Benefícios das Plantas Alan Costa

Erva de Bicho – o que é, benefícios e como usar!

A erva de bicho possui ricas propriedades que colaboram com o combate de diversas doenças. Originada no continente americano, a erva de bicho é uma planta que pertence à família Polygonaceae e tem como nome científico Polygonum acre. Ela pode crescer em várzeas, em pântanos e em locais que existam percursos de água.

erva de bicho

erva de bicho

Também conhecida por pimenta d’água, pimenta do brejo, persicária, capiçoba, cataia ou curage é uma planta medicinal muito utilizada para tratar as hemorroidas devido às suas propriedades hemostáticas, vasoconstritoras, cicatrizantes e anti-inflamatórias.

É indicada no tratamento de varizes, diarreias, úlceras e hemorroidas externas e internas. Tem propriedades anti-inflamatórias, adstringentes, analgésicas, vermicidas e estimulantes, cicatrizante e diurético.

Propriedades da erva de bicho:

As partes medicinais utilizadas da planta são o caule e as folhas. A erva possui propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, estimulantes e vermicidas, além de ser adstringente, vasoconstritora, hemostática, cicatrizante e diurética.

Possui gosto apimentado. Quando ingerida, produz uma sensação de calor no estômago e uma peculiar sensação de formigamento ao longo de todo o sistema digestivo.

Benefícios da erva de bicho para saúde:

  • Um dos tratamentos em que a Erva é mais usada é para hemorroidas. Suas propriedades conseguem ajudar na cicatrização e estancar qualquer sangramento.
  • Ela é uma planta que serve como um estimulante, fazendo muito bem para problemas de circulação sanguínea.
  • A erva ajuda a combater diversos tipos de inflamações.
  • É capaz de estancar hemorragias.
  • Ajuda a combater vermes intestinais.
  • Ajuda na cicatrização de feridas.
  • Alivia sintomas de reumatismo, artrite e dores musculares.
  • Trata nos problemas de pele, feridas, coceiras e furúnculos.

Como fazer o chá da erva de bicho:

O chá deve ser feito com a folha seca, por meio de infusão. Em um litro de água, coloque duas colheres de sopa de erva do bicho e leve ao fogo para ferver. Desligue assim que alcançar a fervura e em seguida, deixe abafado por dez minutos. Passado este tempo, coe e tome e de duas a três xícaras por dia.

beneficios da erva de bicho

benefícios da erva de bicho

Contraindicações:

A erva não deve ser consumida por gestantes, pois possui propriedades que podem levar ao aborto. A erva também deve ser evitada por quem precisa fazer exames toxicológicos, uma vez que pode mascarar o resultado, podendo tornar errôneas as conclusões do exame.

Sobre o autor | Website

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.