Tulipa – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Nutrição - CRN6-MA 16199

Tulipa – O que é, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, a Tulipa possui ricas propriedades que beneficiam o organismo humano de maneira eficaz. A Tulipa é uma planta floral da família das Liliaceae, prima dos lírios, alhos, agapantos, aspargos e uma enorme variedade de plantas muito bonitas que nascem de bulbos. As Tulipas geram uma única flor solitária, de 6 pétalas, no alto do caule ereto.

tulipa

Há diversas espécies de Tulipas cultivadas e híbridas, por isso a grande variedade de cores que estas flores podem apresentar. Originariamente, a Tulipa é nativa dos campos da Turquia e foi levada para a Europa há muito tempo. Sua adaptação aos campos holandeses gerou novas qualidades nesta planta ornamental.

Algumas Tulipas, especialmente do gênero Hippeastrum, especificamente da espécie H. puniceum (Amaryllis punicea, Amaryllis equestris, Hippeastrum equestre), nativa latino-americana que tem uso medicinal nas medicinas populares.

São conhecidas cerca de 50 espécies de Tulipas e são muito populares, porque são fáceis de cultivar, e têm uma adaptação muito fácil, mesmo em espaços pequenos. Essas flores têm coloração que vai do vermelho ao salmão e do rosa ao branco e são muito usadas para decoração. Muitas pessoas conhecem esta flor – que muitas vezes cresce nas margens dos rios e riachos.

Propriedades da Tulipa:

Há poucos estudos sobre as propriedades medicinais da Tulipa porém, sabe-se que esta planta, cozida, é alimentícia e fortificante, especialmente seus bulbos. Alguns antigos textos sobre uso das plantas medicinais indicam que as pétalas das Tulipas são usadas como cataplasma para combater os efeitos incômodos das picadas de insetos. Confira agora os Benefícios da Tulipa Para Saúde:

Benefícios da Tulipa Para Saúde:

  • A Tulipa é considerada uma flor que ajuda na limpeza e liberação dos centros nervosos e chakras, expandindo-os.
  • No tratamento emocional, esta flor afasta a timidez daqueles que precisam aprender a mostrar sua verdadeira essência.
  • A planta inibe vários tipos de canceres, seja no reto, seja na boca, seja no pulmão que ocorre no tecido quando o crescimento desordenado de células começa a invadir.
  • Afeta, especialmente, ao chakra laríngeo, da comunicabilidade, proporcionando autoconfiança e capacidade de verbalizarmos o que somos e pensamos.
  • O planta também tem ação emética e purgante, é usado macerado em água, cozido e torrado, para tratamento de dores de estômago.
  • As raízes são eméticas e laxantes e são usadas para tratar asma, biliosidades e induzir ao vômito. As flores têm ação antiespasmódica e é recomendada na tosse convulsa.
  • Ajuda a prevenir a asma.
  • Alivia a Dor de Ouvido.
  • Possui Propriedades Afrodisíacas.
  • Combate a infecção intestinal.
  • Ajuda a regular a pressão arterial.
  • Ajuda a tratar a insuficiência respiratória.
  • Possui propriedades diuréticas e anti-séptica.

Como Usar a Tulipa:

Os benefícios da planta podem ser alcançados com as pétalas e com o bulbo. O bulbo é usado para fazer uma cataplasma emoliente que deve ser aplicado sobre as manchas, queimaduras e contusões. Para preparar, cozinhe o bulbo no leite e amasse em seguida. Misture com banha de porco e em seguida aplique.

As pétalas das flores podem ser usadas para ajudar na cicatrização de feridas. Para isso, ferva as pétalas em aguardente e aplique sobre as feridas que deseja acelerar a cicatrização. Além disso, quando embebidas em azeite de oliva, as pétalas são eficazes ainda no tratamento de pequenas queimaduras, eczemas, dores de ouvido, úlceras, entre outras afecções da pele.

beneficios da tulipa

Cuidados com o uso da Tulipa:

O uso medicinal não é comprovado cientificamente. Além dos benefícios, foi encontrado também nos bulbos substâncias consideradas tóxicas, usar com cuidado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *