Marapuama – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Cura Natural

Marapuama – O que é, Benefícios e Como Usar
4.9 (97.14%) 14 vote[s]

Marapuama – O que é, Benefícios e Como Usar essa planta. Além disso, a planta Marapuama é originária da floresta amazônica e, embora desconhecida por boa parte da população brasileira, é utilizada há muitos anos pelos índios, que descobriram seu potencial medicinal de grande eficiência e a utilizam para diversas finalidades. É comum encontrar seus arbustos espalhados pelo país, em especial na região Norte, identificando-a por suas pequenas flores brancas de perfume penetrante e forte. Regionalmente a Marapuama pode ser conhecida como muiratã, muirapuama, pau-homem e liriosma. Veja tudo sobre a Marapuama – O que é, Benefícios e Como Usar:Marapuama

O que é Marapuama:

A Marapuama é uma planta medicinal, popularmente conhecida como liriosma ou pau-homem, e pode ser utilizada para melhorar a circulação sanguínea e combater a celulite.

O nome científico desta planta é Ptychopetalum uncinatum A, e pode ser encontrada na forma de folhas frescas ou na forma de cascas picadas e secas, que pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.

Propriedades da Marapuama:

Esta planta apresenta propriedades anti-estresse, tônica, anti-reumática, afrodisíaca e antidiarreica.

Benéficos da Marapuama:

Esta planta serve para melhorar a circulação sanguínea, tratar a anemia e disfunções sexuais, aumentar a libido, combater o estresse e fadiga, melhorar a memória e para parar a diarreia.

Além disso, também pode ser usada para tratar a impotência sexual, disfunções intestinais, beribéri, depressão, fraqueza, gripe, vermes, queda de cabelo, reumatismo, perda da memória, inchaço e celulite.

Modo de uso da Marapuama:

Esta planta pode ser encontrada na forma de cascas picadas e secas ou na forma fresca, e pode ser usada para preparar chá ou compressas para aplicar nas regiões afetadas pela má circulação.

Como Fazer o chá de Marapuama:

O chá desta planta usando cascas picadas e secas da planta pode ser preparado do seguinte modo:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cascas picadas e secas;

Modo de Preparo:

  • Numa panela adicionar as cascas e 1 litro de água, e deixar ferver durante 20 minutos.
  • Tapar, deixar repousar e coar antes de beber.
  • Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia.

Efeitos Colaterais:

Os efeitos colaterais desta planta podem incluir tremor nas mãos, palpitações e ejaculação precoce.

Contraindicações:

Esta planta está contraindicada para grávidas, mulheres que amamentam e para pacientes com hipertensão ou problemas cardíacos.

Além disso, a esta planta está também contraindicada para pacientes que possam fazem alergia a algum dos componentes da planta.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *