Rosa Vermelha – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Rosa Vermelha – O que é, Benefícios e Como Usar
4.7 (93.33%) 6 vote[s]

A Rosa Vermelha é uma planta muito comum e com vários significados, mas você conhece os benefícios da Rosa Vermelha? Ou como usar a Rosa Vermelha para tratar problemas de saúde? Hoje você vai descobrir a resposta para essa questões. Na era do Paleolítico as Rosas já existiam na Terra, porém de uma forma mais selvagem. Nasciam em qualquer região e se mantinham sozinhas. Os chineses, há 5 mil anos, resolveram cultivar essas flores e aproveitar suas propriedades medicinais, as quais foram sendo descobertas aos poucos.rosa vermelha

Com o passar dos anos e o avanços da ciência, a Rosa  Vermelha passou a ser considerada uma aliada da saúde humana. Para aproveitar suas essências, é possível preparar um chá com as pétalas dessa flor.

A bebida, além de perfumada e ter um gosto agradável, também possui poucas calorias não interferindo na alimentação ou dietas de seus consumidores. Saiba através deste artigo quais são os efeitos benéficos proporcionados por essa Rosa e como deve ser preparado o seu chá.

O que é a Rosa Vermelha

A Rosa (do latim rosa) é uma das flores mais populares no mundo. Vem sendo cultivada pelo homem desde a Antiguidade. A primeira Rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5 000 anos.

Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Celebrada ao longo dos séculos, a Rosa, símbolo dos apaixonados, também marcou presença em eventos históricos importantes e decisivos. Fósseis dessas Rosas datam de há 35 milhões de anos.

Cientificamente, as Rosas pertencem à família Rosaceae, e ao gênero Rosa L., com mais de 100 espécies, e milhares de variedades, híbridos e cultivares. São arbustos ou trepadeiras, providos de acúleos. As folhas são simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos denteados.

As flores, na maioria das vezes, são solitárias. Apresentam originalmente 5 pétalas, muitos estames e um ovário ínfero. Os frutos são pequenos, normalmente vermelhos, algumas vezes comestíveis. Então confira a seguir os Benefícios da Rosa Vermelha:

Ajuda a Combater os Radicais Livres:

A Rosa Vermelha contém outra interessante propriedade que devemos levar em conta: seus níveis de antioxidantes, em especial catequina polifenóis.

Recordemos que os antioxidantes são substâncias que protegem nosso corpo do dano dos radicais livres, os quais podem nos causar câncer. Tais componentes podem, não somente prevenir o dano dos radicais livres, mas também matam as células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis circundantes.cha de rosa vermelha

Algo realmente interessante para nos mantermos saudáveis não só por dentro, mas também por fora, já que a Rosa Vermelha vai nos facilitar a manter uma aparência fresca e jovem.

Benefícios da Rosa Vermelha Para Saúde a Digestão:

Os variados ácidos orgânicos presentes na Rosa Vermelha, são as pétalas da Rosa Vermelha são conhecidos por impulsionar o poder digestivo do corpo.

Quanto mais forte for seu sistema digestivo, mais seguro será o trato gastrointestinal à doenças e infecções. Ele também ajuda na expulsão dos resíduos, garantindo assim um intestino saudável. Ele nutre a mucosa gástrica, abrindo caminho para o crescimento das bactérias boas em seu intestino.

Melhora a Saúde da Pele:

Embalado com vitamina A e vitamina E, os dois poderosos antioxidantes, e a Rosa Vermelha impacta a pele de uma forma positiva. Junto com as propriedades de hidratação e aperto, a Rosa proporciona uma nova vida à pele.

Reduz as rugas e linhas finas. É um remédio caseiro eficaz para olheiras também. Os antioxidantes restringem os radicais livres que danificam a pele, retardando o envelhecimento prematuro.

A Rosa Vermelha também é uma anti-alérgeno eficaz. Permita que a Rosa Vermelha infundido esfrie completamente e use-o para enxaguar a área sujeita a erupções cutâneas e alergias. Uma lavagem com a Rosa frio todos os dias vai tonificar a pele. Ele também irá curar danos causados pelo sol durante um período de tempo.

Benefícios da Rosa Vermelha Para Saúde Cardíaca:

As Pétalas de Rosa Vermelha são ricas em polifenóis, que são solúveis em água, além de uma série de outros antioxidantes, incluindo o ácido gálico, que também é solúvel em água.

Os polifenóis poderia ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, bem como a osteoporose e, possivelmente, até mesmo o câncer. Enquanto polifenóis são reconhecidos por seus benefícios gerais de saúde, no entanto, mais pesquisas são necessárias antes destes serem recomendados como um tratamento para condições específicas.

Benefícios da Rosa Vermelha Para a Pele:

As pétalas de Rosa Vermelha são ricas em propriedades antissépticas, antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso torna a bebida infundida com as pétalas da Rosa uma cura caseira ideal para vários problemas de pele, incluindo a acne.beneficios da rosa vermelha

Você pode consumir a bebida morna. Para bloquear a umidade da pele e mantê-la macia e hidratada, você pode lavar o rosto usando esta bebida. Os antioxidantes presentes em sua composição efetivamente eliminam as manchas, deixando-o com uma pele macia, suave e radiante que parece visivelmente jovem.

Benefícios da Rosa Vermelha Para o Sistema Imunológico:

As pétalas de Rosa possuem em si importantes benefícios para a saúde, como já sabemos, e entre eles, cabe destacar a importante presença de vitamina C. Foi demonstrado que os botões, o caule e as pétalas de Rosa Vermelha têm altos níveis de vitamina C, sobretudo em sua forma crua.

Contudo, podem perder entre 45 e 60 por cento de seu conteúdo de vitamina com o processo de secagem; portanto, é recomendável tomar as pétalas mais frescas para fazer nossa simples receita, com a intensão de aproveitar o máximo a vitamina C, tão importante para o nosso sistema imune. Desse modo, promove a saúde da pele, dos ossos e ajuda também o corpo a absorver o ferro.

Ajuda a Tratar as Cólicas Menstruais:

A Rosa Vermelha pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menstruação, ou seja, cólicas, Os cientistas descobriram que beber o Chá de Rosa ao longo de um período de seis meses resulta em menos cólicas durante a menstruação, bem como alívio do estresse psicológico associado com cólicas durante estes períodos.

Os cientistas concluíram que beber chá subiu poderia fornecer alívio bem-vindo e necessário da dor menstrual, sem quaisquer efeitos secundários adversos ou problemas de segurança.

É uma Fonte de Vitamina C:

As pétalas de Rosa Vermelha são uma fonte natural de vitamina C. A vitamina C é um antioxidante natural, que pode bloquear alguns dos danos que podem resultar da exposição a toxinas e radicais livres.

Esses danos podem levar ao aumento das taxas de envelhecimento. A vitamina C também fornece suporte para o seu sistema imunológico, e ajuda na produção de colágeno, uma proteína essencial para a pele e cabelos saudáveis.

Benefícios da Rosa Vermelha Como Depurativo:

Consumir regulamente o Chá de Rosa  Vermelha vai nos permitir em primeiro lugar de depurar nosso organismo, pois atua no nível do fígado e da vesícula, limpando-os e ativando os demais mecanismos diuréticos, com os quais podemos regular perfeitamente nossa retenção de líquidos.

Porém, obteremos tal resultado apenas com a primeira xícara de Chá Rosa  Vermelha , temos que deixar claro, é necessário um consumo regular para começar a notar os benefícios.rosa vermelha cha

Como Usar a Rosa Vermelha

Chá de Rosa Vermelha:

Para preparar o Chá de Rosa  Vermelha é importante, primeiramente, que elas estejam muito bem lavadas. Importante nos assegurar que não tenham recebido nenhum tóxico ou pesticida. Recomendável também que sejam frescas.

Ingredientes:

  • 5 ou 6 pétalas de Rosas
  • Água
  • Mel ou açúcar se desejar

Modo de Preparo:

  • O chá de Rosa  Vermelha é muito fácil de preparar.
  • Coloque as pétalas em uma chaleira quando a água estiver fervendo.
  • Depois, deixe que a mistura repouse durante 5 ou 10 minutos, cor e sirva acompanhada de mel ou açúcar, de acordo com nosso desejo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalve

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA), CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal do Maranhão(UFMA), Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *