Tampala – O que é, Plantio e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Tampala – O que é, Plantio e Como Usar
5 (100%) 1 vote[s]

Tampala – O que é, Plantio e Como Usar esta planta. Além disso, a Tampala, uma planta de origem asiática, mais precisamente da Índia e muito comum no mundo inteiro devido o seu colorido. É uma planta fácil de ser cultivada e raramente apresenta problemas para germinar ou chegar até a fase adulta. A Tampala pertence à família das plantas Amaranthaceae. Popularmente ela também recebe o nome de bredo, caruru e caruru de mancha, todas devido a sua coloração. Tem origem do continente asiático, mas é utilizada por diversas culturas no mundo inteiro pelas mais variadas culturas como alimento e também com uma planta ornamental.

O seu tamanho não ultrapassa a 1,5 m de altura e possui uma coloração muito variada. Possui um ciclo de vida anual o que a torna uma planta muito popular em algumas localidades, principalmente as regiões de clima equatorial, mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical.

Existem algumas variações de Tampala que se diferenciam de acordo com a utilidade da planta, que como citamos mais acima pode ser tanto consumida como verdura como também planta ornamental.

Tampala

Origem da Tampala:

A espécie foi encontrada pela primeira vez no continente asiático. Ela tem todas as características que um planta da Ásia possui e por isso os botânicos sempre desconfiaram que a sua origem era de países como China, Japão e outros países do continente.

Cultivo da Tampala:

Ela deve ser cultivada preferencialmente sob o sol pleno, com solo bem fértil e bem drenado. A matéria orgânica não pode faltar para que sua planta cresça bem forte e também jamais deixar a sua planta seca, então as regas tem que ser bem regulares.

Se ela for cultivada em uma região onde o clima é mais temperado, será bem fácil cultivar essa planta dentro de casa e em vasos, mas a Tampala prefere climas mais quentes como o tropical e o subtropical.

Se quiser que a Tampala germine mais rapidamente, basta cultivá-la por sementes e durante a primavera, que são os meses mais propícios. A Tampala só germina através de sementes que devem ser inseridas em covas não tão profundas, de no máximo 20 cm.

As regas precisam manter uma regularidade, principalmente se a sua Tampala for cultivada em áreas externas onde ficam sob ação direta dos raios do sol.

Como Plantar a Tampala:

A Tampala é uma planta que se dá muito bem com o sol e por isso, deve ser cultivada sob os seus raios mais fortes. Em solo fértil, bem drenado e completamente enriquecido com matéria orgânica,s a espécie pode se desenvolver sem maiores problemas.

Vale lembrar que a planta deve ser altamente irrigada frequentemente para que possa crescer e desenvolver as suas características mais marcantes. O adensamento da espécie é feito através do estímulo do beliscamento do ápice das mudas.

Já deu para perceber que a Tampala precisa de muita umidade e temperaturas altas para o seu desenvolvimento sadio. Por isso, ela é bastante adaptável aos climas tropical e subtropical, típicos da região da América do Sul.

Elas podem ser facilmente plantadas em vasos dentro de casa quando não se tornam muito invasoras. Quando cultivadas em áreas de clima temperado, elas podem ser levadas para casas de vegetação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *