os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir os níveis elevados de pressão arterial naturalmente.

Inalar o óleo essencial diretamente ou de um difusor pode ajudar a acalmar o sistema nervoso do corpo, o que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos. Isso tem um efeito positivo no coração ao baixar a pressão arterial e reduzir a tensão no coração.

O perfume do óleo essencial sozinho pode reduzir a resposta de luta ou vôo que tem um efeito muito negativo em sua saúde geral e seu coração em particular. Inalar o óleo essencial da manjerona basicamente acalma seu corpo e mente e tira a carga do seu coração.

3. Para saúde da mulher:

A manjerona tem sido valorizada na saúde das mulheres. Pode ajudar a restaurar o equilíbrio dos hormônios femininos e regular a menstruação. Não só ajuda a regular o ciclo, mas também ajuda a aliviar muitos dos sintomas familiares que as mulheres recebem durante o período mensal e também pode ajudar a tratar os sintomas associados à menopausa.

Devido às suas propriedades naturais de emmenagogue, pode estimular a menstruação e até mesmo foi usado para ajudar as mães que amamentam a produzir mais leite.

Outros usos para a manjerona incluem tratar a síndrome do ovário policístico e a infertilidade freqüentemente associada à condição. Um estudo recente publicado no início deste ano descobriu que o chá de manjerona teve um efeito benéfico sobre os hormônios das mulheres com síndrome do ovário poliescópico. Isso ajudou a melhorar a sensibilidade à insulina e a reduzir os níveis de andrógeno nos pacientes.

4. Contra a diabetes:

Quase 10% da população dos Estados Unidos tem diabetes e não há sinais de que a figura está abrandando. Felizmente, a diabetes tipo 2 pode ser gerenciada com boas escolhas de estilo de vida e dieta. Estudos mostram que a manjerona é uma excelente escolha para as pessoas que tentam gerenciar sua diabetes.

A manjerona junto com outras ervas, como alecrim e orégano, inibem efetivamente certas enzimas que melhoram a tolerância à insulina. Se você come a erva fresca ou seca, pode ser uma grande ajuda para a capacidade do paciente diabético de administrar seus níveis de açúcar no sangue.

5. Para tratar a ansiedade:

A manjerona especialmente o óleo essencial é um excelente remédio para aliviar sentimentos de estresse e ansiedade. Muitos óleos essenciais têm um impacto semelhante e representam uma ótima alternativa natural para os muitos medicamentos prescritos populares.

Você pode espalhá-lo em torno da casa e inalar seus vapores ou diluí-lo com um óleo transportador para fazer uma massagem aliviadora do estresse.

6. Para aliviar as dores:

Além de tratar a dor emocional, o óleo essencial de manjerona é um excelente remédio para dor muscular, espasmos e dores de cabeça de tensão.

Combine algumas gotas com um óleo transportador e massageie-o nas partes afetadas do seu corpo para alívio instantâneo. Você também pode adicionar 3 ou 4 gotas de seu óleo à banheira e deixá-lo embeber sobre seu corpo.

7. Para tratar as úlceras gástricas:

Um estudo chinês realizado em ratos em 2009 examinou a capacidade da manjerona para prevenir e tratar úlceras gástricas. O estudo mostrou que poderia reduzir significativamente o risco de desenvolverem úlceras em animais.

Não só isso, mas ajudou a reabastecer o muco nas paredes gástricas, que é fundamental para tratar os sintomas de úlceras gástricas.

8. Como um antimicrobianos:

A manjerona tem excelentes propriedades antibacterianas, anti-fúngicas e anti-sépticas, o que lhe dá vários usos terapêuticos quando se trata de bactérias e vírus. Entre outras coisas, pode ser usado para tratar resfriados, gripe, infecções por estafilococos, intoxicação alimentar e para ajudar a tratar feridas infectadas.

9. Para reduzir a dor de dente:

O óleo de manjerona reduz a dor associada com resfriados, febres, inflamação, excesso de músculos, dor de dente, dores de cabeça e inúmeras outras fontes. Além disso, a melhor coisa sobre isso é que ele não tem efeitos colaterais adversos, ao contrário de outros analgésicos analgésicos disponíveis no mercado.

10. Para evitar os espasmos:

O óleo essencial da manjerona é útil para curar quase todos os tipos de espasmos e problemas relacionados. Ele alivia eficientemente espasmos no sistema respiratório, intestinos e espasmos musculares nos membros. Além disso, ele também ajuda a curar convulsões, músculos perdidos, cólicas e cólera espasmódica causadas por espasmos incontroláveis.

11. Para controlar os desejos sexuais:

Como você provavelmente pode adivinhar, este é exatamente o oposto de ser um afrodisíaco. Além disso, o óleo essencial da manjerona ajuda a suprimir ou controlar os desejos sexuais. Esta propriedade é benéfica para aqueles que sofrem de impulsos sexuais anormais e extremos.

12. Como um anti-séptico:

As propriedades anti-sépticas do óleo de manjerona tornam-no uma boa aplicação para feridas externas e internas. Além disso, também funciona bem como ingrediente em loções e cremes anti-sépticos. Isso protege as feridas contra se tornar séptico e desenvolver o tétano.

13. Para curar infecções:

Além disso, pode ser eficaz na cura de infecções causadas por vírus e doenças associadas a eles, como o resfriado comum, a gripe, caxumba, sarampo e até mesmo cólera.

manjerona

14. Para prevenir infecções bacterianas:

O óleo de manjerona mata bactérias, por isso pode protegê-lo de intoxicações alimentares , tifoides, malária , cólicas e infecções bacterianas no cólon, pele, sistema digestivo, trato urinário e outras partes do sistema excretor.

15. Para evitar os gases:

O óleo essencial da manjerona pode lidar eficientemente com qualquer problema de gases que possa ter. Além disso, fornece aos gases uma passagem segura para baixo, relaxando os músculos na região abdominal e também impede a formação de gases.

Esta ajuda descarta uma série de problemas relacionados, tais como indigestão, náuseas, vômitos, dor de estômago, dor torácica, hipertensão e flatulência excessiva .

16. Para melhorar as funções cognitivas:

O óleo de manjerona é muito bom para o funcionamento do seu cérebro. Mantém-se saudável e ativo e não deixa ficar maçante com idade avançada, aliviando condições debilitantes, como doença de Alzheimer e demência . Essa qualidade também alivia você de dores de cabeça.

17. Para melhorar a circulação:

Ele tem um efeito de aquecimento geral nos sistemas do corpo, e também melhora a circulação para aumentar o fluxo sanguíneo, além de aquecer suas células. Além disso, esta propriedade ajuda a eliminar a tosse e o excesso de fleuma, ao mesmo tempo em que alivia a dor da artrite e do reumatismo.

18. Por promover a transpiração:

O óleo de manjerona promove a transpiração e mantém você saudável ajudando na remoção de toxinas, sódio.Além disso, sais e excesso de água do corpo. Isso também ajuda a derrubar febres e até ajuda a perder peso, uma vez que a urina é composta por aproximadamente 4% de gordura.

19. Para facilita a digestão:

As sementes de manjerona foram utilizadas como remédio para facilitar a digestão por muitos anos. Além disso, esta propriedade digestiva de sementes de manjerona provém de seus óleos essenciais.

O óleo de manjerona promove a digestão estimulando a secreção de sucos digestivos, como sucos gástricos, ácidos e bile no estômago, enquanto seu aroma sozinho pode estimular as glândulas salivares e, portanto, auxiliar na digestão primária dos alimentos na boca.

Por fim, este óleo estimula o movimento peristáltico dos intestinos e ajuda os alimentos ingeridos a avançar através do trato digestivo, facilitando assim a digestão e os movimentos intestinais regulares.

20. Por promover a micção:

O óleo de manjerona aumenta a freqüência de micção e a quantidade de urina, ajudando assim a remover o excesso de água, sódio, ácido úrico, sais biliares e outros elementos tóxicos do organismo. O aumento da micção também diminui a pressão arterial, limpa os rins e reduz a gordura.

Apenas uma coisa a lembrar, se você não está sofrendo de inchaço ou acumulação de água no corpo, então você deve beber mais água se estiver tomando óleo de manjerona. Além disso, isso ocorre porque a micção freqüente pode levar à desidratação, o que também é bastante perigoso para sua saúde.

21. Para regular a menstruação:

As senhoras que têm problemas com menstruação irregular, obstruída ou dolorosa podem se beneficiar das propriedades do óleo de manjerona.

Não só ajuda a limpar a menstruação e torná-las regulares, mas também proporciona alívio de outros sintomas associados a períodos, como dor de cabeça, dor na área abdominal, tonturas e mudanças de humor. Além disso, finalmente, o óleo de manjerona também pode ajudar a prevenir a menopausa prematura ou prematura .

22. Como um expectorante natural:

O óleo essencial da manjerona mostrou-se bastante eficaz para aliviar a deposição de muco e fleuma na garganta e seios nasais, bem como congestionamento do trato nasal, laringe, faringe, brônquios e pulmões devido a resfriados e infecções virais. É particularmente eficaz na tosse crônica.

23. Para curar infecções fúngicas:

Inibe o crescimento de fungos e ajuda a curar infecções fúngicas. Além disso, esta propriedade do óleo essencial da manjerona ajuda a curar uma série de doenças da pele e outras condições, como a disenteria, que são muitas vezes causadas por um crescimento perigoso de fungos.

24. Para controlar a hipertensão:

Isso ajuda a baixar a pressão arterial e reduz o risco de ataques cardíacos , derrames cerebrais e hemorragia cerebral.

25. Por ser um laxante natural:

Isso ajuda a limpar os intestinos estimulando o intestino grosso e relaxando o sistema excretor como um todo.

26. É cicatrizante:

O óleo essencial da manjerona atua como um cicatrizante, promovendo a cicatrização rápida de feridas, tanto externas como internas, e protegendo-as contra infecções.

27. Alivia o estresse:

O óleo de manjerona induz um efeito calmante, relaxante e sedativo na mente e no corpo enquanto alivia o estresse e a ansiedade nervosas. Além disso, também gera um sentimento feliz em momentos de raiva ou tristeza. Esta propriedade pode ser útil para pacificar pessoas que sofreram algum tipo de choque, trauma ou um grande revés na vida.

28. Melhora sistema nervoso:

Ela fortalece todo o sistema nervoso, tonifica-o e mantém-se ativo enquanto você o protege de vários distúrbios nervosos.

29. Para o estômago:

O óleo de manjerona é estomacal, o que significa que ele mantém o estômago na ordem correta. Além disso, cura distúrbios estomacais e úlceras e garante o fluxo adequado de bile, sucos gástricos e ácidos no estômago.

Às vezes, o revestimento interno do estômago fica corroído devido à acidez prolongada e pode resultar na formação de úlceras. Além disso, isso acontece devido à falta de bile, que neutraliza os ácidos.

O óleo de manjerona pode ajudá-lo a evitar esta situação, uma vez que mantém essas secreções adequadas no estômago.

30. É um vasodilatador:

Esta é uma propriedade medicinal muito importante do óleo de manjerona e pode ser uma benção para aqueles que estão em alto risco de ataques cardíacos, aterosclerose ou hemorragia cerebral por hipertensão.

Como vasodilatador, ele amplia e relaxa os vasos sanguíneos. Além disso, facilita o fluxo de sangue e reduz a pressão sanguínea, diminuindo assim a tensão em todo o sistema cardiovascular.

benefícios da manjerona

Benefícios do óleo essencial de manjerona:

O óleo de manjerona é popular entre os entusiastas da aromaterapia e é conhecido por fornecer um aroma quente, picante, lenhoso e cânfora que pode fornecer uma grande variedade de benefícios, tais como:

  • Analgésico: ajuda a aliviar a dor relacionada a resfriados, febres, inflamação e dor de cabeça.
  • Antiseptico: aplicar óleo essencial de manjerona em feridas pode ajudar a prevenir que elas se infectem e a desenvolver tétano.
  • Antibacteriana: ajuda a matar bactérias que podem causar várias infecções cutâneas e digestivas.
  • Carminativo: pode ajudar a resolver problemas digestivos, como flatulências, relaxando os músculos na região abdominal.
  • Diurético: pode ajudar a aumentar a sua frequência e quantidade de micção, ajudando assim a melhorar a sua capacidade de expulsar o excesso de água e toxinas prejudiciais do seu corpo
Sair da versão mobile