Benefícios das Plantas Brenda Lima

Cártamo – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Quais os Benefícios do Cártamo? Saber como usá-lo de maneira correta e seus benefícios são algumas das dúvidas sobre esta poderosa planta que você conhecerá a partir de agora! Além disso, o Cártamo é uma planta ramificada, com flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, florescendo, normalmente, no mês de julho. Com propriedades similares ao óleo de girassol, o Cártamo, atualmente, tem sido utilizado para fins culinários e, agora, como auxiliar no processo emagrecedor.

Com as flores de Cártamo se fabrica pigmentos em tons alaranjados para colorir roupas e alimentos. O Cártamo se adapta com facilidade em solos com pouca água o que faz com que seu cultivo se estenda a distintas partes do mundo. O óleo é usado como alimento principalmente no frio para adicionar em saladas e outros alimentos tal como o azeite de oliva.

cartamo beneficiosPara que Serve o Cártamo:

Cártamo é uma planta, com altos teores de óleos em suas sementes. Seu óleo é um antioxidante natural, que pode acelerar o metabolismo, controlando a obesidade, devido a suas propriedades. Ele reduz a gordura corporal de maneira significativa.

Ele possui propriedades que tratam doenças como: amenorreia, ataque apoplético, celulite, coágulos no sangue, colesterol alto, contusões, deslocamentos, febre, histeria, inflamações, perda de peso, resfriados, sarampo.

Benefícios do Cártamo:

É uma das mais ricas fontes de ácido linoleico. O ácido linoleico conjugado (CLA) em forma de suplemento é necessário para manter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível otimizado de CLA apenas seguindo uma dieta normal. O Cártamo é usado na perda de peso como um queimador de gordura.

O Cártamo ajuda na circulação do sangue e alivia a dor. É usado como unguento para contusões, deslocamentos e inflamações.

Modo de Usar o Cártamo:

Normalmente, o ideal é ingerir nove gramas diariamente. É possível consumir o óleo de Cártamo na forma líquida ou em cápsula. A versão líquida pode ser adicionada no tempero de saladas e outros alimentos no cotidiano.

A recomendação é ingerir duas colheres de chá ou duas cápsulas por dia. Se for usá-lo para refogar alimentos, a dica é colocar o alimento em fogo brando. Esse procedimento é necessário, porque o óleo, se superaquecido, perde as moléculas e propicia o surgimento de gordura saturada, prejudicial ao organismo.

Entretanto, a forma mais comum de encontrá-lo é em cápsulas. Os potes variam de tamanho e de quantidade dependendo da marca do produto. E para que o seu organismo possa absorvê-lo melhor, ingira uma cápsula meia hora antes do almoço e uma meia hora antes do jantar. Em pouco tempo, você sentirá as maravilhas que esse óleo fará em seu organismo.

Efeitos Colaterais do Cártamo:

Alguns dos efeitos colaterais que é possível ver em pessoas que consomem mais do que o necessário do óleo de  Cártamo são um aumento da glicose e da insulina, as quais foram vistas em exames de jejum em pacientes submetidos a doses altas do óleo:

  • Aumento de resistência à insulina;
  • Aumento da peroxidação lipídica;
  • Diminuição do colesterol bom em pessoas com hipertensão, entre outros.

O óleo de Cártamo não faz mal a saúde, mas para isso, é imprescindível o consumo correto do óleo depois de uma consulta a um profissional.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Sobre o autor | Website

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.