Benefícios das Plantas

Sapé – o que é, benefícios e como usar!

O sapé é uma das plantas mais comuns do Brasil, ocupando grandes extensões, quer de morros, vargedos ou vargens secas. Ele é uma planta invasora muito frequente, principalmente em solos ácidos e secos. Infesta beira de estradas, terrenos baldios e lavouras anuais e perenes. A correção da acidez e da fertilidade do solo geralmente leva à sua erradicação.

Além disso, as propriedades incluem a sua ação diurética, sedativa, antiespasmódica, vermífuga, expectorante, adstringente, vitaminizante, anti-inflamatória e antirreumática.

sape beneficios
benefícios do sape

Para que serve o sapé:

Dentre os principais usos, ele é mais indicado para os casos de diabetes, hepatites, estado febril, onde é aconselhado cozinhar a raiz.

Benefícios do sapé para saúde:

1. Bom para digestão:

Além disso, é uma boa fonte de oligossacarídeos e pode ser usada como uma boa fonte de carbono para as boas bactérias (por exemplo, lactobacilos) em nosso intestino, que ajudam a digerir nossos alimentos e fortalecer nosso sistema digestivo.

2. Estabiliza o açúcar no sangue:

Um novo estudo descobriu que a sapé contém ácido abscísico que ajuda a controlar o açúcar no sangue e é especialmente útil para pessoas com diabetes tipo 2 e inflamação relacionada à obesidade.

3.  Combate doenças inflamatórias:

O chá de sapé contém antioxidantes, na forma de compostos fenólicos na chá, e são benéficos para reduzir os danos dos radicais livres que podem causar inflamação e contribuir para a formação de várias doenças crônicas, como artrite, doença inflamatória intestinal ou doença cardíaca.

4. Cheio de eletrólitos:

A sapé também contém eletrólitos, semelhantes à água de coco. Acredita-se que a água de bordo seja extremamente hidratante para o corpo e contém eletrólitos como potássio, magnésio e cálcio.

Como usar o sapé?

Ele pode ser usado na forma natural, sob forma de chá, sucos e também em cápsulas.

Etapas para o chá:

  1. Em primeiro lugar, adicionar 10 g de folhas de sape secas
  2. Em seguida acrescente 1 xícara de água fervente.
  3. Tome 2 a 3 xícaras diariamente após as refeições.

Quais são os efeitos colaterais do sapé:

Ele baixa a pressão arterial. Grávidas e indivíduos com hipotensão também devem evitar o consumo, pois a fruta pode provocar aborto.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Deixe um comentário