Pimenta Biquinho – O que é, Benefícios e Como Usar

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Cura Natural

Pimenta Biquinho – O que é, Benefícios e Como Usar
4.6 (92.94%) 51 vote[s]

Já ouviu falar da Pimenta Biquinho? Conhece quais são os Benefícios da Pimenta Biquinho? Veja a seguir, tudo o que você precisa saber sobre todos os Benefícios da Pimenta Biquinho Para Saúde. Além disso, a pimenta é muito apreciada pela maioria das pessoas e é rica em nutrientes.

As mais ardidas são ricas em capsaicina, uma substância que ativa o metabolismo, melhora a circulação sanguínea e a disposição. Hoje vamos falar da pimenta biquinho, que tem um formato redondo e pequeno com um leve biquinho em uma das extremidades.

A planta é de origem brasileira, mas ainda é pouco conhecida. Bem vermelhinhas, elas fazem parte do mesmo grupo que as pimentas-de-cheiro e tem este nome devido ao formato de gota que seus frutos possuem.

pimenta biquinho beneficios

Para que Serve a Pimenta Biquinho:

De sabor suave e adocicado, a Pimenta Biquinho é ótima para quem quer sabor sem ardência. Ela é de cor vermelha quando madura e apesar de assustar quem a vê pela primeira vez, pode ser ingerida sem receios.

Nativa do Brasil, a pimenta biquinho é muito usada nos pratos da nossa culinária, como decoração e em conserva. Em preparo de peixes, molhos, carnes, arroz e farofa dá um toque especial.

Benefícios da Pimenta Biquinho:

Os efeitos são resultados da ação da capsaicina e da piperina, agentes ativos, encontrados nos frutos, com comprovada ação vasodilatadora arterial. As propriedades também aumentam a produção da endorfina (o hormônio do prazer e do bem-estar), e de outras substâncias também ligadas à satisfação, como a serotonina e a dopamina.

  • Combate ao envelhecimento dos órgãos;
  • Promove o bom funcionamento do coração;
  • É nutritiva: fonte de fibras, vitaminas e minerais;
  • Utilizada no preparo de compressas, emplastros e fricções no tratamento de dores, torcicolos e luxações;
  • Usada como medicamento rubefaciente ativo, ou seja, que provoca, por meio do contato, um forte estímulo à circulação local. O resultado disso é a promoção da sensação de calor, o aumento da sensação de conforto na região e a diminuição da dor local;
  • Auxilia a absorção de vitamina A e vitamina C;
  • Estimula o sistema imunológico do organismo;
  • Possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis por doenças como o câncer e que são promotores do envelhecimento;
  • Por ser fonte de vitamina B6, vitamina C e vitamina K, auxilia e controla dos níveis de açúcar no sangue e evita inflamações, além de contribuir com o seu tratamento.

Valor Nutricional da Pimenta Biquinho:

Por se tratar de um produto relativamente recente, não existem muitos dados sobre suas propriedades nutricionais. Acredita-se que ela seja semelhante a outras pimentas aromáticas, contendo boas quantidades de minerais como o sódio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.

pimenta biquinho

Devido à coloração vermelha, ela também contém betacaroteno, um antioxidante que favorece a absorção de vitamina A, e vitamina C, capaz de aumentar a imunidade do organismo. Por isso, comer biquinho pode sim fazer muito bem para a nossa saúde. Na comparação com as pimentas mais ardidas, ela tem menos capsaicina e, por isso, não é tão estimulante para o metabolismo. Por outro lado, pode ser menos agressiva para quem sofre com problemas no estômago.

Modo de Usar a Pimenta Biquinho:

Se você gosta da ardência das pimentas, comece com as mais suaves e gradualmente vá aumentando o grau de picância das pimentas. Dê preferência para consumir as pimentas frescas no lugar de molhos industrializados!

Ela pode ser utilizada em preparações culinárias como moquecas, feijoadas, baião de dois, farofas, patês, saladas de grãos, carnes, molhos e como tempero de leguminosas como feijões, lentilha e grão-de-bico.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *