Benefícios das Plantas

Bacupari da mata – o que é, benefícios e como usar!

bacupari da mata

O bacupari da mata pertence à família das Gutíferas e tem seu nome frequentemente confundido com o de seus parentes bacuri e bacuripari, mesmo em livros especializados. Além disso, o bacupari da mata (Rheedia gardneriana) é um fruto de origem brasileira, encontrado em várias regiões do País, principalmente na região amazônica, e apreciado pelas famílias ribeirinhas.

Bacuripari vem do tupi guarani e significa “fruta de cerca”, por causa dos ramos ascendentes que crescem na horizontal quando a planta nasce em áreas abertas ou ainda porque os índios a cultivavam para cercar suas roças.

bacupari da mata
bacupari da mata

O que é bacupari da mata?

Além disso, o bacupari da mata é um fruto que pode ser encontrado por todo o Brasil, desde a região amazônica até o estado do Rio Grande do Sul. No entanto, encontrar uma árvore da fruta, sobretudo em áreas urbanas, é uma tarefa árdua. Pensando nisso, alguns grandes viveiros têm aceitado doações de mudas de bacupari para o cultivo do precioso fruto.

Benefícios do bacupari da mata:

O bacupari da mata é uma grande esperança nas pesquisas contra o câncer. Esta fruta da região amazônica apresenta um potencial três vezes maior do que o blueberry, fruta americana conhecida por pesquisadores como tendo um alto potencial antioxidante.

Além disso, este fruto possui variadas propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, cicatrizante, anticancerígena, reconstituinte e tônica.

  • Ajuda a tratar as manchas na pele;
  • Fornece mais energia ao corpo;
  • Ajuda curar feridas e diminui a infecção;
  • Ele mata bactérias que causam doenças no Intestino;
  • Combate o Câncer;
  • Diminuir a Oleosidade do Rosto;
  • Elimina tumores e pedras nos Rins;
  • Diminui e trata as Aftas na boca;
  • Elimina as cáries dos dentes;
  • Ajuda a acelerar o processo de cicatrização.

Vários estudos brasileiros já mostraram uma grande eficácia do bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros.

Como usar o bacupari da mata?

Além disso, os frutos são adocicados, adstringentes e refrescantes, próprios para consumo in-natura. Até a casca pode ser consumida. A polpa do fruto é bastante saborosa. A fruta é utilizada na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias. e as suas folhas são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

Quais são os efeitos colaterais?

Até momento ainda não foi encontrado nenhum efeito adverso do bacupari, mais é importante que consuma sem excesso.

Dr. Valeria Carneiro Graduada na Universidade Federal de Minas Gerais em Medicina Especializada em Ginecologia e Obstetrícia, Pós Graduada no Departamento de Ginecologia na UNIFESP/ EPM a 2 anos, Experiencia clinica em patologias do trato genital feminino e foco em cirurgias ginecológicas como também especialista em partos normais e cirúrgicos.

Deixe um comentário