Plantas medicinais

Pimenta biquinho faz bem para o coração: veja os benefícios do fruto

Por Alan Costa, em 26/02/2018 (atualizado em 24/09/2021)
pimenta biquinho beneficios

A pimenta biquinho são ricas em vitamina A, vitamina C e  vitamina K, mas as pimentas vermelhas estão simplesmente repletas delas. Além disso, as vitamina A e vitamina C  e os antioxidantes ajudam a prevenir danos celulares, câncer e doenças relacionadas ao envelhecimento, além de apoiarem a função imunológica.

Além de serem ricos em fitoquímicos, as pimenta biquinho fornecem uma quantidade razoável de fibras a planta é de origem brasileira, mas ainda é pouco conhecida. Bem vermelhinhas, elas fazem parte do mesmo grupo que as pimentas-de-cheiro e tem este nome devido ao formato de gota que seus frutos possuem.

pimenta biquinho benefícios

Para que serve a pimenta biquinho?

De sabor suave e adocicado, a pimenta biquinho é ótima para quem quer sabor sem ardência. Ela é de cor vermelha quando madura e apesar de assustar quem a vê pela primeira vez, pode ser ingerida sem receios.

Nativa do Brasil, a pimenta biquinho é muito usada nos pratos da nossa culinária, como decoração e em conserva. Em preparo de peixes, molhos, carnes, arroz e farofa dá um toque especial.

Benefícios da pimenta biquinho para saúde:

Os efeitos são resultados da ação da capsaicina e da piperina, agentes ativos, encontrados nos frutos, com comprovada ação vasodilatadora arterial. As propriedades também aumentam a produção da endorfina (o hormônio do prazer e do bem-estar), e de outras substâncias também ligadas à satisfação, como a serotonina e a dopamina.

  • Combate ao envelhecimento dos órgãos;
  • Promove o bom funcionamento do coração;
  • É nutritiva: fonte de fibras, vitaminas e minerais;
  • Utilizada no preparo de compressas, emplastros e fricções no tratamento de dores, torcicolos e luxações;
  • Usada como medicamento rubefaciente ativo, ou seja, que provoca, por meio do contato, um forte estímulo à circulação local. O resultado disso é a promoção da sensação de calor, o aumento da sensação de conforto na região e a diminuição da dor local;
  • Auxilia a absorção de vitamina A e vitamina C;
  • Estimula o sistema imunológico do organismo;
  • Possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres responsáveis por doenças como o câncer e que são promotores do envelhecimento;
  • Por ser fonte de vitamina B6, vitamina C e vitamina K, auxilia e controla dos níveis de açúcar no sangue e evita inflamações, além de contribuir com o seu tratamento.

Valor nutricional da pimenta biquinho:

Por se tratar de um produto relativamente recente, não existem muitos dados sobre suas propriedades nutricionais. Acredita-se que ela seja semelhante a outras pimentas aromáticas, contendo boas quantidades de minerais como o sódio, o cálcio, o fósforo e o magnésio.

pimenta biquinho

Além disso, devido à coloração vermelha, ela também contém betacaroteno, um antioxidante que favorece a absorção de vitamina A, e vitamina C, capaz de aumentar a imunidade do organismo.

Por isso, comer biquinho pode sim fazer muito bem para a nossa saúde. Na comparação com as pimentas mais ardidas, ela tem menos capsaicina e, por isso, não é tão estimulante para o metabolismo. Por outro lado, pode ser menos agressiva para quem sofre com problemas no estômago.

Como usar:

Se você gosta da ardência das pimentas, comece com as mais suaves e gradualmente vá aumentando o grau de picancia das pimentas. Dê preferência para consumir as pimentas frescas no lugar de molhos industrializados!

Além disso, ela pode ser utilizada em preparações culinárias como moquecas, feijoadas, baião de dois, farofas, patês, saladas de grãos, carnes, molhos e como tempero de leguminosas como feijões, lentilha e grão-de-bico.

Sair da versão mobile