Plantas medicinais

Camomila combate cólicas no estômago: veja 18 benefícios da planta

Por Alan Costa, em 14/12/2017 (atualizado em 28/09/2021)
beneficios da camomila

Os benefícios da camomila para saúde que você precisa conhecer, pois, também conhecida pelas propriedades medicinais e pelos benefícios de beleza. É basicamente uma erva que se origina em uma planta de margarida. Nativa da Ásia, Europa, Austrália e América do Norte, esta linda flor floresce durante os primeiros verões.

benefícios da camomila

O modo mais conhecido de se preparar é através de infusão de suas flores. Pesquisadores estão cada vez mais interessados em buscar as propriedades e os benefícios da camomila. É por isso que ela é um remédio natural e popular.

Benefícios da camomila para saúde:

1. Acelera o processo de cura:

Infundido com grandes propriedades curativas, acelera o processo de cicatrização de feridas menores e também as desinfecta. Inicialmente, os gregos, os egípcios e os romanos usavam para cicatrizar feridas, após guerras.

2. Contra danos dos radicais livres:

O dano dos radicais livres é um fator que é considerado o principal contribuinte para o envelhecimento precoce da pele. Entretanto, a camomila protege a pele desta e, portanto, ajuda a manter sua pele jovem e saudável.

3. Acalma os espasmos musculares:

A camomila tem fortes propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias, que são eficazes no tratamento de cólicas no estômago e cólicas intestinais. Também reduz os problemas intestinais e proporciona alívio do gás e inchaço.

4. Aumenta a imunidade:

A camomila tem propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir e tratar o resfriado e a tosse enquanto protegem contra infecções e doenças relacionadas a bactérias. Por isso, aumenta a imunidade de uma pessoa.

5. Mantém níveis de glicose no corpo:

A camomila ajuda a manter os níveis de glicose no sangue e, portanto, ajuda no controle do diabetes mellitus. Além disso, você pode se beneficiar tomando o chá de camomila.

6. Alergia e erupções cutâneas:

É um ótimo remédio natural para o tratamento de erupções cutâneas e outras alergias cutâneas. Além disso, basta mergulhar uma bola de algodão no chá feito de camomila e aplicá-la sobre as áreas propensas a alergias.

7. Promove o sono:

Também é um excelente remédio para insônia ou distúrbios do sono. Além disso, as propriedades sedantes suaves o ajudarão a dormir mais rápido e melhor. Portanto, a ingestão regular de chá de camomila pode ajudá-lo a dormir bem e pode aliviar o sono problemático.

8. Aliviar a dor de úlcera:

A camomila, quando tomado regularmente, pode aliviar a dor da úlcera no estômago. Além disso, se você passou por uma operação após uma formação de pedra do estômago, então, o chá de camomila pode evitar a reforma das pedras.

9. Combater os olhos cansados:

A colocação de bolsas de chá resfriadas sob os olhos ajuda a reduzir o inchaço dos olhos. Além disso, você pode tratar os olhos cansados com um algodão colocado no chá e passando nas pálpebras.

10. Alivia o estresse:

Um dos usos mais populares é no combate ao estresse e mau humor. Além disso, o chá de camomila pode ser um grande eliminador de estresse.

Outros benefícios da camomila para saúde:

  • Combate a depressão;
  • Alivia a dor de cabeça;
  • Reduz nauseas;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Combate a caspa;
  • Melhora a queda de cabelo;
  • Trata inflamações;
  • Combate infecções.
Sair da versão mobile