Benefícios das Plantas

13 benefícios da erva-mate para saúde!

benefícios da erva-mate

A erva-mate é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, no Brasil é consumida em todo o país mas predominantemente no Sul do país pelo clima mais frio, também é muito consumido em parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina, é uma herança deixada pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis.

Além disso, a erva mate também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros, é necessário uma cuia, uma bomba,  moída e água morna. Tomar regularmente traz muitos benefícios para a nossa saúde.

benefícios da erva-mate
benefícios da erva-mate

Valor nutricional da erva-mate:

A erva-mate contém vários nutrientes que ajudam na manutenção da boa saúde. É uma boa fonte de polifenóis, xantinas, cafeol e saponinas. Além disso, possui minerais que contém Zinco, Crómio, Potássio, Cobre, alumínio, Ferro, Manganês e níquel. Além disso, ela também contém vitaminas que incluem a Vitamina C, B1 e B2.

Veja também: Receita Caseira Para Combater a Má Digestão Rapidamente

Benefícios da erva-mate para saúde:

1. Eliminar a fadiga e o cansaço:

Além disso, esta erva é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, e tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental.

2. Ajudar na digestão:

A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino.

3. Excelente efeito diurético:

Como o erva-mate deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. Além disso, ela tem excelente efeito diurético.

4. Contem fontes de vitaminas e sais minerais:

Além disso, a erva-mate é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

5. Contém grandes quantidade de antioxidantes:

A erva-mate contém uma grande quantidade de antioxidantes, que faz com que o organismo possa combater o envelhecimento celular, seus compostos fenólicos que são capazes de retardar o envelhecimento das pessoas.

6. Ajudar na regeneração celular:

No entanto, a erva-mate é um grande aliado no processo de regeneração celular, o que se dá por conta da forte presença de bioativos, esses bioativos, ajudam na manutenção e renovação de nossas células.

7. Estimula atividade física:

Ele é perfeito para quem pratica exercícios físicos regularmente, dá mais energia e “ esquenta” o corpo ajudando na regeneração das células e músculos.

Veja também: Os 8 Alimentos que Vão Te ajudar na Perda de Peso

8. Elimina o colesterol ruim:

Além disso, esta erva ajuda a diminuir a glicose no sangue. Os compostos fenólicos agem inibindo uma enzima responsável pela síntese de glicose no fígado diminuindo assim o colesterol ruim, também diminuem a capacidade do receptor de glicose no intestino provocando a menor absorção de açúcar.

9. Ajudar na perda de peso:

No entanto, a erva-mate acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico, isso aumenta a queima de gordura auxiliando assim no emagrecimento.

erva-mate
erva-mate

10. Para o coração:

A erva-mate contém polifenóis que elimina o acúmulo de gordura nas artérias, protegendo o coração, seu alto índice de antioxidantes previnem doenças cardíacas.

11. Age como inibidor de apetite:

De acordo com estudos feitos, a erva-mate age como um inibidor de apetite natural, devido à lentidão de esvaziamento gástrico que promove.

12. Aumenta a queima de calórica:

Segundo o American Journal, o aumento do gasto energético e a oxidação de gorduras em humanos são outros benefícios da erva-mate.

Veja também: Os 20 Alimentos que Ajudam a Diminuir o Apetite

13. Ajudar no controle da diabetes:

Pode diminuir o índice de glicose no sangue quando consumido frequentemente. Além disso, todos os benefícios da erva-mate serão notados caso haja uma constância e regularidade em relação ao seu consumo.

Como fazer o chá erva-mate?

Etapas:

  1. Leve um litro de água filtrada ao fogo. Não deixe ferver.
  2. Quando deixamos a água em ebulição por muito tempo, ela vai perdendo oxigênio enquanto evapora.
  3. Assim que as primeiras bolhinhas de fervura começarem a surgir, coloque duas colheres de sopa de erva-mate cheias.
  4. Apague o fogo. Tampe a vasilha e deixe em infusão por 10 minutos.

Contraindicações:

Gastrites e úlceras:

A erva-mate é contraindicada para pessoas que apresentam problemas gástricos, podendo irritar ainda mais a mucosa do estômago, agravando os sintomas de úlceras, gastrites e esofagites;

Insones:

Por ser estimulante, é melhor evitá-lo antes de dormir, principalmente pessoas com histórico de problemas de insônia e hiperatividade;

Hipertensos:

Devem-se orientar com um médico, principalmente se a doença não estiver controlada.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

3 comentários

  • […] possui ricos nutrientes que favorecem toda a saúde do corpo humano. A Milefólio é uma erva originária da Europa antes de se espalhar para outras partes do mundo, incluindo a América do […]

  • […] erva é derivada de uma planta nativa da Índia e da África do Sul. Um estudo feito descobriu que as […]

  • […] erva é derivada de uma planta nativa da Índia e da África do Sul. Um estudo feito descobriu que as […]

Deixe um comentário