Benefícios das Plantas

30 benefícios do capim limão para saúde!

capim limão

Os benefícios do capim limão são muitos, pois possui os principais nutrientes que são fundamentais para o bom funcionamento completo do corpo. Além disso, o capim limão é uma planta que recebe este nome por possuir um aroma muito semelhante ao limão.

Ele conta com diversos outros nomes populares, tais como capim cidreira, capim santo, capim cheiroso, entre outros. É uma planta medicinal com inúmeros benefícios para nossa saúde e bem estar, se desenvolve bem em praticamente todo o Brasil.

capim limao
capim limao

É utilizada principalmente na forma de chá e tem grande uso e aplicação nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, de cosméticos e perfumaria, além de ser bastante utilizada também na aromaterapia. Seu óleo essencial é usado em cosméticos, como óleos perfumados, xampus, sabonetes e sabões, desodorizantes, loções, etc.

Valor nutricional:

Ele é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.

Benefícios do capim limão para saúde:

1. Cuidado com os Pés:

Devido às suas propriedades antibacterianas e sanitizantes, o capim limão pode ser adicionado à água para fazer imersão dos pés, ajudando a combater os maus odores

2. Bom para pele:

Se utilizado como um tônico, o  capim limão é um excelente agente de limpeza para pele oleosa e com tendência à acne devido às suas propriedades adstringentes e antissépticas.

3. Funciona Como antifúngico:

Suas propriedades antissépticas fazem com que o capim-limão seja efetivo no tratamento de infecções como micoses e candidíase oral e vaginal.

4. Ajuda a digestão:

Capim limão promove uma digestão saudável. Tem compostos anti-séptico que efetivamente matam as bactérias ruins e parasitas no trato digestivo e repovoam as boas bactérias no cólon.

Este por sua vez ajuda a tratar problemas de saúde digestiva como indigestão, constipação, azia, diarreia, distensão abdominal, flatulência, espasmos do estômago, vômitos e cólicas.

Além disso, a capim limão tem propriedades antimicrobianas que ajudam a aliviar a gastroenterite.
Para um sistema digestivo saudável, beba chá de capim limão. Chá de capim limão, no entanto, não é recomendado para crianças pequenas.

5. Combater a obesidade:

O citral previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade.

6. Resfriados e gripe:

O Chá de capim limão contem propriedades antibacterianas e antifúngicas que ajudam o corpo a combater tosse, febre e resfriado e gripe.

Veja Também: Remédios Caseiros Para Combater Resfriado Comum

7. Possui compostos do bem:

Essa planta contém antioxidantes, flavonoides e compostos fenólicos, todos benéficos para a nossa saúde.

8. Combate à insônia:

O chá de capim limão tem efeito sedativo e hipnótico, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade.

9. Aumenta a imunidade:

O Chá de capim limão ajuda a restaurar os sistemas vitais que são operacionais no corpo, incluindo digestão, respiração, excreção e sistema nervoso. Isso ajuda na melhor absorção de nutrientes e fortalece o mecanismo de defesa imune do corpo.

10. Trata diabetes tipo 2:

Uma das substâncias presentes no capim limão, o citral, ajuda a manter os níveis regulares de insulina no corpo, aumentando a tolerância à glicose. Dessa forma, a planta é um complemento no tratamento da diabetes tipo 2.

11. Ajuda no sistema nervoso:

Essa erva estimula a mente e ajuda a combater convulsões, nervosismo, vertigem e até mesmo distúrbios neuronais como os males de Alzheimer e Parkinson.

12. Combater os gases:

Outro problema digestivo que atrapalha o dia a dia de milhares de pessoas são os gases intestinas. Por melhorar os problemas digestivos, o chá de erva de cidreira também combate as flatulências excessivas. Ele ajuda a regular o seu sistema e dar fim ao desconforto que te deixa inseguro nas horas mais importantes do seu dia.

13. Controle da lipidemia:

O capim limão tem propriedades que ajudam a combater a hiperlipidemia e a hipercolesterolemia, reduzindo os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos no corpo e prevenindo a aterosclerose.

14. Bom para recém Nnascidos:

O Chá de capim limão contem propriedades antibacterianas e antimicrobianas naturais que ajudam os recém-nascidos a permanecerem saudáveis ​​e livres de infecções rotineiras.

15. Bom para as dores:

Por ter propriedades analgésicas, o capim limão ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Seus fitonutrientes também atuam em câimbras e espasmos musculares, dores nas costas e lesões esportivas.

16. Fortalece o sistema imune:

Especula-se que o citral, presente no capim limão, seja capaz de inibir os efeitos das citoquinas, substâncias envolvidas nas reações inflamatórias. Dessa forma, a planta ajuda a melhorar a imunidade.

17. Faz bem para o estômago:

Outra propriedade do óleo essencial dessa planta é a prevenção de distúrbios gastrointestinais, como úlcera, além de ajudar a combater infecções causadas por patógenos como o Helicobacter pylori e a Escherichia coli.

18. Funciona como tempero:

Além de seu uso terapêutico, o capim limão também pode ser utilizado na culinária, sendo especialmente famoso na cozinha do Vietnã, Tailândia e Malásia. A erva contribui para dar sabor a chás, curries e sopas.

19. Elimina odor corporal:

A propriedade antibacteriana do Chá de capim limão ajuda a combater o odor do corpo evitando infecções bacterianas e fúngicas que são responsáveis ​​pelo mau cheiro.

20. Revitalização total:

Na aromaterapia, o capim limão é reconhecido por seus efeitos como revitalizar o corpo e a mente, além de estimular a circulação.

21. Regula a pressão sanguínea:

O alto teor de potássio no Chá de capim limão reduz e regula a pressão arterial, estimula a circulação sanguínea e reduz a hipertensão arterial.

22. Possui poder diurético:

Ele ajuda a desintoxicar o organismo como consequência de suas propriedades diuréticas, que estimulam a eliminação de líquidos acumulados.

23. Elimina retenção de líquidos:

Quem sofre com retenção de líquidos encontra um bom aliado no capim limão. Ele estimula os linfonodos e ajuda a diminuir o inchaço.

Veja Também: Elimine de Vez a Retenção de Líquidos com essas 3 Dicas!

24. Alívio do reumatismo:

Pessoas que sofrem com reumatismo também podem se beneficiar do capim limão, pois ele alivia a dor e o desconforto da doença.

25. Controla os níveis de colesterol:

A ação anti-colesterol e anti-aterosclerose de capim limão ajuda a reduzir a absorção do colesterol no intestino. Além disso, ele ajuda na oxidação do LDL-colesterol no sangue, que por sua vez, ajuda a prevenir o acúmulo de placa aterosclerótica.

Um estudo realizado em 1989 descobriu que pessoas com colesterol alto que tomaram cápsulas de 140 mg de lemongrass óleo diária notaram redução nos níveis de colesterol.

Eles também experimentaram uma diminuição significativa nas gorduras do sangue. O conteúdo elevado de potássio em capim limão ou erva cidreira também ajuda a reduzir e regular a pressão arterial.

Simplesmente beba uma xícara de chá de capim limão todos os dias para ajudar a diminuir seu nível de colesterol e reduzir a pressão arterial. Você também pode tomar esta erva em forma de suplemento, após consultar o seu médico.

26. Bom para saúde das mulheres:

O Chá de capim limão é um excelente, proporcionador de alívio de doenças nas mulheres, afrontamentos e redução da dor menstrual.

27. Benefícios do capim limão para combate a infecções:

Por ter propriedades antibacterianas e antifúngicas, o capim limão tem poder curativo em algumas infecções causadas por esses micro-organismos;

capim limão beneficios
capim limão beneficios

28. Aumenta a produção de leite materno:

O chá de capim limão é benéfico para as novas mães que amamentam seus bebês. Pois ajuda na produção de leite materno, acelerado pelo conteúdo nutricional do citrino.

29. Tratar problemas respiratórios:

na medicina Ayurvédica, o capim limão tem sido utilizado no tratamento de tosses e resfriados. Ele também oferece alívio à congestão nasal, gripe e asma.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

6 comentários

  • […] Limão – O que é, Benefícios e Como Usar que precisamos ficar informados. Além disso, o capim limão rende um chá delicioso que agrada a muitos paladares. Tanto que algumas pessoas o utilizam para […]

  • […] 2 a 3 gotas de Óleo essencial de Limão; […]

  • […] quem prefere plantas mais rústicas e que tenham os mesmos efeitos calmantes de outros chás, o Capim Limão é uma indicação muito adequada. Ela pode ser difícil de encontrar em algumas cidades, mas seu […]

  • […] quem prefere plantas mais rústicas e que tenham os mesmos efeitos calmantes de outros chás, o Capim Limão é uma indicação muito adequada. Ela pode ser difícil de encontrar em algumas cidades, mas seu […]

  • […] ou 2 colheres de chá de capim-limão […]

  • […] bálsamo de limão possui propriedades antissépticas e antivirais que ajudam na cura da […]

Deixe um comentário